Importa Fácil
É a solução logística dos Correios para os importadores brasileiros que necessitem importar objetos diversos, para utilização própria e/ou comercialização cujo valor aduaneiro esteja entre US$ 501,00 (quinhentos e um dólares) e US$ 3,000.00 (três mil dólares) ou em moeda estrangeira equivalente.
– Pessoa Física: Valor aduaneiro a partir de US$ 501,00 (quinhentos e um dólares) até US$3,000.00 (três mil dólares) ou em moeda estrangeira equivalente.
– Pessoa Jurídica: Valor aduaneiro até US$ 3,000.00 (três mil dólares) ou em moeda estrangeira equivalente.
O valor aduaneiro, sobre o qual incidirá o imposto, será a soma do valor dos bens integrantes da remessa postal, acrescida do custo de transporte (tarifa postal), bem como do seguro relativo a esse transporte (seguro postal, se houver). Esclarecemos que poderá também ocorrer a cobrança do ICMS da cidade destino da remessa.
Atenção!
Informamos que os Correios não estão autorizados a efetuarem a nacionalização de remessas/mercadorias que possuem algum tipo de controle prévio ao embarque ou na entrada no país por Órgão anuente/regulador brasileiro (ANVISA, MDIC, CNEN, INMETRO, IBAMA, etc), exceto para as importações do serviço Importa Fácil Ciência.
O serviço Importa Fácil não efetua desembaraço alfandegário de brinquedos, fumo e bebidas alcoólicas.
Quando o destinatário receber de parentes, amigos ou conhecidos, bens com o valor acima de US$ 50.00 (cinqüenta dólares) até o limite de US$ 500.00 (quinhentos dólares), a alíquota do Imposto de Importação será de 60% sobre o valor aduaneiro da importação. Veja mais informações no item 1.Características Gerais – Importações até US$ 500,00 (quinhentos dólares).
Para pessoas físicas é proibida a importação com caracterização comercial, conforme Portaria SECEX (Secretaria de Comércio Exterior) nº. 23/2011.
Importante!
Informamos que existem alguns sites que utilizam o mesmo nome da marca Importa Fácil. Esses sites não têm nenhuma relação comercial com os Correios. Portanto, esclarecemos ao consumidor que, porventura, sinta-se lesado em decorrência de transações comerciais efetuadas por esses sites, que os Correios não poderão ser responsabilizados pela prestação de um serviço que não é de sua competência.
Retirado de http://www.correios.com.br/produtosaz
1. Características Gerais
Quem pode usar:
Pessoas físicas e jurídicas
Abrangência:
De qualquer lugar do mundo para o Brasil (Operadores postais nos países de origem).
– Importações até US$ 500,00 (quinhentos dólares)
– Reimportação/Exportação Temporária
– Bagagem desacompanhada
2. Ferramentas
– Documentos Instrutivos do Despacho Aduaneiro
– Passo a passo: Procedimentos de envio
– Perguntas Frequentes
– TSP – Tabela Simplificada de Designação e de Codificação de Produtos
– Imunidades e Isenções Tributárias
– Normatização Básica
– Normatização UPU
1) Convenção Postal;
2) Regulamento de Encomendas
3) Regulamento de Correspondências
3. Recomendações e Restrições
Não é permitido o transporte por via postal de bens:
– Que demandem temperatura controlada;
– Perecíveis;
– Que possam oferecer riscos à integridade física dos operadores postais no manuseio e armazenagem;
– Destinados à pesquisa clínica;
– Dispostos na Portaria n.º 344 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
Atenção!
Solicitar que seu fornecedor/exportador faça a postagem no exterior em uma modalidade postal em que a importação chegue diretamente nos Correios do Brasil. Alguns países como: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslovênia, Holanda (Países Baixos), Noruega, Suíça entre outros terceirizam a modalidade expressa, acarretando assim o não recebimento da encomenda internacional pelos Correios no Brasil. Para esses países sugerimos a utilização das modalidades postais: econômica ou prioritária.
Veja no link abaixo a lista dos paises nos quais você pode usar o EMS (Express Mail Service, modalidade postal expressa) e receber sua encomenda com segurança pela ECT. Acesse: Cooperativa EMS – Lista dos Países Membros
http://www.ems.coop/members-ems-cooperative
Para envio expresso a partir dos Estados Unidos a melhor opção é a modalidade Express Mail Service que é enviada diretamente para o correio brasileiro.
Não utilizar a modalidade Global Express Garanteed do correio norte-americano (United States Postal Service – USPS) cuja entrega no Brasil não é feita pelos Correios. Para mais informações acesse: http://www.usps.com/shipping/expressmail.htm
Informamos que os Correios não estão autorizados a efetuarem a nacionalização de remessas/mercadorias que possuem algum tipo de controle prévio ao embarque ou na entrada no país por Órgão anuente/regulador brasileiro (ANVISA, MDIC, CNEN, INMETRO, IBAMA, etc), exceto para as importações do serviço Importa Fácil Ciência.
Radar SISCOMEX
É o ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros. Os importadores pessoa física ou jurídica que utilizarem o serviço Importa Fácil dos Correios (para valores até US$ 3.000) estão dispensados de habilitação prévia no RADAR nos termos do Art. 17 da IN SRF Nº. 650 de 12/05/06.
Lista de objetos proibidos
http://www.correios.com.br/produtosaz/complementos
Limites de Importação
http://www.correios.com.br/Produtosaz/complementos
Lista dos Correios oficiais de outros países
http://www.correios.com.br/produtosaz/complementos
4. Como Comprar
Cadastramento (Auto atendimento):
Importa Fácil Pessoa Física
Importa Fácil Pessoa Jurídica
5. Preços e Prazos
Preços:
Serviço Importa Fácil Pessoa Física/Jurídica: R$ 150,00 pelo serviço de despacho aduaneiro + Impostos.
Prazos
Despacho
A remessa é recebida pelos Correios e direcionada para o serviço Importa Fácil. São realizados os trâmites do despacho aduaneiro. O importador será notificado e terá o prazo de 1(um) dia útil para efetuar o depósito do valor dos tributos e serviços. Verificada a confirmação do depósito, os Correios prosseguirão com a nacionalização e entrega da importação conforme a modalidade contratada no correio de origem.
Entrega
Variável, de acordo com o serviço contratado pelo remetente no exterior.
6. Observações
Alíquotas II/ICMS
Avisos Importantes
Secretarias de Fazenda Estaduais – SEFAZ
Manual de Cadastramento – Pessoa Física/Pessoa Jurídica
Boa noite, não estou entendendo uma coisa. Eu gosto muito de comprar coisas em sites estrageiros. A lei mudou para realizar compras? Quero dizer, ainda posso comprar uma bolsa da Chanel, diretamente do site normal como sempre fiz, sem ter que usar o Importa Fácil?
Isabela geralmente esses sites que vendem as grifes mais caras enviam por DHL,Fedex e UPS, neste caso quem faz a liberação das mercadorias não são os correios, e sim essas empresas e ai a mercadoria não vai pro Importa Fácil.
É que atualmente estão se falando tanto de importa fácil, siscomex, radar que eu até pensei que compras no exterior estão proibidas caso não se tenha registro nesses órgãos competentes.
Então, podemos comprar qualquer coisa que quisermos(pessoa física) sem precisar do Importa Fácil, não é? A minha pergunta era essa.
até 500 dólares não precisa e se o envio for por DHL,Fedex ou UPS mesmo estando acima de 500 também não precisa .
Vc só precisaria em envios entregues pelos Correios entre 500 e 3000 dólares
Entendi! Muito obrigada, querido! Mas por qual razão a pessoa vai querer que o envio seja pelo Correios(se tem mais burocracia)?
É por causa dos custos , no geral usar Correios fica bem mais barato principalmente quando a caixa é grande.
Olá Amigo
Quero comprar um determinado produto na China.
Observei em suas respostas anteriores, que vc pede para o fornecedor colocar o endereço do Importa Fácil. Como assim?
Obs .: valor de cada compra sera de USD 350.00 ( material de consumo )
Eu tenho como entrar em contato com vc? fora do site.
Abraços
Edson
TFA
Edson se você quiser “forçar” que a encomenda vá para o importa fácil você coloca o endereço do Importa Fácil , se não quiser forçar deixa o seu endereço e se ela for selecionada para ir para o Importa fácil ela será direcionada pra lá, se você é pessoa física neste valor o Importa fácil não é necessário.
Boa tarde,
Já compreendi que para importar como empresa, eu preciso me cadastrar no MEI, SISCOMEX(que é o mesmo que RADAR, né?!), IMPORTA FÁCIL. Agora preciso saber, quais documentos/declarações eu preciso ter quando realizar uma compra? (Eu vi em algum lugar algo como DECLARAÇÃO PARA IMPORTAÇÃO e uma LICENÇA PARA IMPORTAÇÃO). O que mais eu preciso?
abraço.
Vc só vai precisar de Radar acima de 3 mil abaixo você poderia usar Importa fácil , os documentos variam dependendo do tipo de produto , se por exemplo vc importa relógios vc precisa de um selo específico deste tipo de importação , ou seja cada caso é um caso e vc precisa procurar um despachante de sua região para que seja orientada.
Entendi, muito obrigada querido!
Fabrício, fiz uma compra de relógios usando o importa fácil, estava indo tudo bem até o momento em que eles me pediram o selo de controle, e me informaram que só pode adquirir este selo se tiver cadastro no Siscomex e habilitação no radar.
Sabe me dizer sé isso procede ou não?
Esta é a msg que me mandaram.
Pendência: Comprovante de Pagamento
Motivo da exigência: Prezado cliente, Após verificação pela Receita Federal do Brasil, identificamos que sua importação está sujeita ao selo de controle, conforme disposto na Instrução Normativa (IN) SRF nº 030, de 1º de março de 1999. Para tanto, V.S.ª poderá utilizar o serviço do Importa Fácil dos Correios. Essa opção, entretanto, implica em autorizar a ECT a realizar todos os procedimentos alfandegários, o que inclui nomear empregados da ECT como procuradores junto à Receita Federal para a retirada e a colagem dos selos. Caso deseje, V.S.ª poderá, também, vir colar pessoalmente os selos ou nomear alguém para fazê-lo no Recinto Alfandegado de São Paulo (Agência Cidade de São Paulo Rua Mergenthaler, 598, Bloco I Térreo Vila Leopoldina, São Paulo/SP). Nesse caso, V.S.ª deverá realizar o desembaraço aduaneiro em si, ou contratar os serviços de um despachante. Caso a opção seja pela contratação dos serviços do Importa Fácil, pedimos seguir as etapas a seguir: 1º ETAPA – CADASTRAMENTO: Procurar a Delegacia da Receita federal de sua Jurisdição munido dos documentos abaixo e solicitar o cadastro no SELECON, ” Livro de registros de selos de controle, modelo 04 (adquirido em papelaria especializada em documentação fiscal), devidamente cadastrado na junta comercial do Estado, acompanhado de cópia dos termos de abertura e encerramento; ” Procuração com fins específicos e com data de vencimento (modelo anexo já preenchido com o nome dos funcionários dos Correios que irão realizar a retirada dos selos); ” Contrato social da empresa e alterações se houve; ” Cópia do cartão de CNPJ e para os importadores, comprovante de credenciamento da empresa como importador junto ao IRFs; ” Previsão de consumo de selo (anexa) * (*) Orientação para previsão de consumo de selos Entrega anual de 15/06/ de cada ano anterior em duas vias alteração: 1º Decêndio de Novembro – Alteração para 1º trimestre 1º Decêndio de Fevereiro – Alteração para 2º trimestre 1º Decêndio de maio – Alteração para 3º trimestre 1º Decêndio de agosto – Alteração para 4º trimestre Observação: Solicitar a RFB que incluía os operadores dos Correios mencionados na procuração como seus representantes no SELECON. Após o cadastro no SELECON, informar aos Correios (neste e-mail) que o cadastro já foi efetuado. Neste momento será enviada a tabela com os custos dos impostos e, após o pagamento, a DSI será registrada. 2º ETAPA – EMISSÃO DA DARF: Providenciar o recolhimento da DARF: ” Código de arrecadação para selos de outro produto: 6410 ” Código de referência: 0819000 ” Anotação do campo observação com o numero da DI/DSI (A ECT informará esse número após registro) Valor dos selos para geração da DARF: R$13,63 (o Milheiro) 3º ETAPA: ENVIAR PARA OS CORREIOS: ” Cola; ” Carimbo; ** ” DARF original (paga); ” Procuração; (**) Observações sobre o carimbo Deverá seguir o modelo abaixo: as iniciais de sua empresa na linha de cima e na linha de baixo os 3 (três) dígitos do CNPJ anteriores a barra. Carimbo medidas: 1 cm X 1cm (altura x largura) Exemplo: A sigla ECT corresponde às iniciais da empresa (Ex. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) O numero 316, é retirado do CNPJ da empresa, 03 dígitos antes da /. Ex. 34.028.316/0031-29 EBCT 316 Após receber os documentos e a cola, os Correios irão agendar uma data para entrega de documentos e outra para retirada dos selos na secretaria da Receita Federal. Com os selos em mãos, realizará a colagem e apresentará a encomenda para conferência e desembaraço por parte do auditor fiscal. Em tempo, informamos que quer V.S.ª opte pelo serviço do Importa Fácil, quer opte pela contratação de um despachante próprio, o prazo para manifestação sobre a continuidade da importação é de 5 (cinco) dias úteis, contados do envio desta mensagem. Caso V.S.ª manifeste o desinteresse ou não acusemos o recebimento da informação no prazo mencionado, a interpretação será de que não há interesse na importação e a remessa será devolvida ao remetente.
Não tinha visto eles pedindo esse selo no Importa Fácil, só em compras acima de 3 mil . Eu deixaria os Correios fazerem o procedimento pois ficaria mais simples , verifique os custos antes .
Olá, gostaria de saber se eu comprar numa loja em Miami por exemplo, eu envio pelo importa fácil e posso revender no Brasil? Ou a empresa de Miami tem por obrigatoriedade ser vendedor atacadista? Obg
Pra revender você precisa de importar pelo Importa Fácil nesse caso teria que enviar pro endereço do importa fácil e declarar tudo corretamente.
Esses 150 do importa fácil é pago a cada compra que a pessoa jurídica fizer? Ou é uma taxa mensal? Porque se realmente for por cada importação feita, só compensa se for muita coisa num envio só.
É por envio
Se eu comprar no site da Adidas nos EUA e utilizar importa facil… Vou pagar 60% de impostos? Será que vale a pena? Existem sites que mandam como gift?
No Importa fácil vão cobrar também ICMS, você só precisa do Importa fácil acima de 500 dólares ou em envios com fins comerciais.
Boa noite Fabrício,
Antes de mais nada, Parabéns por ajudar as pessoas com tanta
Humildade.
Minha duvida é se tem como você dizer o valor total em impostos
que temos que pagar até o produto chegar em mãos.
Qual a média de dias usando USPS da China até O Brasil ? É mais de 60 dias até a nossa casa ?
Grato pela ajuda,
Marcelo.
Os impostos ficam em 60% do valor da mercadoria +frete , pode levar mais de 60 dias , mas é essa a média , no caso da China não seria USPS , USPS é um frete dos Estados UNidos
Amigo, tenho que declarar o valor do frete tb no importa fácil?
posso preencher o importa fácil igual esta no invoice?
Se o frete não estiver incluído no custo da mercadoria sim.
Caro Fabricio,
Tenho 2 dúvidas.
1- IPI, Pis/Confins no importa fácil eu fico Isento. Pagando somente II e ICMS?
2- Se compro um produto do site dos EUA, é só eu colocar a forma de envio pela USPS? sem precisar entrar em contato via email com o fornecedor lá (por exemplo: comprar do site da adidas e colocar como forma de envio a USPS).
1- sim só II e ICMS
2- Pra usar IMporta Fácil a entrega tem que ser via Correios (usando USPS)