Encomendas internacionais atrasadas 2018
Caros leitores e leitoras, recentemente todos estamos enfrentando problemas com atrasos nas encomendas que vem do exterior e até nacionais. Nosso artigo de hoje visa sanar as principais dúvidas referentes ao que está acontecendo, infelizmente a maioria dos casos não vai se resolver com a leitura de um artigo, mas o conhecimento daquilo que está ocorrendo, ajuda a maioria a se sentir mais confortável com esses atrasos.
Contextualizado o que está ocorrendo
Primeiramente é importante entender, que nossos Correios-Receita nunca foram um sinônimo de agilidade, eu venho escrevendo no CompraNoExterior há mais de 6 anos, e reclamações por atrasos sempre estiveram presentes em nossos comentários durante todo este período.
Então não passamos do paraíso para o inferno, talvez tenhamos passado do purgatório para o inferno.
O que podia ser observado antes eram prazos não atendidos, mas nada comparado ao que vem ocorrendo, muitos formulam teorias e mais teorias, vamos analisar alguns fatos, para que possamos concluir baseados em fatos e não em achismos.
A Receita está trabalhando há muito tempo acima do limite
A engrenagem da Receita está sobrecarregada há muito tempo. Isto fica evidente quando um pacote EMS que era pra ser liberado em dias, fica semanas com a Receita.
Segundo dados do IPEA e também segundo a OCDE, ao contrário do que a maioria imagina, o número de servidores públicos no Brasil é relativamente baixo.
Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem menos servidores proporcionalmente a sua população, que todos os parceiros do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), além destes podemos destacar Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Austrália, Dinamarca, Finlândia e Suécia, todos com uma proporção de funcionários públicos maior que a do Brasil.
De acordo com estudo da OCDE, os servidores públicos representam 12% do número total de empregos no Brasil, enquanto a média da OCDE é de 22%.
Greve na Receita
A Greve na Receita é parcial, logicamente uma greve raramente afeta 100% de um serviço, sempre existirão trabalhadores que não aderem ao movimento grevista. Precisamos também entender que durante uma greve os serviços ficam mais lentos, e esse é o ponto que mais tem causado atrasos.
Me pareceu, que no começo da Greve, o movimento não estava afetando tanto as entregas, mas quando chegamos em janeiro ocorreu um aumento considerável nos atrasos.
Com uma estrutura já sobrecarrega, tivemos uma piora ainda mais significativa nos serviços da Receita, depois da deflagração deste movimento.
Gargalos do Fim de ano
Naturalmente em todo fim de ano ocorre um aumento na demanda, e os atrasos aumentam, o que ocorreu foi um aumento no número dos gargalos, que já temos tradicionalmente.
Pacotes que levavam 20 dias para serem entregues, estão levando 2 ou até 3 meses. Ou seja, nada melhor para um grevista que a escolha do momento mais crítico para deflagrar uma greve, e no caso foi o fim de ano, quando mais precisamos dos auditores trabalhando.
Em resumo, o esperado era que com a passagem do fim de ano tudo voltasse a condição natural, mas ai tivemos o componente da greve que não deixou a situação normalizar.
OBS: O direito de Greve está em nossa constituição, e não vou fazer qualquer juízo de valor quanto a isso, se é um direto pode ser usado.
Como saber se meu pacote está extraviado ou atrasado?
Primeiramente você deve entender que devido nossas características, os prazos informados pelas lojas e Correios estrangeiros quase nunca são cumpridos, isso mesmo antes da situação atual, então quando você ver em uma loja que o frete X vai ser entregue em 6 dias úteis, não leve esse prazo muito a sério.
Pacotes do tipo EMS são os mais afetados quando comparamos o prazo prometido com o prazo real, muita gente fica frustrada com EMS, pois contrata este tipo de frete achando que vai receber a encomenda rapidamente, mas no final percebe que na maioria dos casos demora mais que fretes mais baratos, já falamos sobre isso em um artigo e não vou me alongar neste ponto.
Então se a loja falou em 20 dias para entrega, e seu pacote já está com 30 dias e ainda não foi entregue, não se desespere, pois isso ocorre com frequência.
Então vamos aos casos práticos, em fretes começados com a letra R e U, eu me preocuparia em casos em que a encomenda não fosse entregue depois de 90 dias(isto se a situação estivesse normal), antes disso estaria totalmente dentro daquilo que é o esperado. Em alguns casos esses pacotes começados com R podem levar até uns 4 meses para serem entregues, estes são os fretes baratos da China, são fretes com objetivo de serem baratos e não rápidos .
Na situação que estamos desde novembro de 2017 todos esses padrões que tínhamos se perderam, falar hoje em prazos é mero exercício de chutologia.
Temos então uma situação na qual o diagnóstico para definirmos se um pacote está extraviado ou atrasado se torna quase impossível, temos centenas de leitores com pacotes no qual o rastreamento mostra apenas que o pacote foi encaminhado, mas não podemos dar estes pacotes como extraviados, na verdade temos pacotes do mês de outubro sendo dados como recebidos agora no final de janeiro, então nada está definido ainda.
Nota: Muitas vezes quando abrimos reclamações nos Correios, aparece a mensagem Objeto não localizado no fluxo postal , em princípio está mensagem indicaria que o pacote está extraviado, mas já tive vários casos de colocarem está mensagem, e depois o pacote ser entregue, então para mim essa mensagem é apenas um indicativo de que não localizaram a encomenda naquele momento, isso com base na minha experiência.
Posso abrir reclamação nos Correios?
Sim, mas faça isso quando realmente necessário, os Correios só te deixam abrir uma reclamação por pacote, e somente quando esse já foi dado como recebido no Brasil, se no rastreamento ainda estiver na etapa de Objeto encaminhado você não conseguirá abrir a reclamação.
Veja como abrir uma reclamação no vídeo abaixo:
De quem é a culpa do não recebimento do pacote no prazo?
Está é uma questão bem complexa, primeiro por se tratar de importação, e ser dependente da lei de dois países diferentes, segundo por envolver várias partes no transporte.
Muitas lojas e redirecionadores, entendem que depois de entregue ao transportador a responsabilidade não é mais deles, este é o pensamento corrente nos EUA, logicamente existem lojas que reembolsam em caso de não ocorrer a entrega, este é o caso do Ebay.
Em outros países já se tem o entendimento de que a responsabilidade da loja vai até o momento da entrega.
já no Brasil as leis de proteção ao consumidor são bem mais favoráveis ao consumidor, então temos uma questão interessante ai, a lei brasileira não pode interferir em leis de outros países, então não adianta achar, que se no Brasil a entrega a responsabilidade da loja, que isso vá ser assim também nas compras no exterior.
Existe também outra questão que talvez possa ser aplicada aqui, que é o fato de que os Correios quando dão a encomenda como recebida no Brasil passam a ter responsabilidade sobre ela, e ai nesse caso como os Correios estão no Brasil seria possível entrar com ações judiciais baseadas neste fato.
Existe também outro complicador nessa situação, que é a definição de quem é o proprietário da mercadoria, segundo regras internacionais a mercadoria só passa a pertencer ao destinatário quando é entregue, até que ocorra isso, quem recebe por exemplo o seguro em caso de extravio é o remetente.
Caros colegas são muitas regras e essa definição é outro ponto complicado.
O que devo fazer então se estou com encomendas atrasadas?
Primeiramente você deve entender o contexto atual no qual estamos, e dentro deste contexto se perguntar se seu caso é diferente da média.
Reclamar e fazer o “mimimi”, faz parte de um processo que faz bem pra alma, pois alivia as tensões da espera, mas é preciso ter bom senso, tem gente que enviou um pacote num dia, e que quando dá uma semana que não foi recebido no Brasil, já se desespera, então vamos ter calma e contextualizar.
Conheça seu frete, você está usando fretes cujos códigos de rastreamento são começados em U ou R, então eu sinto em te informar, mas seu rastreamento será extremamente precário, é preciso ter muito sangue frio com esses tipos de frete.
Um ponto muito importante é saber rastrear suas encomendas da melhor forma, muitos fretes não são tão simples de rastrear assim, então eu criei um artigo que resolve boa parte das dificuldades de rastreamento de encomendas, recomendo que vocês leiam esse artigo e usem os sites de rastreamento que postei lá, o artigo está no link abaixo:
compranoexterior.com.br/rastrear-encomendas
Recomendo também a leitura do artigo compranoexterior.com.br/da-china-para-o-brasil ele ajuda bastante no entendimento de como é o processo de envio da China para o Brasil, e desmitifica muitos pensamentos incorretos que temos.
Sites com proteção para o comprador
Se você tem um frete com proteção, como é o caso das mercadorias compradas no Aliexpress peça para o vendedor estender a proteção quando esta estiver perto de acabar , este tipo de atitude é muito mais elegante que abrir uma disputa, se o vendedor se negar a estender a proteção, ai você deve abrir a disputa, a disputa deve ser sempre na última opção e não a primeira.
Lembre-se da escalabilidade, se você comprou em uma loja o primeiro contato com uma reclamação deve ser sempre amistoso, informe para loja que o pacote está com atraso e pergunte se eles podem fazer algo a respeito, algumas lojas te pedirão mais tempo para entrega chegar , outras enviarão outra mercadoria, tudo isso depende de vários fatores, mas nunca chegue soltando os cachorros sem ao menos escutar a posição da loja.
Em resumo a diplomacia resolve muito mais problemas que uma guerra declarada.
Faz sentido culpar o tipo do frete?
Vou fazer uma comparação que exemplifica bem este ponto, imagine que você decidiu viajar de São Paulo para Porto Alegre, e você decidiu alugar um carro para fazer essa viagem, imagine que o carro representa o tipo do frete. Você podia alugar um Audi A4 de 250 CV ou um Sandero de 87 CV , ai imagine que você queria chegar rápido e escolheu o Audi.
Você começou a viagem e já estava com 300 KM de vantagem do Sandero, mas ai faltando 50 KM para chegar em Porto Alegre tem uma operação padrão da Polícia Rodoviária, que está travando a estrada por horas, e ai acontece o inimaginável o Sandero vai chegar Junto com o Audi Turbo em seu destino final.
O que está ocorrendo agora é bem parecido com o caso dos carros que contei acima, você contratou fretes rápidos como EMS ou até o epacket, e ai ele chega rápido no Brasil ,mas ai tem a Greve dos auditores, e você acaba ficando no mesmo bolo que todo mundo, nessa hora não importa se seu frete era de 6 dias ou de 30, vai tudo ficar atrasado do mesmo jeito.
Por causa disso eu falo que não faz sentido culpar o tipo do frete, não importa o frete o atraso é culpa da situação em que estamos, ai alguém pode falar, mas na USPS está falando que chegou no Brasil, e nos nossos Correios ainda consta como encaminhado, é exatamente isso, como a Receita está em Greve um dos efeitos colaterais é este das encomendas não serem dadas como recebidas pelos Correios, mesmo já estando aqui em solo brasileiro
Conclusões
Os atrasos atuais são uma combinação das consequências da greve na Receita e do grande volume do fim de ano , o momento da greve foi escolhido de forma estratégica de forma a causar o máximo impacto.
Mesmo pacotes com grandes atrasos não podem ser dados como perdidos, temos muitos exemplos que confirmam isso, use da diplomacia com as lojas que enviaram mercadorias , a culpa não é sua ,mas também não é deles.
No caso de lojas que oferecem proteção na entrega procure só usar essas proteções em último caso, quando todas as possibilidades de negociar se esgotaram.
BOA TARDE FABRIZIO ENVIEI UMA CAIXA DA ITALIA PARA O BRASIL HJ JA SAO 47 DIAS E A CAIXA AINDA NAO CONSTA COMO RECEBIDO PELOS CORREIOS, JA ENVIEI VARIAS CAIXA DESTA MESMA MANEIRA E SAO ENTREGAR EM MENOS DE 30 DIAS, JA TENTEI ABRIR RECLAMAçAO PELOS CORREIOS MAIS NAO ME RESPONDERAM O QUE POSSO FAZER?
Você só pode abrir reclamações em nossos Correios quando a caixa for recebida no Brasil , antes disso tudo tem que ser nos Correios de origem , quais as duas primeiras letras do código de rastreamento ? Com essas letras a gente descobre o tipo de frete e se deveria ou não estar demorando isso tudo, te adianto que códigos começados com U ou R são muito lentos e os começados em E ,C ou L seriam em teoria mais rápidos
Boa tarde! A forma de envio ePacket teve alguma mudança? Porque teve vendedor que disse que enviaria várias peças….no aguardo.
Que eu saiba não, o epacket é limitado em 2 KG , pode ser que essas peças passem deste peso e precisem ser enviadas em várias caixas separadas
Fabrício, boa tarde !
Primeiramente gostaria de parabenizar seu site. Já tive aqui uns 02 anos atrás tirando algumas dúvidas e hoje estou de volta, já que possui um material com ótimo conteúdo e também o compartilhamento de dúvidas, algumas delas acabam ajudando outros colegas que visitam aqui.
Vamos a minha dúvida. Ontem recebi 02 SMS no smartphone do correios, com códigos diferentes de rastreio (solicitando $$$ para despacho postal). Mas ao consultar as minhas encomendas, todas tem código de rastreio enviadas pelo vendedor. Mas algumas das encomendas não possui movimentação de uns 30 dias desde a compra do mesmo. Mas aí hoje recebi mais um código de rastreio que não condiz com as minhas compras. Liguei para a central de atendimento dos correios hoje e conversei com 03 atendentes, pois gostaria de confirmar meu endereço com o código que eles tem lá cadastrado pra ver se bate certo os dados, já que estou atrás de uma certeza para pagar em cada despacho o valor de R$ 15,00. Então fico com medo de pagar e ser uma encomenda de terceiros. Porém sabe me dizer se por exemplo, o fato de ter recebido o SMS é garantia de fato que aquela encomenda seja minha? Ou podemos cogitar que existe um novo golpe no pedaço onde mandar os SMS aleatórios pra alguns números para ver se a pessoa paga e então liberam a encomenda? Estou com receio de pagar isso e não ser a minha encomenda. Você como experiente e já viu vários casos, saberia dizer se alguém já passou por isso ? O que recomendaria fazer ? Desculpe o texto longo. Abraços
Fabio eu ainda não vi esse tipo de golpe sendo relatado , mas é possível que um golpe deste tipo venha a ser aplicado, os Correios eniam esses SMS mas ter certeza de que foram os Correios vai exigir algumas confirmações , eu ligaria nos correios e pediria a confirmação de que o pacote é realmente para você no telefone dos Correios
Eu liguei hoje para a central de atendimento dos correios. Falei com 03 atendentes para comparar os 03 Feedbacks. Ambos disseram que uma encomenda internacional quando fica no status de “Aguardando pagamento do despacho postal” o sistema impossibilita a eles que visualizem o endereço da encomenda referente aquele código. Só é possível ver o endereço, quando a encomenda estiver no status “Saiu para a entrega”. De um monte de encomendas que fiz, uma delas que estava com esse status “Saiu para a entrega”, porém para entregar em outro estado (Rondônia) e não no (Rio de Janeiro) por ética de sigilo eles não podem dizer qual endereço está para aquele rastreio, mas eu dei o meu endereço para a atendente comparar se é o mesmo que ela estaria visualizando em sua tela, e a mesma disse que o endereço não batia, o que caracterizou nessa encomenda que o vendedor pode ter me passado o código de rastreio de outra pessoa equivocadamente. Esse foi um caso específico. Mas voltando ao assunto sobre a cobrança do envio do despacho, agora a noite recebi mais um SMS. Totalizando 03 cobranças de envio do despacho. E por fim os códigos de rastreio não conferem com as encomendas. Quando algumas encomendas entram no Brasil, (experiência que tive pelo Aliexpress) automaticamente o site insere um novo código de rastreio, é preciso ficar atento quanto a isso, recomendo aos colegas que estiverem lendo que ao acessar os detalhes da sua compra irão visualizar 02 códigos de rastreio. Eu tenho monitorado esta conversão em todas as encomendas, porém nenhuma delas sofreu esta conversão. Para não ficar com as mãos atadas, peguei os códigos de rastreio dos 03 SMS e enviei mensagens para cada loja perguntando se alguma encomenda se enquadrava naqueles códigos de rastreio. Vou aguardar a resposta deles, fiz a minha parte, pois numa abertura de disputa pode ter incidência. Estou com muito receio de pagar algo e liberar uma encomenda que não seja minha. Eu tive esse modo de pensar por ser uma nova modalidade de golpe, ainda mais que os funcionários dos correios estão revoltados por conta do processo de privatização e no entanto devemos desconfiar de qualquer ação. Mas sem nos confirmar o endereço de entrega fica complicado convencer a pagar um despacho já que nenhum código está igual ao dos SMS. Vou pensar se pago um para ver se vai chegar aqui e então devo voltar para contar como foi essa experiência.
Acho que seu ponto de vista está correto, algumas dessas situações podem ser golpes mesmo.
Fabrício, bom dia !
Hoje 04/12/19 volto com o feedback. No mesmo dia que realizei o post 21/10/19, decidi pagar um dos despachos existentes, e essa primeira que paguei chegou apenas no dia 02/12/19. Tinha comprado no Aliexpress, porém o número do rastreio que eles deram estava morto sem nenhuma notificação, ao entrar no país eles mandam esse SMS como alerta de cobrança da tarifa de despacho. Duas semanas depois, eu paguei 08 tarifas de despacho aos correios, compras relacionadas ao site aliexpress e wish, afinal o correio prendeu todas as compras que fiz, ressalto que todos os produtos são diferentes do outro com 01 unidade de cada. Até mesmo pra não pensarem que estou comprando algo para revender, negativo. São coisas para se usar no dia a dia, bobeirinhas mesmo. Pra cada uma encomenda perdi 15,00 para os correios. Não sei o porque eles seguraram tudo, nenhum eletrônico do tipo smartphone e etc… Durante esse tempo liguei pra lá afim de saber qual o prazo máximo de espera dessas mercadorias, já que havia pago e tinham se passado 07 dias corridos e nenhuma movimentação. Disseram que após o pagamento do despacho, é necessário aguardar no prazo de 40 dias úteis, você não leu errado, é isso mesmo. Você paga e ainda precisa ter paciência e esperar a boa vontade deles acharem a tua mercadoria para prosseguir com a movimentação. Enfim, ainda estou aguardando as outras chegarem, não sei se este negócio de prender todas as minhas mercadorias foi um caso isolado ou eles estão fazendo isso com outras pessoas também. Caso sim, de fato podemos cogitar que dependendo do valor do produto, não compensa mais comprar coisas lá de fora, afinal sempre terá que somar 15 reais no valor final e mais a demora pra receber.
Os fretes que começão em R ou U os códigos de rastreamento são os que chamamos de small packets , eles tem a mais baixa prioridade no transporte , eles demoram para chegar no Brasil , demoram para ser liberados na Receita e depois demoram 40 dias úteis para serem entregues , o prazo depois que a Receita libera e você paga tudo pode ser de até 40 dias úteis , mas no fim de ano esses prazos podem ainda ser maiores devido aos atrasos naturais .
Acho que o mais adequado em suas futuras compras é utilizar redirecionadores de encomendas na China ou EUA para juntar tudo em uma única caixa, desta forma no lugar de pagar várias taxas de 15 reais você só pagará 1 taxa , pois terá menos pacotes . Você desta forma poderá escolher fretes mais adequados e rápidos que não te deixarão na mão como agora.
O que vem acontecendo é que, apesar da nota dos Correios, nem todos os pacotes estão sendo cobrados da taxa do despacho postal.
Os pacotes de ePacket/EMS estão sendo liberados sem ser cobrado o valor do despacho postal dos Correios, segundo relatos. Algumas encomendas da modalidade de frete EMS provindas de alguns países também estão sendo liberadas.
O motivo é que, devido a um acordo internacional, as encomendas EMS devem ser liberadas em um prazo de 24 horas. Visto que o prazo para pagamento do despacho postal é de 30 dias após a chegada, muitos pacotes não estão sendo cobrados pelo serviço.
No código de rastreio que é dado junto ao produto, as duas letras iniciais informam o tipo de pacote e as duas letras finais indicam o país de origem da sua encomenda.
Os códigos de rastreio que iniciam-se com CP, LZ, EA e LX são códigos de pacotes provindos da China na modalidade EMS. Estes pacotes, até então, não estão sendo cobrados. Ou seja, essa pode ser uma boa hora para começar a importar da China nessa modalidade, pois assim você não deverá pagar R$ 15,00 por encomenda.
Já as encomendas que possuem códigos de rastreio iniciando-se com a letra “R” estão, em sua maioria sendo cobradas do valor do despacho postal. Raros foram os relatos de pessoas informando que não foram cobradas.
Nailton seu comentário é perfeito, eu sempre recomendo o epacket por este motivo e nem tinha observado essa questão das 24 horas que você levantou, este é um dos motivos pelo qual eu acho a parte de comentários a mais importante de um site , é ali que as opiniões e ideias diferentes das do autor aparecem e dão um novo ponto de vista sobre o assunto, obrigado pela contribuição
Olá amigo, tudo bem; Belo artigo; Porém ainda fiquei em duvida; Minha cunha estava nos EUA e mandou pra mim e minha esposa um fone da Apple e um Estetoscópio, porém a encomenda chegou no RJ em 27/07, e até o momento hj 20/08 está parada em fiscalização Anvisa, e entro quase todo dia no site dos correios e o status é o mesmo sem nenhuma informação, liguei nos correios e o mesmo disse que não pode fazer nada e que no máximo receber uma reclamação; Estou preocupado o que devo fazer? Esperar, fazer uma reclamação? É assim mesmo; Obrigado e grande abraço;
O problema é o estetoscópio esse tipo de mercadoria a Anvisa não deixa entrar em envios para pessoa física , com certeza a encomenda deve retornar para o remetente