Importar sem taxação é possível?

receita

Há cerca de 4 anos eu escrevi um artigo aqui no CompraNoExterior sobre como importar sem taxação, na verdade até esse termo taxação não é um termo muito correto, o correto seria tributação, mas eu preferi colocar taxação para simplificar as buscas dos leitores por informação e facilitar as buscas no Google. Tirando essa breve explicação sobre a terminologia vamos falar um pouco sobre as diferenças de hoje, para aquela época na qual eu escrevi o artigo compranoexterior.com.br/como-evitar-ser-taxado.

Na internet eu consigo ver várias informações desencontradas e até desatualizadas, hoje vamos falar da atualidade, e dos comportamentos que devemos ter de agora pra frente em nossas importações. Muitos textos da internet são feitos com certos objetivos, em muitos casos esses objetivos não ficam claros para quem acessa esses conteúdos, mas eles estão lá, aqui em meu site eu não vendo informações então não preciso fantasiar como estão as coisas para vender cursos.

Importar sem taxação ainda funciona?

Então vamos começar com uma comparação de como era há cerca de 4 anos e como estamos hoje, e depois disso precisamos analisar quais as melhores saídas para a situação atual:

No passado não muito distante importar por airmail ou First class ou até usando outros fretes equivalentes era quase uma certeza de que sua encomenda não seria tributada, outros fretes como USPS priority tinham um risco mediano, e existia o EMS que sempre era tributado .

Importar sem taxação

Todo mundo sabia disso e bastava enviar nas modalidades mais baratas com valores baixos, e seu pacote em 80 ou até 90 % dos casos não seria tributado, as modalidades mais caras tinham índices de tributação maiores, as pessoas que não queriam ser tributadas simplesmente evitavam esses fretes.

Hoje entretanto estamos sentindo na pele que a Receita aumentou em muito sua eficiência, e a “taxação” ficou muito mais frequente que no passado, e não me venham com pensamentos simplistas tipo:

Eu já pago muito imposto e isso é uma injustiça, ou para onde estão indo nossos impostos?

Esse tipo de pensamento de injustiçado só faz você continuar no mesmo lugar, é hora de pensar pra fora e procurar fomas de minimizar o prejuízo.

Eu já falei isso aqui dezenas de vezes e não me canso de repetir: O fato de termos tido essa vantagem de ter encomendas chegando sem tributação durante décadas era uma anomalia do sistema, a gente gostava dessa anomalia, mas não tem como falar que o fato de estarem cobrando o imposto agora em quase tudo está incorreto.

Então vamos aos fatos, hoje em dia quase tudo que passa de 50 dólares é tributado e em muitos casos até aquilo que está abaixo de 50 dólares está sendo tributado, isso me parece muito aquela situação de bater primeiro e perguntar depois. A Receita hoje bate primeiro e pergunta depois, se vocês derem uma lida nos comentários de nosso site de uns meses pra cá vão perceber que muita gente está reclamando disso.

Antigamente raramente um pacote vindo da China com baixo valor seria tributado, mas hoje volta e meia recebo comentários de pessoas que foram tributadas no Aliexpress ,Gearbest ,DX e outras lojas. Na verdade essas lojas muitas vezes enviam como pessoa física e marcado como gift , mas isso nos últimos tempos caiu em descrédito junto a Receita, lembra quando eu falei: bate e depois pergunta, a Receita considera que tudo que vem de fora está sendo comprado e não é um gift , ou seja eles tributam até pequenas encomendas, e se realmente for um gift que mereceria isenção, você vai ter que pedir reexame. 

A coisa toda é pensada para que você não queira importar mais. Agora vamos ao outro problema que muitos ainda não se deram conta, que é a taxa de 12 Reais dos Correios, muitos que estão lendo este artigo sabem e outros não, mas todas as encomendas hoje que são tributadas e entregues pelos Correios tem uma taxa de 12 Reais embutida além dos impostos, qual seria então o efeito desta taxa nas importações?

O efeito é o de reduzir o interesse em importações ainda mais, é muito simples, e é aqui neste ponto que devemos começar a mudar nossos padrões. No passado a regra para não ser tributado e economizar nos impostos era dividir e enviar em pequenos pacotes para fugir da tributação.

lanterna led

Posso dizer que isso funcionou muito bem durante muito tempo, mas hoje não funciona mais tão bem assim. Imagine que você chegue hoje no DX e decida usar essa estratégia de enviar em pequenos pacotes para fugir da tributação, vamos pensar que você decida por comprar 5 lanternas de 10 dólares , e decida por fazer essa compra de forma fracionada com 1 lanterna por caixa:

O resultado dessa divisão será um aumento em seu custo de importação de 48 Reais, mas como assim?

Considerando que o DX tem frete grátis e que o aumento só é baseado na taxa dos Correios teríamos a seguinte conta, enviando as 5 lanternas em uma única caixa teríamos o imposto de 60% + 12 Reais de taxa de uma única caixa, agora se fizermos o envio de forma fracionada em 5 caixas teríamos 4 taxas adicionais de 12 Reais ou seja 48 Reais a mais. Aqui considerei a situação atual na qual até caixas de baixo valor são tributadas.

Então a saída que se desenha é a de não enviar mais em pequenas quantidades, pois isso não é mais eficiente como no passado. É preciso também não se exceder no volume de compras caso você seja uma pessoa física, pois pessoas físicas não podem importar em quantidades  que caracterizem comércio, então você precisa resolver essa equação: não tão pequeno que gere custos grandes de frete e de taxas adicionais de 12 Reais dos Correios, e nem tão grande que seja apreendida por caracterizar comércio.

Cat-and-Mouse

Não importa a cor do gato desde que ele cace o rato, seu objetivo final é pagar menos  e no passado existiam duas formas de fazer isso:

1-Evitando ser tributado com técnicas de divisão de pacotes e envios fracionados, essa técnica perdeu muito de sua eficiência no contexto atual 

2-Enviar pacotes maiores e fazer consolidações, essa técnica continua valendo e funcionando perfeitamente.

Aqui no site nos demos um exemplo de como é possível economizar montanhas de dinheiro usando consolidações, se quiserem mais detalhes acessem :

consolidacoes-de-pacotes-gerando-economia

Abaixo eu retiro trecho do artigo do link acima, para que vocês entendam melhor como as consolidações podem reduzir seus custos de envio:

No exemplo abaixo, 5 pacotes são enviados separadamente para o mesmo endereço no Brasil por USPS Priority. Cada um pesa 1 libra. Iremos considerar a modalidade USPS Priority por ser a mais popular.

Pacote 1 = $38,25 (1 libra)
Pacote 2 = $38,25 (1 libra)
Pacote 3 = $38,25 (1 libra)
Pacote 4 = $38,25 (1 libra)
Pacote 5 = $38,25 (1 libra)
Custo total 191,25 (5 libras)

Quando os mesmos 5 pacotes, são enviados como um pacote consolidado o resultado é impressionante, veja abaixo o custo do pacote consolidado:

Pacote consolidado 

Custo total $ 50,85 (por 5 libras)

Enviado separadamente $191,25

Consolidado $50,85

Economia gerada com o envio em 1 pacote consolidado

191,25-50,85 = $140,40

Mas para fazer consolidações vocês vão precisar de redirecionadores de encomendas, na China eu utilizo o YOYBUY até escrevi um artigo sobre eles que está no link yoybuy-agente-taobao, já nos Estados Unidos eu já utilizei várias empresas entre elas ShopfansShipito, Enviosdiretos entre outras, mas tenho usado com mais frequência o Shopfans e estou muito adaptado ao sistema deles.

Ou seja caros leitores, eu quero dizer aqui o seguinte: Se ser tributado nos dias atuais se tornou uma grande probabilidade qual o motivo de continuarmos agindo com os mesmos métodos do passado? 

Isso para mim não faz o menor sentido, se a penicilina não faz mais efeito temos que encontrar outro remédio, da mesma forma se as técnicas antes empregadas não surtem mais efeito, devemos partir para novas técnicas de economia não baseadas na não tributação de nossas encomendas, e ai entram o uso dos redirecionadores com as consolidações de caixas, não tente nadar contra a correnteza você só vai ficar cansado e no final a correnteza vai te levar de qualquer jeito. 

Então deve ter ficado claro para vocês que a resposta para a chamada do título do artigo é que a probabilidade é pequena, e devemos caminhar agora de forma diferente, pois os métodos antigos perderam eficiência e a melhor forma de economizar é usando consolidações e pagando os impostos, como ficou claro no exemplo do envio de 5 caixas de 1 libra enviadas de forma separada e em uma caixa consolidada, a economia pode ser muito grande , com a economia gerada na consolidação do exemplo poderíamos pagar o imposto de uma caixa de 234 dólares.

Então só para que fique mais claro ainda, consolidar as 5 caixas neste nosso exemplo seria equivalente a não pagar impostos em uma caixa com valor de 234 dólares, caso ela fosse enviada fracionada e não fosse tributada. Então pense nisso e mude de paradigma.

Importar sem taxação links recomendados

shopfans-endereco-de-compras-nos-estados-unidos

yoybuy-agente-taobao

ebook-gratuito-compras-no-exterior

consolidacoes-de-pacotes-gerando-economia

Atenção 

Se você gostou deste artigo por favor compartilhe clicando no ícone de uma das redes sociais abaixo.

Muitos pedem dinheiro e vendem cursos, aqui no CompraNoExterior eu não vou te pedir dinheiro, mas vou te pedir um clique em uma das redes sociais abaixo, você não vai gastar mais que 3 segundos, obrigado.