Como ganhar dinheiro minerando Bitcoins

Com a ascensão dos Bitcoins como método de pagamento em todo o mundo, se abrem novas possibilidades de se fazer dinheiro, hoje quem investe em Bitcoins está tendo ganhos anuais bastante expressivos.

Se você não sabe nada sobre Bitcoins, leia nosso artigo sobre o assunto clicando aqui.

Hoje existem basicamente 3 formas de se ganhar dinheiro usando Bitcoins:

1-Especulando com a compra e venda da moeda;

2-Recebendo Bitcoins  como forma de pagamento, e esperando sua valorização;

3-Minerando essas moedas.

Hoje vamos falar sobre como ganhar dinheiro minerando Bitcoins.

Eu estou minerando Bitcoins na nuvem, e estou muito satisfeito com a rentabilidade, ao longo do texto você vai entender melhor o que é minerar Bitcoins na Nuvem.

O Assunto mineração de bitcoins, pode ser difícil de entender para uma parcela muito grande da população, tentarei simplificar esse assunto de forma, que até uma pessoa sem qualquer conhecimento técnico, consiga entender o processo. 

O que é mineração de Bitcoins?

De forma muito simplificada minerar Bitcoins não é nada além que emprestar recursos computacionais para Rede Bitcoin, em troca de uma quantidade de Bitcoins. 

Imagine que seu computador especializado em mineração, faria parte da rede Bitcoin, validando as transações com Bitcoin, em conjunto com outros milhões de mineradores pelo mundo.

Como o Bitcoin é um projeto de código aberto ele não possui um datacenter próprio como o Google ou Facebook, então eles precisam de “voluntários” para fazerem esse serviço de datacenter decentralizado.

Dai a necessidade de mineradores, os mineradores seriam então um tipo de datacenter, que processa essas transações de forma decentralizada.

A forma de incentivar esse trabalho “voluntário” foi pagando os mineradores com novos Bitcoins que são gerados, cada minerador recebe proporcionalmente pelo seu trabalho dentro da rede.

Como minerar Bitcoins

Quando a rede Bitcoin começou em 2009 era perfeitamente possível minerar Bitcoins em um computador caseiro e ter bons resultados.

Hoje em dia isso não é mais possível, sendo necessários computadores altamente especializados e caros, abaixo temos uma imagem de uma dessas máquinas especializadas em mineração de Bitcoins:

 

A maquina acima é uma Antminer S9 produzida pela Bitmain, uma das grandes fabricantes de máquinas mineradoras de Bitcoins.

O modelo acima é vendido no site do fabricante por 1500 dólares, mas é encontrado no varejo por mais de 3 mil dólares.

Como vocês podem notar, minerar Bitcoins tem um custo inicial elevado, e aqui estamos considerando apenas o custo do equipamento, não levando em conta o custo da eletricidade.

A máquina acima consome 1375 watts(bem parecido com um ar condicionado de 12 mil BTus), consumo que mensalmente representaria 990 KW/h por mês, seria uma baita conta de luz. Considerando o preço do KWh em 0,75 Reais, teríamos um custo com energia de  742 Reais por mês, vai encarar?

Vale a pena minerar Bitcoins em casa no Brasil?

Esta é a pergunta que não quer calar, muitos daqueles que pensam em minerar Bitcoins em casa tem essa dúvida, vamos fazer algumas contas pra chegar nas respostas.

Primeiramente é preciso saber quanto uma mineradora como a S9 pode produzir de Bitcoins por ano, e a que custo, para saber quanto essa mineradora pode produzir, usarei dados de uma mineradora na nuvem na qual eu minero, a HashFlare.

Quanto uma S9 produz por ano

Observem na imagem abaixo quantos Bitcoins são gerados usando o pool Slush em conjunto com a Hashflare, vamos explicar o que vem a ser um pool logo a frente.

Acima temos uma imagem da qual podemos tirar o valor minerado por 1TH/s, que é igual a 0,0001933 BTC por dia, esse valor varia diariamente e ao longo do ano pode subir ou cair, a previsão de rendimento ao lado se baseia nos 35,54 TH/s e não no 1 TH/s.

O valor de TH/s é uma medida da capacidade da máquina mineradora, quando mineramos BTCs, essa é a unidade padrão que devemos estar atentos.

Para sabermos quanto a mineradora S9 pode produzir de BTCs por ano, basta multiplicarmos esse valor de 0,0001933 por 365 dias, e depois por 14, essa mineradora tem 14TH/s.

Fazendo estas contas temos o resultado de 0,9877 BTC  gerados por ano, neste equipamento, usando este pool.

Fazendo umas contas adicionais, temos que ela gasta de eletricidade por ano no Brasil algo em torno de 8904 reais(trabalhando 24 horas por dia).

A máquina custa na Bitmain cerca de 1500 dólares, se fizermos mais umas contas, vamos chegar em valores aproximados de uns 9600 Reais para importar esse equipamento, fiz as contas de forma aproximada.

Como o Bitcoin vale hoje cerca de 6 mil dólares, teríamos no primeiro ano um valor gerado de cerca de 18900 Reais contra um custo de 18504 Reais.

Ou seja, no primeiro ano você não ganharia quase nada com essa máquina, mas nos anos seguintes seria possível ter um lucro com esse equipamento. Isso claro se forem mantidas as cotações do Bitcoin nos patamares atuais, e considerando a rentabilidade atual, essa rentabilidade pode mudar ao longo do tempo.

 Respondendo a questão

Fica claro acima nas contas que fiz, que no primeiro ano você não ganha praticamente nada e pode até ter prejuízo na mineração caseira, além disso, é preciso ter algum conhecimento de informática para montar a fonte na máquina e configurar a mineração.

Se eu tivesse escrito esse artigo no começo do ano eu falaria que não valeria a pena minerar Bitcoins em casa no Brasil, mas hoje podemos ver que esse tipo de mineração pode ser lucrativa, se o Bitcoin continuar em alta, observe o gráfico do Bitcoin ao longo do tempo:

Pools de mineração

A forma mais simples de explicar os pools seria fazendo uma analogia com uma cooperativa, a ideia do Pool é a de dividir os ganhos entre seus participantes, de forma proporcional ao seu trabalho na validação dos blocos.

Um pool divide os ganho, mas o mais importante de um pool é dividir os riscos, um pool facilita o processo e ganhar Bitcoins por meio da mineração.

A grosso modo minerar bitcoins nada mais é que validar transações na rede, para isso você precisa resolver um problema computacional, quem resolve o problema primeiro, ganha um premio em uma quantidade de bitcoins.

Seria como uma corrida de 100 metros rasos, onde apenas quem ganha leva tudo. Então surgiram os pools, onde a ideia é diferente, seria como uma corrida de revesamento, onde quando a equipe ganha, todos os participantes desta equipe recebem um pedacinho do bolo.

Hoje temos vários pools de mineração, para termos sucesso na mineração devemos escolher um destes pools, no caso da mineração na nuvem muitas vezes a própria mineradora já escolhe o pool pra você, essa é a forma mais garantida de ter sucesso na mineração, atualmente a distribuição de Bitcoins minerados por dia por pools está representada abaixo:

Importante destacar que nem sempre estar no pool com maior percentual de Bitcoins, significa ter uma maior rentabilidade, eu por exemplo uso o Slushpool que tem 8,1% dos blocos, mas no meu caso teve rentabilidade maior que a de outros Pools com maiores percentuais.

Um pool com alto percentual, pode ter esse alto percentual devido a um número enorme de participantes, quando se divide o bolo, a fatia que um Pool com 19% paga, pode ser menor que a de um Pool de 8%.

Em resumo, um pool menor pode ser mais eficiente para seus usuários que um grande pool, mesmo o grande pool conseguindo mais bitcoins diariamente.

Minerar Bitcoins é uma atividade de risco

Evidentemente que sim, Bitcoin é uma moeda digital que pode sofrer variações de preço que tornem a atividade não lucrativa, é preciso enxergar a mineração de Bitcoins como a compra de uma ação, ou a aposta em uma moeda, você pode ganhar muito, ou também pode perder bastante.

Não é recomendável investir uma parte muito grande de seu patrimônio neste tipo de investimento, eu não colocaria mais de 10% de meu patrimônio, e recomendo o mesmo para quem estiver lendo esse texto.

Investimentos de risco devem ser limitados sempre, igual você não deve coloca seu patrimônio todo em apenas uma única ação de empresa, o mesmo vale no caso dos Bitcoins. 

A cotação do Bitcoin está subindo com vigor nos últimos anos, mas não se pode falar que uma rentabilidade passada, seja garantia de uma rentabilidade futura. Então pense nisso.

Quais as outras formas de minerar Bitcoins 

Uma outra forma de minerar Bitcoins é a mineração na nuvem, existem empresas especializadas neste tipo de serviço, essas empresas “alugam” máquinas como a S9 mostrada acima, e cobram uma taxa pela manutenção.

Elas repassam os Bitcoins gerados por estas máquinas para o minerador, descontando o valor da manutenção e energia gastos.

A maioria das mineradoras na nuvem está em países de clima frio e energia barata como: Islândia, República Tcheca, China e EUA.

Como o maior custo da mineração é o de eletricidade esses países são os locais ideais.

Quais as vantagens de minerar na nuvem 

A vantagem mais evidente é a de não ter que entender nada de hardware nem de configuração, basta pagar o plano e começar a minerar, as empresas de mineração cuidam de todo o resto.

Você também na mineração na nuvem pode iniciar o processo de imediato, já na mineração convencional , é preciso importar os equipamentos e esperar a entrega, que pode levar um bom tempo.

Então a principal vantagem é investir sem ter que se preocupar com questões técnicas, minerar na nuvem é simples e rápido, basta ter um cartão internacional ou Bitcoins para pagar pelos planos. 

Existem mineradoras honestas

O problema é que quando falamos de dinheiro sempre vão aparecer empresas desonestas, que acabam criando uma fama negativa para todas as empresas,inclusive para aquelas que trabalham de forma honesta.

Então existem empresas honestas que vamos falar ao longo do texto, mas existem muito mais empresas desonestas, então é preciso ter cuidado.

Eu não boto minha mão no fogo por nenhuma mineradora no mundo, mas se fosse ter que escolher duas para recomendar eu recomendaria a Genesis e a Hashflare. Ambas são boas empresas e dão uma boa rentabilidade, muito maior que qualquer investimento convencional, inclusive ações.

Eu gosto destas duas empresas por motivos diferentes, a Hashflare é uma empresa do grupo Hashcoins, que produz máquinas de mineração em Bitcoins, ou seja, eles são uma empresa de ponta a ponta na cadeia Bitcoin. Isto dá mais segurança, pois como eles estão presentes em todas as etapas,  dificilmente iriam cometer erros na parte da mineração na nuvem.

No caso da Genesis temos como pontos a seu favor o fato dela ser a maior mineradora do mundo na atualidade, outro fato positivo é que a equipe mostra a cara em vários vídeos, mostram as instalações e tudo que atesta que eles tem um negócio honesto.

Então se você quer ir pelo caminho da mineração na nuvem comece com uma dessas duas empresas, com certeza você estará naquilo que existe de melhor em mineração nas nuvens.

O processo de verificação de compra nas mineradoras de Bitcoins

Todas as mineradoras são muito rigorosas na questão da verificação do pagamento com cartões de crédito, a verificação se parece em muito com a verificação que é feita quando se adiciona um cartão de crédito no paypal. A Hashflare por exemplo solicita que a pessoa que compra seus planos forneça um código que ela coloca junto de seu nome na fatura do cliente, na verdade um código de 4 dígitos. Funciona assim, observe a imagem abaixo:

Acima temos os 4 dígitos usados na verificação circulados de vermelho e abaixo eles estão entre dois *

 

No meu banco o BB e no caso do uso do cartão Ebanx, é possível ver a informação de imediato, no BB na próxima fatura e no Ebanx gerando extrato do mês corrente, sem fazer essa verificação a compra não é aprovada.

Observe também que na fatura a cobrança pode aparecer como Hashflare ou Hashcoins(são na verdade empresas do mesmo grupo).

No caso da mineradora Genesis o processo de verificação segue a mesa lógica.

Quanto se pode ganhar minerando Bitcoins na nuvem

Esta é sem dúvida alguma a questão chave de tudo, então vamos fazer algumas contas. Na primeira imagem que utilizei no começo do post eu usei uma tela gerada no dia 24-10-17, como este artigo foi sendo escrito ao longo dos dias eu já tenho novos dados para simularmos, observem a imagem abaixo:

Acima temos um exemplo de minerador que comprou 35,54 TH/s na Hashflare, a primeira pergunta que devemos fazer é sobre quanto custam esses 35,54 TH/s, e qual a rentabilidade depois de descontadas as taxas de manutenção da Hashflare.

A previsão de rendimento onde é mostrado um ganho anual de 14023,45 dólares não considera essa taxa, isto faz a rentabilidade cair bastante, mas mesmo assim é uma boa taxa de retorno, vocês vão ver isso nos cálculos.

O custo dos 35,64TH/s é calculado multiplicando 35,54 por 150 $ que é o custo de 1 TH/s na Hashflare, temos então o custo de 5331 dólares para termos esses 35,54TH/s. É um custo alto, mas se compararmos com o valor gerado seria uma boa margem de lucro, mas lembre-se da taxa de manutenção que eu falei, ela deixa a rentabilidade bem menor que esses 14 mil dólares.

Observem os dados abaixo marcados pelas setas vermelhas , eles são a taxa de manutenção e a produção de Bitcoins do dia:

Temos então uma geração com essa quantidade de TH/s de 0,0066828 e uma taxa de manutenção de 0,00215182 , desta subtração temos um saldo líquido diário de 0,00453098, um valor consideravelmente menor que os 0.0066828 diário informado na previsão de rendimento, que não considerou a taxa de manutenção, extrapolando esses dados para o período de um ano teríamos: 1,6538 BTCs gerados no ano.

Como a cotação do Bitcoin de hoje dia 29-10-17 está em $5,753.28 teríamos um valor gerado ao final de um ano de 9514 Dólares, vale lembrar que os planos na Hashflare tem validade de um ano, teríamos então um ganho anual de 4183,81 Dólares, ou seja 72% de rentabilidade em um ano. Logicamente que esses valores dependem do mercado e da rentabilidade da mineração, são projeções que podem ou não se confirmar.

Conclusões

Minerar Bitcoins pode gerar um bom lucro , não tão grande quanto as pessoas pensam, mas em um montante relativamente bastante expressivo , se você procura investimento de risco e com altas taxas de retorno, minerando Bitcoins você pode conseguir esse resultado, mas tenha em mente que este não é um investimento para pessoas de perfil conservador nem moderado, esse é um investimento para pessoas de perfil agressivo nos investimentos, que lidam bem com lucros expressivos e perdas também expressivas.

Caso vá por este caminho não arrisque em mineradoras sem passado, minerando Bitcoins nas duas empresas que eu relacionei no texto, você terá uma maior segurança, fique atento a todas as regras e leia os contratos, pois se a cotação cair por algum motivo, e o valor de Bitcoins gerados não for suficiente, você pode sair com menos dinheiro que entrou.