Drop Shipping e suas dificuldades
Drop Shipping é um mar de rosas ou um mar de espinhos?
É com esta pergunta simples, que eu dou inicio a este artigo no qual vamos falar de adaptação e superação, de situações adversas relacionadas ao drop shipping.
Os fatos estão ai para todos vermos, não é exclusividade do João da esquina, ou do grande revendedor de produtos importados.
Eu já importo mercadorias há muito tempo, já passei por várias situações e sei que o mundo do drop shipping não é o conto de fadas que muitos que vendem cursos tentam passar.
O que tenho visto ao longo dos anos são pessoas que caem na ilusão do dinheiro fácil, e acabam se arrependendo de não terem pesquisado mais.
Os atrasos no drop Shipping
Primeiramente eu gostaria de deixar alguns pontos bem claros, o drop shipping pode ser uma forma lucrativa de vender, pois ele reduz o custo final da mercadoria e aumenta o seu lucro, isso é verdade.
Entretanto não podemos esquecer dos atrasos que são frequentes nas entregas de encomendas da China, muitos fretes usados nesses envios podem levar 4 meses para serem entregues.
Então eu te pergunto: seu cliente vai aguentar esperar 4 meses pela mercadoria sem reclamar?
Como agir nestes casos?
Como encontrar uma solução, como não destruir uma parceria de anos com compradores fiéis de seus produtos?
Precisamos botar a cabeça para funcionar
Uma pessoa se torna inteligente, quando aprende com os erros dos outros, evitando cometer estas mesmas falhas.
Parte da sua estratégia de sucesso, pode passar pela observação do cenário que se modifica ao longo do tempo, e da busca de novos métodos para solucionar novos e antigos problemas.
É nisto que eu acredito, e busco botar em prática na minha vida, e qual é o problema atual do drop shipping?
Qual o problema que todos nós podemos visualizar?
Simples colegas, é o prazo de entrega, em resumo, se você vender algo usando a modalidade drop shipping, você poderá ter que gastar muita saliva justificando atrasos para seus clientes.
Tudo isto é desgastante, tanto para você que vende usando drop shipping, quanto para quem compra.
Qual a Solução?
A solução mais lógica seria ter um estoque para entregas imediatas, e trabalhar com fretes mais rápidos como os epackets nas entregas usando o drop shipping, os epackets seriam usados com clientes que aceitem prazos médios de entrega.
Epackets são fretes mais rápidos que os small packets, mas também não são uma garantia de entrega no prazo, são fretes melhores, isso é um fato, mas que não eliminam 100% do risco de atraso.
A solução de enviar por fretes internacionais mais rápidos, não é uma solução que resolve todas as dificuldades de vender em marketplaces.
Drop Shiping em Marketplaces
Se você pretende enviar para um cliente que comprou de você em algum site de marketplace, o tempo de entrega provavelmente será maior que o tempo de qualificação que o comprador tem que fazer.
Então quando se vende em marketplaces o ideal seria vender mercadorias do seu estoque local, e não por drop shipping, isso devido ao risco da mercadoria sofrer com atrasos.
Isso vai diminuir suas margens, mas é melhor reduzir as margens que ser excluído do marketplace onde pretende vender.
Falo isto com base por exemplo no marketplace mais popular do Brasil o MercadoLivre, no qual a qualificação do vendedor deve ser feita em um prazo geralmente menor que o prazo de entrega dos fretes usados em importações.
Acho que já ficou claro para vocês qual a maior dificuldade em fazer drop shipping no Brasil.
Triangulando com redirecionadores de encomendas
No artigo compranoexterior.com.br/triangulacao-na-importacao eu faço um apanhado, sobre vantagens e desvantagens de triangular encomendas compradas na China, usando redirecionadores de encomendas nos EUA.
Usar redirecionadores de encomendas como Shopfans, para receber encomendas da China e depois enviar essas encomendas para o Brasil usando fretes como epacket ou Priority USPS, pode ser interessante do ponto de vista do tempo de entrega.
Existem situações nas quais esta manobra pode ser bastante útil, como a maior parte dos redirecionadores oferecem um bom tempo de armazenagem, usar um redirecionador por algum tempo para armazenar e enviar as encomendas pode ser útil.
Você poderia usar a estratégia de ter um pequeno estoque nos EUA para enviar numa modalidade quase drop Shipping para o Brasil.
Neste caso o redirecionador enviaria para você por um frete mais ágil que as modalidades disponibilizadas na China.
Encontrando seus fornecedores
Um ponto importante de quem vai iniciar neste modelo de vendas é ter fornecedores confiáveis, para isso existem alguns métodos que eu recomendo:
1-Indicação de conhecidos e amigos que tenham comprado de algum fornecedor de qualidade.
2-Dicas de sites confiáveis como o CompraNoExterior.
3-Assinatura de um dos dois diretórios de fornecedores que recomendamos aqui : Salehoo e WorldWideBrands, recomendo que leiam directory-of-certified-wholesalers-o-pulo-gato
Drop Shipping em sua própria loja
Se ao contrário de vender no marketplace você fizer a venda em seu próprio site, ai você poderia dar mais opções para o cliente, pois neste caso você não estaria obrigado a seguir as regras do MercadoLivre ou outros marketplaces brasileiros.
Nestes casos você poderia dar vantagens para quem fizesse a opção pelo drop shipping, mas já deixando claro que a entrega seria muito mais demorada.
É muito importante que seu cliente esteja ciente dos prazos e da possível cobrança de impostos de importação.
Neste caso o cliente teria duas opções, ou comprar mais caro uma mercadoria já no Brasil, ou compra na modalidade drop shipping que seria mais barata e mais demorada.
Esteja preparado para os clientes de drop shipping
É preciso ter muita paciência quando usamos esta modalidade de venda, eu sei bem do que estou falando.
Observe os comentários aqui no site, são centenas de pessoas reclamando de atrasos em encomendas vindas da China, eu que não vendi nada tenho que tratar deste tipo de reclamação, agora coloque-se no lugar do vendedor que vai tratar de todos estes problemas.
Quando vendemos usando esta forma de entrega, perdemos muito do controle da mercadoria, e temos que estar aptos a tratar das frustrações dos compradores.
Vender por drop shipping problemas em potencial:
1-Atrasos sobre os quais você não tem controle algum, podem gerar muitas reclamações, muitas pessoas não estão preparadas para lidar com este tipo de pressão.
2-Controle sobre a qualidade do produto, mesmo usando fornecedores de qualidade, você não tem como ter certeza se tudo foi feito da forma certa, afinal não foi você que embalou e enviou.
3- Trocas, um ponto que muitos que optam pelo drop shipping não avaliam, são as questões de garantias e trocas, imagine que algo chegue com defeito, com certeza o frete de retorno para China ou para outro país vai ficar mais caro que o próprio produto, pode ser interessante ter algumas unidades de produtos que você vende em estoque no Brasil para trocas.
4- Impostos, é preciso deixar claro que como a mercadoria está sendo importada pode ocorrer cobrança de impostos, deixe claro para o cliente que ele é o responsável pelo pagamento dos impostos.
5-Deixe claro para seu cliente o que ocorre se ele não receber a mercadoria, se ele vai pagar o frete, se vai ter opção de reembolso etc,,, é preciso deixar tudo muito claro evitando aborrecimentos futuros, pois muitos compradores recusam a mercadoria quando percebem que ela foi tributada.
6-Produto em falta no fornecedor, quem vende por drop shipping pode em algum momento passar pela situação de vender algo que ficou sem estoque no fornecedor, como no modelo de vendas por drop shipping você vende uma mercadoria que não está em seu estoque, e sim no estoque de seu fornecedor, podem ocorrer situações do produto acabar depois de você ter efetuado uma venda, não é muito comum de ocorrer este problema, mas quando ocorre cria situações desagradáveis.
Conclusões sobre o drop shipping
O texto acima ter por objetivo principal chamar sua atenção para os problemas relacionados ao drop Shipping que a maioria dos cursos e informações disponíveis na internet não alertam.
Nosso objetivo é o de ser um contraponto, mostrando os possíveis problemas deste método, não precisamos destacar as qualidades e vantagens de usar drop Shipping, elas são evidentes e muito conhecidas, precisamos levantar os problemas que são geralmente deixados de lado.
Tendo isto em vista podemos destacar como principais pontos do drop shipping:
1- Método no qual não se precisa ter um estoque físico(com tudo que isso representa de vantagens e desvantagens)
2-Diminuição da necessidade de empregados, afinal toda parte de logística será realizada por outra empresa, sua empresa poderia se restringir a apenas uma única pessoa, você mesmo.
3-Problemas de atraso nas entregas, muito frequente em encomendas vindo da China.
4-Necessidade de tratar reclamações de clientes em função do atraso.
5-Perda de controle sobre o envio e sobre como foram embaladas as encomendas.
6-Necessário deixar definido de quem é a responsabilidade no pagamento do tributos de importação que venham a ser cobrados, acreditem muita gente cria problemas com isto.
7-Necessidade de avaliar se será necessário um estoque local, para atender os clientes que não aceitem esperar tanto pelas entregas vindas de outros países.
8-Avaliação sobre a possibilidade de triangular suas encomendas, usando redirecionadores nos EUA.
Links complementares
compranoexterior.com.br/triangulacao-na-importacao
compranoexterior.com.br/drop-shipping
compranoexterior.com.br/drop-shipping-e-ilegal
Ótimo artigo Fabricio, como sempre!!! =)
Para falar a verdade, eu venho buscando desenvolver o drop shipping sem saber! Descobri que existe um nome técnico para isso neste seu artigo! Já estou varrendo a WEB buscando mais informações!
No meu caso busco vender roupas vindas da China! Muita luta e pouco retorno (em meses só vendi 3 peças, rs)! Mas estou ainda tentando encaixar todo o projeto da minha loja virtual! A barreira é justamente encontrar formas de driblar todos esses problemas que citou (demora, tributos, etc)!
Muito bom! Sou fã do seu site e trabalho! Pena não ter alguém como você ao lado ajudando a desenvolver os trabalhos, rs…
Forte abç e até mais! =)
Você falou algo que sempre converso com outras pessoas da área , você falou algo que diz muito sobre sua loja , “em meses só vendi 3 peças” isso indica por exemplo duas coisas que estão ocorrendo em sua loja :
1-Poucas visitas
2-Falta de confiança de possíveis compradores
Estes são problemas que afingem muitas lojas online, o problema de falta de confiança pode ser reduzido oferecendo formas de pagamento que deem mais segurança ao comprador , como por exemplo Paypal.
As poucas visitas podem ser corrigidas com trabalho de longo prazo, um trabalho de SEO usando métodos aprovados pelo Google , sem visitas não adianta ter o melhor site do mundo, pois ninguém vai ficar sabendo , invista também em um bom tema , uma loja bem construída é o primeiro passo para gerar confiança em seu cliente olhe por exemplo este tema profissional https://my.studiopress.com/themes/jessica/#demo-full
Fala Fabrício, Tudo jóia.? Mais uma vez por aqui para tirar umas dúvidas…
Desculpas pela ignorância, mas como funciona de fato essa modalidade de Operação(DropShipping).?
Exemplo.: dia desses numa comunidade do Facebook vi usuários que vivem no Exterior abordando pessoas que gostariam de Comprar um determinado Produto do Exterior… Pelo que entendi, o Consumidor informa os produtos e esse Vendedor que está situado nos “EUA” enviaria os produtos para o destino final(Comprador)… Detalhe.: se não me engano o Comprador faria o pagamento pelo Mercado Livre.., é isso mesmo.? Se sim, mas como, se o Vendedor está situado no Exterior.? Quem faria a entrega ao Comprador.?
Essa operação é a Famosa Drop Shipping.?
Desde ja, agradeço sua atenção.
Abraços
Não, isso seria mais compatível com redirecionador pessoa física
Excelente artigo, Fabricio. Fiz drop shipping (triangulação com Shopfans) várias vezes no ano passado, antes da “crise” de atrasos dos Correios. Tudo funcionou perfeitamente bem, com prazos de entregas razoáveis e com a satisfação dos meus clientes em saber que a mercadoria tinha procedência americana e não chinesa e que chegava dentro do esperado. Porém quando os Correios resolveram “chutar o balde” das entregas e os prazos começaram a passar de 4 meses, descontinuei a prática e investi um valor considerável em estoque. Hoje, programo a reposição do meu estoque tendo sempre em mente que o prazo de entrega dos Correios pode ultrapassar 6 meses. Mas quando se trata de algo muito urgente, uso a DHL e a Fedex, estas sim, confiáveis e com prazos extremamente curtos.
Abraço.
Obrigado pelo relato , no final de 2017 as coisas ficaram realmente confusas , mas tenho notado nos últimos meses que o frete epacket tem atendido muito bem , geralmente em menos de 30 dias , mas o mais seguro é ter o estoque no Brasil mesmo.