Correios rastreamento internacional
Este tema de Correios rastreamento internacional é algo tão recorrente aqui no site, que resolvi fazer um artigo exclusivo sobre o assunto.
Vamos falar sobre os atrasos na entrega de encomendas internacionais, vamos falar um pouco dos fretes que causam mais preocupação nos consumidores, se você está com problemas com sua encomenda importada leia nosso artigo até o fim, te garanto que ao final deste artigo você estará mais tranquilo.
Primeiramente eu gostaria de falar um pouco de mim, afinal se você está preocupado com seu pacote que não chega, é importante que você saiba que quem está escrevendo este artigo já passou por essa mesma experiência centenas de vezes, afinal de contas para você se consultar com alguém é importante que essa pessoa tenha experiência no assunto.
Vamos lá então, caros leitores para quem não sabe eu sou Fabrício e importo mercadorias há muito tempo, desde o primórdios das lojas online. Tenho esse site exclusivo sobre compras no exterior, que recebe milhões de visitas anuais e que já vai para 6 anos em operação, além disso temos dezenas de milhares de comentários de leitores que vem aqui e compartilham suas experiências.
Com tudo isso que falei acima, eu formei um bom conjunto de informações e experiências sobre importações, e baseado nessa experiência eu vou compartilhar com vocês algumas coisas que aprendi ao longo dos anos.
Quando um leitor vem aqui e comenta um assunto que aconteceu com ele, aquela informação fica ali como base de todo o conhecimento do site, quando acontecer algo parecido novamente basta consultar aquele comentário e relembrar do ocorrido.
Mas o meu pacote vai chegar quando?
Esta é a pergunta que eu mais leio aqui juntamente com a outra pergunta muito frequente de: será que eu vou ser taxado?
É verdade que o ser humano é curioso e quer respostas para suas dúvidas, mas tem horas que eu fico espantado.
Minha gente, respondendo a esta pergunta podemos dizer que: você só vai ter uma certeza no prazo da entrega de sua encomenda se utilizar fretes tipo courier(DHL,Fedex ,TNT e equivalentes), e mesmo assim se não ocorrerem situações atípicas.
Quando temos uma encomenda enviada utilizando fretes postais como USPS,China Post , Hong Kong Post e outros do mesmo tipo a previsibilidade e o atendimento dos prazos é meramente um indicativo de prazos médios, que quase nunca são atendidos.
Quer dizer que as lojas mentem os prazos ?
Não exatamente, mas na prática sim. Essa resposta é meio esquisita, mas vamos evoluir no raciocínio.
Imagine que você é um redirecionador de encomendas, ou uma loja qualquer:
A USPS ou outras empresas de transporte vão te informar que o prazo médio de entrega de determinado frete é de 6 dias úteis, e ai qual o resultado disso em relação a gente aqui no Brasil?
O resultado é que as empresas de transporte informam muitas vezes os prazos de entrega baseados na média mundial, e não na média brasileira, ai você que leu na loja que o USPS Priority dela seria entregue entre 6 e 10 dias úteis, fica preocupado quando percebe que já tem 30 dias e seu pacote ainda não chegou.
Então a primeira coisa que eu tenho para dizer, quando você está preocupado com esses prazos é que:
Esqueça esses prazos, eles raramente são atendidos, acredito que mais de 90 % das encomendas internacionais que chegam no Brasil sejam entregues com atrasos consideráveis.
A loja não me responde
Mas ai você me fala: eu mandei várias mensagens para meu redirecionador/loja e eles não me responderam ainda.
Imagine uma loja ou redirecionador que envia centenas de pacotes por dia para um país, ficar respondendo a todos os brasileiros que estão preocupados com atrasos em suas encomendas.
Você teria que ter um batalhão de funcionários só pra isso, e os custos seriam enormes, então as respostas das lojas e redirecionadores nesse caso são lentas por causa do grande volume de solicitações idênticas.
Muitas lojas param de enviar pro Brasil por causa desse comportamento dos brasileiros, comportamentos que causam grandes demandas das lojas e redirecionadores, evite demandas desnecessárias para os lojistas, em muitos casos eles simplesmente param de enviar pro Brasil tamanha é a demanda causa por brasileiros ansiosos.
90% das lojas são honestas e enviam de forma correta seus pacotes, o maior problema dos atrasos em encomendas enviadas para o Brasil são nossos gargalos na Receita, vamos falar mais disso a frente.
Meu pacote foi extraviado? já tem mais de 30 dias e não aparece nada novo.
Existem vários motivos para isso acontecer, muitas vezes as empresas de transporte usam rotas mais econômicas de envio, e a encomenda demora muito para chegar no Brasil, em muitos casos encomendas dos EUA são enviadas para países europeus para depois serem enviadas para o Brasil, logicamente isso acrescenta alguns dias no transporte.
Outro detalhe que pode atrapalhar principalmente nos fretes de baixo custo, é o rastreamento precário, em resumo, se você contrata o frete mais barato as informações que vão aparecer no rastreamento de sua encomenda serão as mais limitadas possíveis, e ai você fica no escuro sem saber onde sua encomenda está realmente.
Outro ponto importante que levantamos em nosso artigo sobre rastreamento de encomendas tem relação com fretes que só podem ser rastreados fora do Brasil, e que quando chegam aqui perdem a possibilidade de serem rastreados, este também é outro ponto que gera centenas de dúvidas aqui no nosso site.
Esta é uma características de alguns airmails oferecidos por empresas de redirecionamento de encomendas, então se você escolheu enviar por airmail esteja preparado para atrasos, e para não conseguir rastrear sua encomenda.
Se não está preparado para isso escolha outros tipos de frete com rastreamento mais eficientes.
Vou receber meu pacote?
Você provavelmente vai receber seu pacote, o prazo pode variar bastante, mas os pacotes que são extraviados não são em um número tão grande como pode parecer.
No meu caso por exemplo eu acredito que de todos os pacotes que eu tenha enviado, algo em torno de 1 % tenha sido extraviado, forçando muito os números algo em torno de 2%.
Apesar da gente ver muitas mensagens com preocupações sobre atrasos em encomendas internacionais, são pouquíssimos os relatos de pacotes extraviados.
Então fique tranquilo, pois seu pacote vai demorar e atrasar na maioria dos casos, mas dificilmente será extraviado.
A título de exemplo eu recentemente recebi um pacote enviado por airmail que bateu todos os recordes de atraso, ele levou 5 meses e 27 dias, era um HD portátil, que eu já achava que tinha extraviado, mas para minha surpresa me foi entregue em minha caixa postal quando eu já não tinha mais esperanças.
Então minha dica é relaxem, pois demora, mas quase sempre é entregue.
Os gargalos que atrasam sua encomenda
Os gargalos no Brasil são responsáveis por praticamente todos os atrasos nas entregas das encomendas importadas, vamos fazer uma analogia:
Você tem uma Ferrari de última geração que dá 350 Km/h, ai você vem andando pela rodovia numa boa velocidade, mas de repente você precisa passar dentro de São Paulo no horário do rush.
Sinto muito, mas um fusquinha 66 que estiver do seu lado vai andar praticamente na mesma velocidade que você.
Com encomendas internacionais ocorre algo parecido, você contrata um frete EMS que em teoria é muito rápido, ele chega no Brasil muito rápido e você acha que vai receber o pacote em menos de uma semana, ai ele cai no gargalo da Receita, e algum auditor decide que vai examinar mais de perto seu pacote, afinal ele é um EMS, e ali podem existir mercadorias de alto valor, resultado o rápido se tornou lento.
Eu já vi dezenas de vezes pacotes USPS Priority serem entregues mais rapidamente que pacotes EMS, quando na verdade a situação mais esperada seria o contrário.
Não é sempre que o EMS agarra na Receita, mas isso ocorre com uma certa regularidade.
Outro gargalo que ocorre tem relação com as épocas de grande volume de importações, como as de final de ano, nestes períodos é normal ocorrerem acréscimos nos atrasos.
Podem ocorrer aumentos nos prazos de entrega quando uma encomenda vai para alguma agência governamental, muitas mercadorias podem ser direcionadas para Anvisa ,Ibama , Exército e outros, o resultado sempre será um atraso ainda maior.
Qual o prazo para Receita liberar minha encomenda
A Receita fala em até 90 dias, convenhamos colocar um prazo tão amplo acaba por funcionar como se o prazo não existisse, e é mais ou menos isso que ocorre.
Quando olho meus rastreamentos eu vejo: pacotes que ficaram apenas horas com a Receita e logo foram liberados, e outros que ficaram meses para serem liberados.
Quando prazos tão amplos são usados ficamos no escuro e nunca vamos saber exatamente quando uma encomenda vai ser liberada, é assim que funciona, e quando alguém me pergunta quanto tempo ainda leva pra ser entregue, eu tenho que colocar minhas habilidades de vidente em funcionamento.
Os gargalos na Receita contribuem mais que os dos Correios
Este também é um ponto interessante, a Receita é a maior responsável pelos atrasos nas entregas, podemos dizer que os Correios não são os grandes responsáveis pelos atrasos, e depois da encomenda entregue para os Correios a coisa acontece de forma muito mais rápida, seguindo praticamente os mesmos prazos de entregas de encomendas nacionais.
É importante destacar que nos estados que cobram ICMS nas importações como MG, RS e SC, ainda teremos o prazo para que seja emitida a guia do ICMS, essa guia também causa um pouco de atraso nestes estados, nos outros estados não vamos ter esse adicional.
Posso fazer algo para agilizar meu processo
Pode, mas geralmente a eficiência dessas medidas é quase nenhuma, você pode mandar mensagens para ouvidoria da Receita e fazer pedidos de informações nos Correios, eu particularmente não faria nenhuma das duas coisas, só faria isso em casos muito particulares com atrasos acima de 90 dias . Esse é o tipo de coisa que quanto mais a gente futuca, mais fede.
Minha recomendação é a de deixar as coisas fluírem naturalmente, o ideal é não chamar muita atenção para você.
Como não sofrer com atrasos nas entregas
A boa notícia é que existe uma forma de não sofrer com esses atrasos nas entregas de encomendas importadas, a parte ruim é que geralmente é mais caro que usar os fretes postais como USPS e China Post .
A solução é bem simples e se resume a utilizar empresas de courier como DHL, Fedex e TNT essas empresas por serem expressas usam “caminhos” diferentes, e liberam as mercadorias geralmente atendendo os prazos que elas mesmo determinam.
Importante destacar que essas empresas fazem tudo dentro da lei e não vão te ajudar a cometer atos ilegais como subfaturar, mas quando a sua encomenda está declarada de forma correta, e você não está enviando nenhum produto que necessite de autorizações de agências do Governo a liberação é a jato, e dependendo da cidade onde você mora a entrega pode ocorrer em menos de uma semana.
A parte ruim das empresas de courier é o preço geralmente elevado do frete, e os impostos um pouco maiores por causa do ICMS que é sempre cobrado, mas para quem quer garantia de prazo é uma excelente opção , uma opção de courier barato é o Shopfans Brazil Express, caso queiram simular o valor deste frete acessem o link br.shopfans.com/costs.
Conclusões
Atrasos em encomendas vindas do exterior são mais que normais, são quase que uma constante universal, na maioria das vezes não há muito a ser feito além de esperar.
A única forma de ter uma encomenda internacional entregue no prazo estipulado é por meio das empresas de courier, sem utilizar esse tipo de empresa você nunca saberá ao certo quando sua encomenda será entregue.
Como último comentário eu diria que quem quer importar precisa estar preparado para lidar com atrasos, isso faz parte de qualquer importação, se você não lida bem com isso melhor comprar em lojas brasileiras.
Bom diaaa
Estou com uma dúvida, o rastreamento da minha encomenda no site da shipito está o seguinte:
…
10/22/2019 Rio De Janeiro, Brazil Departed
10/24/2019 Brazil Processed Through Facility
10/24/2019 Brazil Customs Clearance
Já o rastreamento dos correios CY11…..78US, está o seguinte:
19/10/2019 23:43 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA / Objeto encaminhado
de País em ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA / para País em Unidade de Tratamento Internacional / BR
Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto.
19/10/2019 23:43 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA / Objeto recebido na unidade de exportação
Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto.
19/10/2019 14:37 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA / Objeto postado
Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto.
Preciso enviar alguma informação para os correios?
Obrigada
Faça o cadastro no minhas importações dentro do site dos Correios e lá dentro do sistema busque pelo código de seu pacote , se estiverem pedindo algo lá vai aparecer
o link do Minhas importações é https://www.correios.com.br/encomendas-logistica/minhas-importacoes
Boa noite amigo…O que significa quando o objeto foi transferido para classificação domestica? Isso após chegar na alfandega Brasileira….Desde já agradeço!
Não tenho visto esse tipo de código e busquei nos códigos dos Correios e não achei esse , pode ser algo novo, mas acho que não seja nada para se preocupar por enquanto
Em Trânsito – Arrived at Post sorting center., BRA no meu rastrei aparece assim o que quer dizer . E parou o rastreio na data 6/09 , previsão de chegada da mercadoria 16/10 . preciso de ajuda
Kelly seu código funciona nos Correios brasileiros? Quando a gente rastreia em sites de rastreamento ou nos Correios de origem a informação fica vaga como esta que você postou , tente rastrear em nossos Correios se possível
Bom Dia Fabrício,
Poderia me auxiliar em relação a minha encomenda. O número de rastreio é SYWH000679571, este tipo de encomenda não é rastreável no Brasil? Agradeço se puder me esclarecer se a encomenda está com algum problema ou só aguardar pois está tudo “normal”. A compra é de um drone de 300 reais efetuada no Wish. Consultando no https://pt.trackitonline.ru/?service=track aparece:
02.09.2019 13:06
Pré-alerta para
Brazil
04.09.2019 12:02
Enviado para
Aceitação
Brazil
06.09.2019 18:17
Partiu
Sunyou Facility
Brazil
07.09.2019 10:58
Partiu
Aeroporto de Hong Kong em Hong Kong
08.09.2019 08:43
Shenzhen China Post Express Logística Co., Ltd. Shenzhen International Express Branch recebeu o recibo (distribuído Li Yongchao)
08.09.2019 08:43
Postagem
Guangdongshengshenzhenshi Xgzkltb
08.09.2019 08:43
Objeto postado
08.09.2019 16:44
Saiu da China Post Express Logistics Co., Ltd. Shenzhen International Express Branch Company, enviado para Shenzhen International Mail Exchange Bureau
08.09.2019 16:44
Despachar do Centro de Classificação
Guangdongshengshenzhenshi Xgzkltb
09.09.2019 01:26
Chegada ao país de destino
09.09.2019 01:26
Objeto encaminhado
09.09.2019 01:32
Deixando a cidade de Shenzhen para Curitiba
09.09.2019 01:32
Despachar do Centro de Classificação
Guangdongshengshenzhenshi 51805300
Desde já, grato pela atenção.
Não consegui gerar código que funcione no Brasil
Minha encomenda não chegou. Esta “atrasada ” da data máxima combinada.
Mudei de cidade, o que fazer?
– Recusar o recebimento?
– repassar ao vendedor as despesas de novo reenvio?
-solicitar meu dinheiro de volta?
Muito obrigada!
Negociar com esse vendedor , a negociação deve se basear na recusa do recebimento e na devolução do valor gasto, os termos do acordo você deve ajustar com ele
Fiz uma compra na whish
Fui rastrear o produto deu a seguinte mensagem
Falando que foi enviado para International Mail Exchange. Oque isso significa ?
Alguém me dá um help pfr
Foi direcionado para nossos Correios , ou seja está seguindo a rota para o Brasil
VR054066380YP gostaria de sabe aonde se encontra esse produto?
seu objeto está retornando para o remetente use o código LM676574076CN para acompanhar , para conseguir esse código foi usado o site http://track.yw56.com.cn/en-US
Boa tarde! Meu código de rastreamento no wish começa com varias letras BLGKH0…………YQ, questionei sobre isso e me disseram que era o código de rastreamento internacional. Meu pedido era pra chegar até o dia 10/08. Você já viu algum código assim?
Já vi, tente usar os sites de rastreamento que coloquei no link https://compranoexterior.com.br/rastrear-encomendas/
Fabrício, conforme relatei, Pedido: #2183 Cod. LL402912054CN, os correios daquí, Guarapari- informaram que estava em outro nome e não o meu Giancarlo, novamente peço desculpas pelo importunio, mas estava pensando em comprar um drone mas como é da mesma empresa estou cabreiro…
Efetuei uma compra pelo Mercado Pago ( WOM ELETRONICOS) em maio de 2019, estava acompanhando a encomenda , mas vi que foi parar em PACARAIMA-RR, Av.Brasil, 275 ( correios), tentei varias vezes o telefone e ninguem me atendeu, vi que a mercadoria foi devolvida para DEPARTURE EXPORT CUSTOMS.SÃO PAULO. – Meu pedido : #2183 Cod.Rastr. LL402912054CN – meu endereço Av.Praiana, 718/301 Guarapari/ES – Será que vou receber minha compra. Agradeço a atenção.