Como sair de uma crise financeira

Crise

Como agir na crise, ou como sobreviver na crise, ou até como vencer a crise, esses seriam vários possíveis títulos deste artigo, vamos hoje falar de algumas experiências que eu tive ao longo da vida, e até de experiências que estão na história mundial.

Desde que o mundo é mundo sempre existiram crises, e depois de um ciclo negativo se inicia um novo ciclo positivo.É como a noite que chega depois do dia, tudo acontece em ciclos.

Um dos exemplos mais antigos de crise, ocorreu no século XVI, em 1583 teve inicio a febre da Tulipas, as pessoas pagavam fortunas nas tulipas(flores) e quanto mais rara maior era o valor, essa febre foi até o ano de 1636-1637 quando o valor das tulipas começou a cair vertiginosamente e chegou a menos de 1% do preço praticado.

Ou seja as pessoas especularam até onde podiam, e quando perceberam que aquilo havia se tornado uma bolha, as tulipas perderam valor, e ai estava formada uma das mais conhecidas crises financeiras de nossa história.

Eu posso garantir para vocês que as duas únicas certezas que possuímos na vida são:

Que um dia morreremos e de que no futuro existirá uma nova crise econômica.

A imagem acima no começo do artigo é uma foto histórica da crise de 1929, note na placa na imagem que eles estão distribuindo alimentos gratuitamente para desempregados, nesta época meus avós estavam nascendo e de lá pra cá tivemos várias outras crises.

Otimismo ou pessimismo 

Em uma crise é preciso dosarmos bem nosso otimismo com nosso pessimismo, eu faria uma analogia com a vida real:

Se você está em uma fazenda e só olha para o chão, você só verá os buracos e o estrume dos animais, se você ergue a cabeça demais você só verá o céu e um belo horizonte. Talvez o mais lógico seja olhar em um ponto mediano, onde você percebe a beleza do horizonte e os obstáculos do caminho, esse é o caminho ideal na crise, ou seja, o caminho do equilíbrio onde você enxerga os desafios e também grandes oportunidades.

Então não enfie a cabeça na terra igual ao avestruz da imagem abaixo, mas também não transforme a atual crise no fim dos tempos, tente encontrar o equilíbrio e esteja preparado para aproveitar as oportunidades que podem aparecer.

Como importar na crise  

Como eu enxergo a crise 

Eu cheguei na seguinte conclusão, que é mais ou menos isso que eu falei anteriormente: a crise não é tão intensa quanto pensam as pessoas pessimistas, nem tão branda quanto pensam as pessoas muito otimistas, o mundo real está entre essas duas visões.

Afinal 8 ou 9 % de desemprego é muito desemprego, é praticamente uma em cada dez pessoas desempregada, mas se a gente atravessar o Atlântico e for parar na Espanha, o desemprego é de mais de 20 %, então muitas vezes precisamos relativizar as coisas.

É preciso ter muito equilíbrio para não se tornar um bitolado de direita ou de esquerda, apesar de não ser budista gosto da parte em que Buda fala sobre os extremos, e como eles atrapalham nosso desenvolvimento, Buda descreve o caminho do meio como método para evoluir. Não estou falando pra ninguém aqui virar budista, estou apenas falando de equilíbrio em nossas ações.

Então para onde estamos indo?

Realmente existe uma desaceleração na economia, na verdade o mundo desacelera e o Brasil vai junto, mas como agir nesta situação?

Temos muito a otimizar, tanto em nossas vidas pessoais quanto em nossas empresas. No passado tínhamos a inflação que escondia a incompetência de vários administradores, tanto de empresas privadas  quanto na área pública.

Bastava segurar um pagamento alguns dias, e se conseguia reduzir um rombo e esconder nossas deficiências, a inflação escondia a maioria dos erros administrativos, mas hoje não temos mais aquela inflação que encobria tudo.

Otimize seus processos na crise

Crise

Certa vez estava tendo uma aula na faculdade e apareceu um caso de otimização, minha professora de termodinâmica estava contando sobre uma empresa que precisava reduzir sua conta de energia, e ela deu um exemplo extremamente simples, e que pode ser usado por muitos que querem métodos para reduzir custos.

A empresa em questão tinha um ar condicionado central que estava regulado para 18ºC, ela sugeriu que a regulagem do ar condicionado fosse alterada para 22°C, ou seja, uma temperatura também confortável, mas que reduziu bastante a conta de luz daquela empresa.

Como vocês podem ver, nas situações de crise as soluções nem sempre são complexas, igual foi possível reduzir a conta de luz com uma simples mudança na temperatura do ar, você pode mudar seus gastos com pequenas mudanças.

Se você é um importador que antigamente usava a técnica de dividir pacotes e hoje percebe que esta técnica não é mais tão efetiva, você pode utilizar a técnica da consolidação de pacotes , que continua funcionando muito bem e pode representar uma bela economia. No final o importante é economizar, e não importa a forma como se consegue economizar.

Como aproveitar a crise e se destacar

Em primeiro lugar, a crise vem de formas diferentes para cada pessoa, e cada um deve analisar a sua situação e decidir como aproveitar a crise para ganhar mais ou perder menos.

O setor de hotelaria está comemorando bons resultados, como o Dólar subiu, muitas pessoas que pretendiam viajar para o exterior mudaram os planos e estão viajando dentro do Brasil, então como podemos ver a crise ocorre de formas diferentes em cada setor, e em alguns ela é até benéfica como no caso da hotelaria.

Um fato muito interessante de todas as crises é que os mais fracos desistem logo, e isso dá oportunidade para quem realmente quer investir no negócio, afinal a concorrência sai de campo e você pode nadar de braçadas.

Por exemplo, na área de importação muitos desistem na primeira subida do Dólar, e isso abre o caminho para quem quer fazer diferente e se destacar.

É preciso conhecer seu valor

Você sabe quanto vale seu trabalho para sua empresa, quanto eles já gastaram em cursos e aperfeiçoamentos para você?

As empresas sabem que determinados profissionais são como verdadeiras malas de dinheiro, e não é por causa de uma crise que uma empresa vai jogar fora um funcionário no qual ela investiu centenas de milhares de Reais, se você é este tipo de profissional você tem uma sobrevida maior, mas é preciso estar atento, pois nem sempre quem toma decisões sobre demissões está preocupado com esses detalhes.

Conheça seu valor e cobre o justo por seus serviços, quando eu tinha uma oficina de informática eu vi vários técnicos fazendo uma concorrência predatória, com preços que não pagavam minimamente os custos.

Lá no começo dos anos 2000, um cliente antigo que eu tinha, me consultou sobre o custo de um serviço que ele queria fazer em minha oficina, e eu passei um orçamento pra ele.

Ele logo me contestou e disse que tinha conseguido um profissional que faria o mesmo serviço por 25% do valor que eu havia passado, e olha que  o meu preço já estava com um bom desconto por se tratar de um cliente antigo.

Eu falei pra ele que infelizmente não tinha como cobrir aquele preço e que ele podia fazer o serviço com o outro profissional, pois o preço que ele estava cobrando não pagava os custos do serviço, passada uma semana ele retornou na minha oficina com o computador, falando que o técnico tinha queimado a máquina e não atendia mais o telefone dele.

Em resumo o tal técnico queimou a fonte, o CD e uma placa de vídeo do computador, e o serviço que no começo ia ficar por um valor X ficou 4 vezes mais caro, e ai esse cliente entendeu o motivo do meu preço ser maior que o do técnico de fim de semana.

Profissionais como este existem aos montes, e quando vem a crise eles logo ficam sem recursos e desistem, isso sem falar nas limitações técnicas que acabam dificultando o trabalho a longo prazo.

Isso já está acontecendo com vários muambeiros, que estão desistindo, pois não conseguem se sustentar no longo prazo, quando algo dá errado.

Foco no aprimoramento

Tenha sempre um foco na sua evolução pessoal e de sua empresa, se você não é o melhor em sua área procure evoluir e se tornar um pouco melhor a cada semana, este deve ser um processo de melhoria contínua. Dificuldades sempre vão aparecer, mas  elas estão lá para serem vencidas e não para vencerem você, pense nisto.

Nas crises muitas empresas se aproveitam para fazer uma limpa nos seus quadros, e não adianta virar o melhor funcionário do mundo da noite pro dia, é preciso ter regularidade em suas ações, a maioria das empresas descarta um funcionário pelo conjunto da obra, e não por uma ação isolada.

Vou dar um exemplo prático para vocês:

Eu cortava meu cabelo sempre com a mesma pessoa, só que encontrar esse profissional no salão era uma tarefa complicada, ele não era muito regular nos horários, e apesar de ser tecnicamente muito bom, eu tinha dificuldade de cortar meu cabelo com ele.

O resultado foi que eu substitui ele por outro profissional, que mesmo não sendo tão bom, era muito regular, quando eu precisava dele ele estava lá, então melhor que um gênio que não tem compromisso, é um bom profissional com regularidade e compromisso.

Eu posso garantir para vocês que para construir uma imagem de bom profissional, ou de bom empresário, vocês vão levar um bom tempo, mas para destruir essa imagem você não leva mais que alguns meses, cuide de sua marca e de seu nome, pois estes são seus maiores patrimônios.

Então faça suas atividades como se nada fosse mais importante que aquilo, lembre-se que você e sua família dependem dos seus ganhos, e estes dependem da qualidade de seu trabalho.

Tenha uma meta e foque nela, seja sempre ético nos negócios, ter ética no trabalho pode alavancar você, nunca tente puxar o tapete de ninguém, vença destacando suas qualidades e não negativando seus colegas.

Pense que se você sempre foi leal e ético em sua empresa e com seus colegas caso você fique desempregado, as chances de se recolocar com uma boa rede de contatos é muito maior.

E que para que você se recoloque no mercado é importante que você mantenha sua rede de relacionamentos saudáveis, e se você sempre foi um colega leal e ético, seus colegas tem muito mais chances de indicar você para uma nova colocação caso tenham possibilidade.

Reserva financeira 

Faça uma pergunta para você mesmo agora, se você perder seu emprego hoje, durante quantos meses você conseguirá se manter com seus recursos acumulados?

Muita gente vive na conta exata, e muitas vezes até usando financiamentos para se manter, eu acredito que você deva ter algo entre 6 e 12 meses de salários acumulados em investimentos conservadores como tesouro direto ou fundos de renda fixa.

Tendo essa reserva você terá mais tranquilidade em um eventual período de desemprego, não tendo recursos acumulados você pode ficar em uma situação muito complicada, tendo que recorrer aos parentes e amigos. 

Cheque especial e cartão de crédito não são renda extra, evite usar esse tipo de crédito, se precisa de um empréstimo procure opções mais baratas como consignado. Usar cheque especial para se financiar é loucura, e com  o nível de juros atuais, este tipo de crédito é impraticável.

Ter recursos acumulados é primordial na hora de se recolocar, imagine que você é um profissional que precise fazer uma entrevista de emprego em outra cidade, neste caso você precisará de recursos para pagar sua viagem para a entrevista, então tente não gastar tudo que ganha, sempre guarde uns 10% ou mais  de sua renda para a época de vacas magras.

Encontrando rendas alternativas

Quando eu falo em rendas alternativas estamos falando de algo muito amplo. Estas rendas podem ir desde um serviço de jardinagem até uma consultoria para empresas, ou aulas particulares.

Aqui quero deixar claro que a renda alternativa pode funcionar desde o mais simples trabalhador até o mais graduado.

Conheço muitos profissionais na indústria que trabalham durante o dia, e dão aulas durante a noite em escolas técnicas ou faculdades, mas também conheço outros profissionais que trabalham durante a semana e no final de semana trabalham como eletricistas ou pedreiros, ou seja, você também pode ter sua renda extra se tiver alguma habilidade, não é vergonha nenhuma vender suas habilidades nas horas vagas por um preço justo.

E é claro que a importação para revenda também entra nestas modalidades de renda extra que você pode ter, mas antes de entrar nesta forma de ganhos extras, estude bem os cenários e as condições.

Aqui em nosso site temos centenas de artigos que vão te ajudar nesta área todos gratuitos, lembre-se que a maioria dos negócios falha por falta de conhecimento e planejamento. Importar da forma correta pode gerar uma boa renda, e importar de forma incorreta pode gerar prejuízos.

Artigos recomendados na área de importação

shopfans-endereco-de-compras-nos-estados-unidos

compranoexterior.com.br/shipito

ebook-gratuito-compras-no-exterior

listagem-de-sites-de-lojas-de-roupas-nos-eua-e-uk

lojas-da-china-que-aceitam-boleto

br.shopfans.com

br.shipito.com

Aprenda inglês

 

Quem não domina o inglês está fora de 90% dos empregos de nível superior, não digo que está fora de 100%, pois ainda existem os empregos públicos nos quais quem não domina totalmente o inglês ainda pode conseguir uma vaga, mas para quem está na iniciativa privada o inglês é exigência básica.

Se você não sabe nada ou sabe pouco de inglês recomendo que inicie logo um curso, eu recomendo o Rosetta stone. Este é um investimento em sua empregabilidade, e não deve ser visto como um custo, e sim como um investimento.

Leia mais sobre o curso em :

compranoexterior.com.br/rosetta-stone-curso-de-ingles

Empregabilidade

emprego

Se você perder seu emprego hoje, você conseguiria outro emprego em quanto tempo?

Essa é uma pergunta que nem sempre é simples de responder, pois ela depende de dezenas de fatores, eu estava pensando sobre isso há algum tempo. Me surgiram vários pontos quando fui fazer uma avaliação fria sobre este assunto, os pontos mais importantes na minha visão são os seguintes :

Idade – A idade pode ajudar ou dificultar numa recolocação, dependendo do cargo ter mais idade pode ser altamente recomendável, pois alguns cargos exigem muita experiência e isso só se consegue com a idade, já para outras funções a idade mais elevada é altamente prejudicial.

Se você procura por uma vaga de CEO ter uma idade de 40 anos pode ser um ponto positivo, agora ter 40 anos para uma vaga que exija mais vigor físico pode ser um ponto altamente negativo, então neste aspecto a idade pode ajudar ou atrapalhar.

Formação acadêmica– Formação acadêmica pode ajudar ou atrapalhar também, em alguns casos pode ser melhor não revelar uma capacitação muito acima do cargo pretendido. Apresentar diplomas de doutorado ou PHD pode assustar quem está contratando se o cargo pretendido não exige tanto.  

O avaliador pode simplesmente achar que você está usando a vaga pretendida como emprego temporário enquanto estamos em crise. Ou seja,  um diploma de especialização ou mestrado pode ser mais que suficiente para conseguir sua vaga, o mais importante é saber quais requisitos são exigidos para o cargo pretendido.

Línguas – Inglês é o básico hoje em dia, mas muitas empresas já pedem outros idiomas como diferencial.

Pontualidade – Tente chegar no horário marcado para suas entrevistas, nem muito tempo antes nem atrasado, entre 15 e 30 minutos antes do horário marcado.

Não desqualifique seu último emprego– Essa é básica ,mas muita gente não presta atenção, muitas vezes um entrevistador induz você a falar negativamente de seu último emprego, tente não fazer isso. Existem muitas formas inteligentes de falar o motivo de ter saído de seu último emprego sem queimar sua última empresa.

Linguagem corporal – Você sabia que você fala mais por gestos que pela própria fala?

É curioso mas é verdade, você pode estar falando algo ao seu entrevistador através da fala, e ao mesmo tempo estar dizendo outra coisa pela linguagem corporal.

Por exemplo se você falar que concorda com algo que o entrevistador está dizendo com os braços cruzados, você está mandando sinais contraditórios para seu entrevistador, então evite usar gestos na fala, pois eles podem ser contraditórios com sua fala, ou chegarem ao extremo de mostrarem que você está mentindo.

Redes Sociais – Muitas pessoas podem ser desclassificadas de um processo seletivo pelas coisas que postam nas redes sociais , muitas empresas fazem uma visita nos perfis de redes sociais de um candidato para ver como ele é de fato em sua intimidade, então pense nas coisas que posta nas redes sociais, pois elas podem atrapalhar você.

Não invente habilidades– Muitas pessoas acabam inventando habilidades que não possuem e isso pode acabar levando você a ser demitido num prazo muito curto, falar na entrevista que domina determinada área sem de fato dominar pode levar você a ser demitido em um curto espaço de tempo.

Imagine que você fala na sua entrevista que fala espanhol fluentemente, e sua nova empresa precisa desta habilidade para lidar com clientes que falem espanhol, não é preciso pensar muito para saber que isso não vai terminar bem.

Pensar fora da caixa– Uma entrevista de emprego precisa realmente ser presencial ou pode ser feita via skype?

Pessoas diferentes pensam de forma diferente, pode ser que para um entrevistador com 70 anos de idade essa proposta soe como uma ofensa e para um entrevistador de 35 anos soe como uma ideia de uma pessoa inovadora.

Outro dia eu estava pensando sobre isso e realmente pode ser algo interessante de ser proposto, pois reduz em muito seus custos de deslocamento numa época difícil, mas como fazer isso sem ofender o entrevistador?

Você pode mandar um email para empresa pretendida, perguntando sobre a possibilidade de realizar a sua entrevista via Skype, fale que como você está desempregado esta opção seria muito interessante para você por reduzir seus custos com deslocamento, mas deixe claro que se não for possível, que você poderá fazer sua entrevista presencial da mesma forma.

OBS: Só faça isso se a entrevista for realmente te gerar custos altos, se você mora na região da  empresa não use este artifício, em caso de necessidade de dinâmicas de grupo este artifício também não deve ser usado.

Esteja preparado– logicamente você deve estar preparado para responder perguntas sobre sua experiência e sobre suas expectativas com seu novo emprego , ou seja se prepare para as perguntas clássicas.

Tenha uma energia positiva na entrevista – Isso é meio que subjetivo, mas se você chega desanimado, com olheiras, com uma fala cansada você vai passar que é assim para seu entrevistador mesmo sem ser, então antes de uma entrevista procure estar descansado e com um semblante animado. Você não precisa agir como a pessoa mais animada do mundo, pois isso pode soar artificial, mas um pouco de entusiasmo é bom e mostra interesse na vaga. 

Email- a maioria das empresas vai solicitar um email para se comunicar com você, tente usar emails sóbrios como seunome+sobrenome + algo característico , exemplo [email protected] é um ótimo exemplo de email sóbrio que não vai te prejudicar em nada, agora usar um email como [email protected] não vai ser nada adequado.

 

Você possui estabilidade

Se você possui estabilidade, ou seja, se você é um funcionário público a hora é agora, como falam meus colegas baianos vão aparecer muitas “bolachas quebradas” ou seja , muitos negócios de oportunidade.

Muita gente vai ter que se desfazer de imóveis e carros quando a crise apertar mais, e ai você que possui estabilidade, e pode fazer longos financiamentos, pode encontrar excelentes oportunidades de ganhar dinheiro, o mercado imobiliário já sente a desaceleração e muitos imóveis já apresentam bons descontos, agora pode ser a hora de comprar a casa ou apartamento dos sonhos, basta dar uma procurada que muita gente vai começar a vender abaixo do preço de mercado. A crise é isso enquanto alguns perdem outros ganham.

Empreender ou não depois do desemprego?

Essa é uma dúvida cruel, você recebe a rescisão e junta com suas economias, e ai fica aquela dúvida entre abrir um negócio próprio ou procurar um novo emprego. Qualquer que venha a ser sua decisão você deve entrar de cabeça na sua escolha.

Eu já fui um empreendedor e continuo sendo, mesmo tendo meu emprego formal. Empreender é uma sensação única, pois você cria seu negócio e pode ver ele prosperando, ter um negócio próprio e quase como ter um filho.

Você cria ele desde pequenino até a idade adulta, vendo todas as etapas sendo percorridas, então empreender é uma experiência que vai além de receber uma renda por um negócio, é em muitos casos uma realização pessoal e isso conta muito.

Já na escolha de ter um emprego em uma empresa e ser assalariado temos outras características: como um salário fixo independente do resultado da empresa e um patrão. Muitas pessoas se adaptam melhor a esse modelo, isso vai mais da personalidade de cada um , e o importante e saber com qual modelo você se sente melhor.

Mas em qual momento devo tomar minha decisão?

Eu diria que bem antes de estar desempregado,é sério, as pessoas costumam se planejar sempre na hora que as coisas acontecem, mas se elas fizessem esses planos com bastante antecedência não seria muito melhor?

Eu chamo isso de rotas de fuga, ou seja, se isso acontecer eu vou fazer determinada coisa que vai minimizar meus prejuízos, então é importante ter planos em caso de algo dar errado.

Empreender requer muita força de vontade e compromisso com seu negócio, quando se tem um negócio você precisa estar sempre atento a tudo, afinal é o olho do dono que engorda o gado, e é preciso também estar atento para possíveis correções de rumo ao logo de sua jornada, nem sempre tudo sai como o planejado e são necessárias intervenções afim de corrigir  pequenos desvios. 

Finalizando

É importante entender que crises são cíclicas e que elas vem e vão, e quando menos você espera já entramos em um novo ciclo de prosperidade , é importante estar preparado para qualquer que seja a situação, e estar preparado significa estar com sua empregabilidade em alta.

É importante também possuir rotas de fuga e já ter um plano para o caso de perder seu emprego, esse plano pode envolver aquele negócio que você sempre planejou ter, mas nunca teve coragem.

Na crise também podemos aproveitar para comprar alguns bens que estão com grandes descontos, esses bens uma hora irão se valorizar novamente e você poderá ter um grande lucro.

Em resumo enquanto uns perdem outros ganham, o ideal e tentarmos estar do lado que ganha e aproveita as oportunidades.

 

Atenção 

Se você gostou deste artigo por favor compartilhe clicando no ícone de uma das redes sociais abaixo.

Muitos pedem dinheiro e vendem cursos, aqui no CompraNoExterior eu não vou te pedir dinheiro, mas vou te pedir um clique em uma das redes sociais abaixo, você não vai gastar mais que 3 segundos, obrigado.