Importar mercadorias no fim de ano
Quem costuma importar mercadorias no fim de ano, sabe que esta é uma boa época para conseguir descontos, mas também temos outros pontos para observar.
Para importar mercadorias de forma eficiente precisamos observar vários detalhes.
Vamos levantar os principais pontos ao longo deste post.
Você vai precisar de alguns requisitos que são básicos, outros podem otimizar muito suas compras, mas não são obrigatórios.
O ideal seria usar ambos, tanto os obrigatórios quanto aqueles que otimizam a compra.
O que é básico e indispensável
Existem lojas que aceitam boleto bancário, até colocamos algumas na lista https://compranoexterior.com.br/lojas-da-china-que-aceitam-boleto , mas a verdade é que a maioria das lojas não aceita boleto, e você vai precisar de pagar com cartão de crédito ou débito.
Então não vamos complicar as coisas, consiga um cartão para realizar suas importações, ou você estará condenado a comprar em umas poucas lojas, que aceitam pagamento em boleto.
Então pensado nisto, ter um cartão de crédito é algo praticamente obrigatório para quem importa mercadorias.
Tamanhos e compatibilidades
Um ponto importante na hora de importar mercadorias é saber se aquilo que você está importando é compatível com você.
Nesta parte temos dois tipos de compatibilidades importantes:
- Tamanho de roupas e calçados;
- Compatibilidade elétrica;
Tamanho de roupas
Em relação ao tamanho de roupas e calçados é muito importante que você compre roupas e calçados no tamanho correto.
Isto evitar jogar dinheiro fora, para comprar no tamanho certo recomendo a leitura de nosso artigo que está no link:
convertendo-tamanhos-de-roupas-e-calcados-nos-estados-unidos.
Compatibilidade elétrica
Precisamos verificar a tensão(“voltagem”) de operação dos equipamentos que pretendemos importar.
Abaixo uma imagem que mostra os níveis de tensão em vários países:
Nos EUA é muito comum aparelhos com tensão de operação em 120 volts.
Estes aparelhos vão funcionar bem no Brasil em cidades com tensão de 127 volts (às vezes incorretamente indicada como 110 volts) , mas não funcionarão em tensão de 220 volts , comum também em algumas cidades brasileiras.
Já produtos importados da China ou de outros países, podem operar em 220 volts, em suma é preciso verificar qual a tensão de sua cidade, e se ela é compatível com o aparelho importado.
Caso o aparelho seja bivolt, ou trabalhe numa ampla faixa de tensões, como é o caso de notebooks e celulares , não será necessária qualquer alteração ou preocupação.
Os aparelhos que devemos nos preocupar mais, são eletrodomésticos, e aparelhos que geralmente não são bivolt automático, e trabalham em apenas uma tensão(voltagem).
Seriam exemplo deste tipo de aparelho: liquidificadores, cafeteiras, secadores de cabelo, chapinhas , esse tipo de aparelho merece atenção especial, verifique se a tensão de operação é a mesma de sua cidade.
Caso você queira muito o equipamento, e ele não seja compatível com a tensão de sua cidade. Você também pode optar pela compra de um transformador, a maioria dos depósitos de construção vende transformadores, eles são relativamente baratos.
Eles podem ser encontrados em lojas online no Brasil como no link abaixo:
Um outro ponto menos impactante são as tomadas, o padrão brasileiro é diferente do padrão usado em outros países, mas esta parte é facilmente resolvida com a troca da tomada, ou uso de adaptadores.
importar mercadorias de forma eficiente
Passamos agora para os pontos que não são obrigatórios ,mas que ajudam e muito na hora de importar mercadorias ao menor custo possível.
Rebates
A primeira de nossas recomendações pode representar uma economia considerável, em algumas lojas de até 25 %, são os sites de cash back ou rebates.
Cash back é uma forma muito comum de oferecer descontos em compras, basicamente você faz a compra, e depois de um período definido pelo site, você recebe parte do valor da compra de volta.
Esse assunto do cash back é tratado em detalhes no artigo https://compranoexterior.com.br/rebates-o-segredo-para-economizar/ vale a pena conferir esta dica.
Redirecionadores de encomendas
Ao longo de vários anos temos recomendado insistentemente que nossos leitores usem redirecionadores de encomendas.
Basicamente podemos resumir essa necessidade no fato de boa parte das lojas nos EUA não enviarem para o Brasil, ou enviarem usando fretes muito caros.
O redirecionador de encomendas soluciona estes dois problemas, temos recomendado em nosso site 3 empresas que são :
Shopfans
O Shopfans é o redirecionador que eu mais recomendo atualmente, o link deles é br.shopfans.com , se quiserem ler mais sobre o uso deste redirecionador de encomendas acessem:
shopfans-endereco-de-compras-nos-estados-unidos
Shopfans é um redirecionador que e envia como pessoa física e possibilita a opção de marcar gift(isso reduz a chance de ser tributado).
Faça seu cadastro na Shopfans é gratuito
Clique no link abaixo e será direcionado para a página de cadastro do SHOPFANS em português:
Shipito
Outro redirecionador que recomendamos é o Shipito, eles são uma excelente opção de redirecionador de encomendas.
Caso desejem fazer o cadastro no Shipito basta clicar no banner abaixo:
Qwintry
Eles são um ótimo redirecionador especializado em compras assistidas, que é quando outra pessoa faz as compras pra você, recomendamos o redirecionador de.qwintry.com
Qual o dia ideal para comprar?
Muitos de vocês ainda lembram do final de 2017, para aqueles que não lembram, a regra era o atraso nas entregas.
Comprar agora no começo de novembro do ponto de vista do prazo de entrega, pode ser mais interessante, mas comprando agora você pode perder ofertas da Black Friday.
Então devemos por na balança duas coisas importantes, são elas: preço e prazo de entrega.
É verdade que se esperarmos a Black Friday podemos aproveitar bons descontos, mas dependendo do frete usado no transporte, podemos receber essas encomendas depois do Natal.
Tudo se baseia na escolha do ponto mais importante para você, preço ou prazo de entrega.
Está é uma decisão pessoal, a qual eu não posso decidir por você.
Faça uma lista e tenha foco
Não saia igual uma barata tonta comprando tudo, faça uma lista dos itens que deseja, antes de entrar nas lojas .
Se você faz uma lista antes de ir ao supermercado, faça o mesmo antes de entrar nas lojas online.
Eu quando entro em lojas online vejo muitas coisas tentadoras, mas será que eu preciso de uma jaqueta de couro que estava 200 dólares, e agora custa 40 ?
E olha que muitos de nós moram em cidades quentes nas quais nunca vão usar uma jaqueta.
Muitas vezes compramos aquilo que não precisamos, depois pinta o arrependimento, compre de forma consciente.
Isso é ter foco, não comprar por impulso, e comprar aquilo que você precisa de fato.
Esta é uma ótima época para comprar roupas , relógios e outros itens, levante os itens de seu guarda roupa que precisam ser renovados, e vá em frente.
Compre nas lojas mais conhecidas
Você é um comprador eventual? Então não arrisque em lojas desconhecidas , compre no Amazon, Nordstrom, Ebay , Aliexpress e outras grandes lojas.
Ao longo dos anos eu cheguei a conclusão de que na maioria dos casos, comprar nestas lojas atende perfeitamente 95% das pessoas.
Logicamente, se você deseja comprar uma marca de roupas em particular, pode ser interessante usar o site do próprio fabricante , fora isso eu não me desviaria muito destas lojas.
Se prepare para possíveis atrasos
Eu gostaria de entrar em um assunto muito frequente entre quem importa mercadorias , o assunto é o atraso nas entregas.
Esta época do ano em especial, é muito sujeita aos atrasos , eles vão desde o embarque no país de origem até a entrega em sua residência.
O motivo logicamente é o aumento repentino no fluxo postal mundial, como se sabe importar mercadorias no fim de ano pode gerar atraso na entrega.
Nestes casos você pode ter duas atitudes, ou deixar a vida te levar sem maiores preocupações, acompanhando seu rastreamento, mas sem ficar desesperado.
Ou você pode ficar em um estado de nervos a flor da pele, se preocupando com sua encomenda que está demorando.
Minha dica é a de que, é melhor ficar no estado mais tranquilo, ficar preocupado com encomenda demorando no fim de ano, só vai gerar cabelos brancos.
Importar mercadorias continua vantajoso
Para finalizar, gostaria de destacar que importar mercadorias dos EUA ,China e Europa continua vantajoso.
Tente seguir nossas dicas para aumentar ainda mais a vantagem de comprar no exterior .
Não deixe de lado o uso de sites de rebate , eles também auxiliam você na hora de pagar menos.
Lembre-se de comprar de forma consciente, lembre-se que os redirecionadores de encomenda vão te auxiliar na hora de comprar em lojas que não enviam para o Brasil.
Esteja preparado para possíveis atrasos nas entregas, eles ocorrem com frequência no fim de ano.
Bom dia Fabrício!
Estou com uma dúvida e preciso de ajuda.
Meu namorado vem dos Estados Unidos e quer trazer o computador dele (desktop), aqueles de torre e tudo, como também o monitor dele, a TV – e se desse a cadeira gamer dele. Enfim, a gente está bem perdido pra saber como ele vai conseguir trazer essas coisas, mas a prioridade mesmo é o computador dele. A gente não sabe se dá pra trazer no avião, ou se dá pra ele enviar pra mim pelos Correios. O medo é que chegue aqui e eu tenha que pegar o preço do computador de novo de tributos… Como que faz? Tem alguma maneira de ele conseguir transportar no avião sem pagar nada na alfândega, ou de enviar pra mim pelos Correios sem ser tributado? Tipo como se fosse um presente, não sei? Poderia nos ajudar?
Fico no aguardo da resposta, eu amo esse site, me ajudou muito pra comprar no Aliexpress 🙂 Muito obrigada!
Fernanda isso depende muito mais da Companhia aérea que vcs vão utilizar , talvez vocês não tenham direito de despachar gratuitamente esse monte de coisas é preciso verificar isso.
O que eu faria , eu desmontaria a torre e traria todas as peças dentro de uma caixa menor e descartaria a torre que é provavelmente muito grande , já no Brasil eu compraria uma rtorre nova e remontaria o micro sem maiores dificuldades.
Em relação ao monitor e a TV vai cair na questão do que vocês conseguem transportar na cota de bagagem que possuem , talvez enviar como bagagem despachada vai ter custos adicionais e vcs precisam avaliar se vai compensar, lembre-se de levar as notas para eventuais comprovações na chegada .
Enviar por Correios pode ficar muito caro e não compensar.
Boa tarde Fabrício, sei que não é muito relacionado com o assunto do post, mas preciso de um auxílio creio que você possa tirar minha dúvida. Como consigo identificar o valor total do tributo na nota da receita? Estou bem confusa pois na parte de cima da nota com a logo da receita tem um valor de R$ 219,00 e na de baixo com a dos correios um valor de R$ 400,00. Desde já obrigada.
Tente clicar na DIS dentro do Minhas Importações , os valores vem bem descritos Valor do II Devido, multas , abaixo tem um descritivo dos Correios que repete algumas dessas informações acrescidas da taxa de despacho postal , verifique se você não foi multada
Olá esse mês estou juntando um dinheirinho aqui pra em Janeiro fazer minha primeira compra dos EUA.
Como acompanho seu site a muito tempo, ja deve ter uns 2 ou 3 anos que ja me cadastrei na Qwintry e hoje acessei la a minha conta e ainda esta ativa, mas nunca cheguei a importar nada, assim nunca usei o site.
Agora se tudo der certo estarei comprando em janeiro, estou de olho em uns produtos do site B&H Photo e Amazon.
Se poder me tirar essas duvidas abaixo eu agradeço
No B&H Photo vi que tem opção de pagamento via paypal, gostaria de saber se ao usar o papayl do B&H poderei comprar no B&H com os meus cartões cadastrado na minha conta paypal ou se ainda sim precisarei de um cartão internacional? de qualquer forma o cartão cadastrado no meu paypal é do Nubank q sei q ja é internacional.
Para comprar no amazon ou no B&H é melhor eu enviar pra meu endereço do Qwintry ou usar uma compra assistida? Quantos dias depois de enviar um produto pra o endereço la ou solicitar uma compra assistida eles dão de prazo para mim adicionar o dinheiro?
Obrigado, sempre venho aqui no site.
A comopra assistida só é recomendável quando a loja não aceita seu cartão ou não envia para o redirecionador, no seu caso é melhor você mesmo fazer sua compra e enviar para o redirecionador , se o cartão já está adicionado na conta paypal basta usar sua conta , cartões nacionais não funcionam , tem que ser internacional, se fizer compra assistida tem que adicionar antes , no caso do uso do endereço você adiciona o dinheiro quando a mercadoria chegar
Olá Fabricio, recebi minhas 5 encomendas do ShopFans e nenhuma teve a cobrança do despacho postal dos correios (E-Packet) acho que é por conta do pacote não ser da China né?(onde é maior o volume de encomendas pequenas) Outra coisa, notei que o Shopfans agora tem mais um endereço, passando a ser 3, agora 2 na Pensilvânia e 1 em Delaware. Abraço
Sim ,mas um deles é uma POBOX, POBOX tem algumas limitações , algumas lojas não enviam para POBOX, o epacket está tendo esse mesmo comportamento comigo , até agora nenhuma taxa paga em encomendas não tributada, lembrando aos outros leitores que estamos falando de epacket do Shopfans e não da China
Boa tarde Fabricio. Por gentileza, como voce declararia 1 Controle de Video Game ? Na verdade são 2 unidades. São aqueles controles genéricos (sem marca). Eu pensei em declarar Joystick, mas não sei se este termo seria o mais indicado. Qual é a sua opinião ?
Pode ser esse termo ou toy
Boa noite Fabrício muito bacana a matéria, sofri muito em 2017 com o atraso, algumas encomendas inclusive só chegaram em maio desse ano, mas venho através desse comentário na esperança de alguma ajuda. Fiz uma compra utilizando a Shopfans e no dia 8 de outubro efetuei o envio, normalmente a Shopfans fornece o rastreio no máximo 2 dias e dessa vez isso não aconteceu. Confio muito na empresa, mas após 6 dias enviei uma primeira mensagem a respeito disso e me responderam alegando que entrariam em contato com o armazém e me retornariam em 24 horas, não recebi o retorno. Após 4 dias, procurei através do Facebook mas também não obtive a resposta. Por fim, há 2 dias atrás entrei em contato novamente pelo chat do site, mais uma vez não recebi a resposta. Estou mais preocupada em algum problema com os Correios em si do que com a Shopfans, porque sempre escolho um método que forneça rastreio para que eu possa ver cada passo da encomenda no Brasil e se algo der errado eu possa contactar os Correios. Essa encomenda é muito importante e temo não recebe-la antes do dia 30 de novembro. Você já passou por isso? Pode me dar alguma dica? Obrigada 🙂
Flavia a USPS costuma ter algumas falhas nessas épocas de fim de ano , algumas encomendas acabam não sendo escaneadas ,ou demoram a aparecer os códigos , isso aconteceu ano passado e nessas épocas de grande demanda pode voltar a acontecer , no caso do Shopfans eles usam a Asendia nesse meio de campo com a USPS , então a Asendia é uma empresa que tem preços melhores junto a USPS, e eles são como “varejistas de frete” seria mais ou menos isso, quando o Shopfans tem algum problema em alguma encomenda, eles tem que acionar a Asendia e esta entra em contato com a USPS, ou seja, se a USPS demora a responder a Asendia, a Asendia demora pra responder o Shopfans, e eles demoram pra te responder, e acaba parecendo que não estão ligando para seu caso , quando na verdade o fluxo da informação nesta época acaba sendo mais lento .
O que vimos no ano passado foram basicamente dois problemas na USPS , o pacote demorou a gerar código e os pacotes tiveram falha no escaneamento dentro dos EUA, e só voltaram a funcionar quando chegaram ao Brasil e foram escaneados aqui, agora os pacotes só passam a ser rastreáveis nos nossos Correios quando chegam aqui , antes dava para rastrear nos Correios do Brasil desde a postagem , mas isso mudou há alguns meses.
Provavelmente eles estão esperando uma resposta da Asendia para te responderem , não é nem uma má vontade deles , provavelmente a Asendia está ainda aguardando posição da USPS, e enquanto isso eles não tem informações concretas para passar. Posso te dizer que no ano passado ocorreram casos semelhantes e pelo que sei depois de um tempo as encomendas foram sendo entregues.
Qual foi o tipo de frete usado?
Utilizei o ePacket, era uma encomenda bem leve.
Essa avaliação que eu tinha feito era baseada no epacket mesmo, principalmente quando falei que o rastreamento só vai funcionar em nossos Correios quando chegar aqui , para Priority a coisa muda um pouco, para o Brasil são dois atendentes que falam português , Hecton e a Helena , o ideal é tentar conversar com eles para saber onde foi o problema , nesta época também pode demorar um pouco para ser atendida pela demanda muito maior de perguntas de clientes.
Entendi! Muito obrigada pelo conforto e dicas Fabrício, nunca tinha acontecido comigo antes, então já sabe né. Sucesso 🙂
Obrigado pela visita , e precisando volte