Como evitar ser taxado

Como evitar ser taxado

leão

Aqui vão algumas dicas de como evitar ser taxado nas compras no exterior:

1-Pacotes muito grandes geralmente são taxados, entretanto o comprador deve avaliar se vale apena fracionar demais sua compra, pois neste caso ele provavelmente não pagará imposto, mas pagará um valor de frete que é superior ao valor que pagaria de impostos. Por exemplo, se você enviar 1 pacote com 1 libra dos EUA para o Brasil por USPS (priority) irá gastar aproximadamente 36,75  dólares e se enviar 5 libras gastará aproximadamente 49,35 dólares pelo mesmo tipo de frete(valor cobrado nas agências da USPS).

Ou seja, às vezes pagar imposto pode ser a opção que sai mais barato. Se você enviar 5 pacotes de 1 libra, irá gastar cerca de 183,75 dólares com frete, mas se ao invés disto juntar estes pacotes em 1 com 5 libras, gastará 49,35 dólares com frete e economizará 134,4 dólares com frete. Essa regra vale principalmente se você for utilizar um serviço de redirecionamento de encomendas como Shipito no qual você pode consolidar (juntar) pacotes.

como evitar ser tributado

2-Quanto mais barato o tipo de frete escolhido, maior a probabilidade de não ser taxado, USPS Express é muito mais provável de ser taxado que USPS Priority e este é muito mais provável de ser taxado que o First Class mail ou outro tipo de frete sem rastreamento, se você escolher empresas de courier como DHL,Fedex ,UPS ou TNT a taxação é certa em 100 % dos casos, devido a legislação brasileira essas empresas devem recolher os impostos antecipadamente, e seus envios são sempre tributados, mesmo gifts abaixo de 50 dólares enviados por pessoas físicas.

Como evitar ser taxado

 

3-Gifts abaixo de 50 dólares somente não serão tributados se forem enviados de pessoa física para pessoa física. Se você comprar no Ebay e o envio for de empresa para você ,mesmo que a empresa marque gift e abaixo de 50 dólares você poderá ser tributado.

4-Caixas com logotipo de lojas como Ralph Lauren ,Lacoste e outras do tipo, são como bandeiras sendo acenadas na alfândega e chamam muito atenção. Se possível peça que enviem as mercadorias em caixas mais discretas, se estiver usando redirecionamento de encomendas solicite que troquem a caixa.

Quase todas as empresas de redirecionamento fazem isso e do ponto de vista legal você não está fazendo nada de errado , aproveite também quando pedir para trocarem sua caixa para pedir  que coloquem sua mercadoria na menor caixa possível , isso vai ajudar também a reduzir um outro ponto negativo que aumenta a possibilidade de taxação que são caixas grandes.

shipito consolidação

 

5-Você comprou aquele GPS naquela promoção ,com um bom desconto e achou que ia pagar o imposto no valor que declarou, ai o vendedor colocou aquela descrição no invoice (nota) Gps Garmin 205 W, isso aconteceu comigo e quando recebi o produto o fiscal da receita usou a Fob para calcular o imposto, e ai perdi todo o desconto que tinha ganhado pagando a diferença de impostos da Fob para o valor que paguei

Em resumo, quando o vendedor faz uma declaração mais genérica, mas na qual não omita o conteúdo real, ele pode evitar esse problema , se o vendedor tivesse declarado Portable Gps, eu provavelmente pagaria o imposto sobre o valor que paguei 60 e não sobre o valor da tabela Fob que era de 80 dólares .Então ser genérico mas sem mentir pode ser uma boa.

6-Quanto maior o volume de encomendas chegando menor a probabilidade de ser taxado , isso ocorre devido ao grande número de encomendas e o baixo número de fiscais , se quiser diminuir a chance de ser tarifado comprar nas épocas de grande volume de compras pode ser uma estratégia interessante, desde que a Receita não esteja fazendo alguma operação como na época em que lançou a Maré Vermelha.

compras de natal

7-O uso correto de redirecionadores como Shipito pode reduzir sua  a chance de ser taxado. Os motivos são vários, mas podemos destacar que os principais motivos para uma encomenda ser taxada podem ser evitados quando se utiliza um redirecionador para enviar suas encomendas . Em primeiro lugar, quando você utiliza uma empresa como o Shipito  ou o Myus ou outra qualquer que seja equivalente, você acaba tendo mais controle sobre como o pacote é enviado para você.

Caso por exemplo você tenha recebido um pacote com logo de uma marca cara ou um pacote muito grande, você pode fazer pedidos para que este pacote seja trocado por um sem marcas ou até mesmo pode pedir uma divisão do pacote, para que ele caia naturalmente em um valor abaixo de 50.

img4

Como vocês podem ver, não é preciso tomar medidas grosseiras como subfaturar pacotes, dividindo seus pacotes em muitas situações eles realmente vão estar abaixo de 50 dólares sem que seja preciso você pedir a vendedores do Ebay para reduzirem valores nas notas, ou até mesmo fazer uma declaração subfaturada no redirecionador.

Como vocês podem ver é possível fazer tudo de forma legal, usando a inteligência e as brechas do sistema a nosso favor, outra coisa como no exemplo do GPS acima, se o envio tivesse sido por redirecionador eu poderia ter declarado portable gps no lugar desta declaração tão específica que me prejudicou, então como é você quem faz a declaração (no redirecionador)e tem o controle de como o seu pacote é enviado, o uso de redirecionadores pode ser muito útil para reduzir suas chances de ser taxado.

8-Eu sempre estou recebendo mensagens com perguntas muito semelhantes, então resolvi acrescentar este item para deixar as coisas mais claras. O título do post é como evitar ser taxado, mas na verdade deveria ser como reduzir a chance de ser taxado, este seria um título mais adequado , mas qual o motivo de estar escrevendo isto para vocês?

O motivo é de que muitos me mandam emails diariamente e isso é realmente muito bom pois mostra que o site vem crescendo muito, mas as perguntas são muito repetidas, e uma das top é como evitar ser taxado na compra de um PS4 . Ai me perguntam se podem declarar abaixo de 50 dólares e como gift…

Poxa vida declarar um Play Station 4 com valor abaixo  de 50 dólares!!!! Devem estar brincando. Na verdade essa pergunta se repete muito durante a minha semana, o produto é que pode variar um pouco, em algumas  mensagens é um notebook que custa 700 dólares, um Xbox, e por ai vai.

Gostaria de falar para vocês que tem um jeito de receber um PS4 sem ser taxado, mas isso não existe. Na hora que passar no raio-x dançou, é verdade que existem muitos compradores que pedem para os vendedores declararem abaixo de 50 ou abaixo do valor real  para não serem taxados,  ou serem taxados abaixo do valor que seria o correto(não recomendo que vocês façam isto pois é ilegal), esta é apenas uma constatação, muitos compradores agem desta forma para terem uma vantagem ilegal, mas para estes tipos de mercadoria, não tem como não ser taxado, ou único jeito de não ser taxado  neste caso, seria ter uma máquina de teletransporte igual a do Jornada nas Estrelas, e transportar a mercadoria direto dos EUA para a casa do comprador sem passar na alfândega, como ainda não inventaram esta máquina isso vai ficar só na ficção .

9-Outro ponto importante ,muito importante, é que a importação de usados e de produtos refurbished é proibida, então esse “truque” que algumas pessoas usam de declarar a mercadoria como usada para justificar um preço abaixo do preço de mercado e assim subfaturar a importação pode sair caro, pois o produto pode ser simplesmente apreendido, e você pode  perder todo o valor gasto na sua compra, se as outras formas não legais de importar e não pagar impostos já eram não recomendáveis, esta então não deve nem passar pela sua cabeça.

 

10-Uma declaração aduaneira preenchida manualmente pode ajudar um pouco a reduzir suas chances de ser taxado, pois caracteriza um envio por pessoa física é não por uma empresa, que provavelmente utilizaria um formulário impresso em impressora , não que uma declaração impressa aumente a chance de ser tributado, mas uma declaração preenchida manualmente ajuda a reduzir a chance de ser tributado. Seria mais um complemento que quando possível é interessante de ser feito.

11-Agora não façam coisa tolas como pedir para o vendedor enviar 5 objetos e declarar dois ou coisas do gênero , isso configura o crime de descaminho e você pode ter que se explicar na justiça. E pensando um pouco para não pagar alguns reais não vale a pena perder a liberdade ou ter que se explicar na justiça .

images

Você deve ter notado que até agora não demos nenhuma dica dessas grotescas que leio por ai, pois você pode usar os pontos fracos do sistema a seu favor. Se você sabe que pela falta de pessoal eles vão ficar mais focados nos fretes mais caros como EMS e USPS Express basta evitar esses fretes para aumentar em muito suas chances de não ser tributado.

Se além disso você também evitar  os outros sinais que despertam o interesse de um pacote na alfândega você estará reduzindo em muito a chance de tributação de seu pacote, no final não estaremos fazendo nada que seja considerado ilegal e tendo um resultado muito semelhante ao das pessoas que fazem tudo de forma errada com declarações abaixo do valor real ou que estão omitindo itens na declaração de seus pacotes. Omitir itens em uma declaração alfandegária pode dar multas pesadas, outro dia um esperto enviou um Iphone sem declarar no meio de algumas roupas e recebeu uma multa de 5000 dólares em um evio via Fedex, então evitem essas atitudes para o barato não sair caro.

12 – Fator sorte , esse fator é totalmente aleatório e é uma pura questão de sorte mesmo , certa vez comprei um aparelho de blu-ray declarando tudo certo e com envio via USPS Priority , vale lembrar que o frete é um fator fundamental nas técnicas de “como evitar ser taxado” , e esta era uma modalidade de frete que em conjunto com o tipo de mercadoria daria uma quase certeza de tributação. Eu não sou nenhum João Alves, mas a sorte me ajudou e meu pacote passou sem impostos, mesmo contrariando tudo que seria lógico.

Tabela como evitar ser taxado em compras no exterior

  Baixo Risco Médio Risco Alto Risco sempre tributado
Frete sem tracking(airmail,First Class) xxxxxxxxx      
USPS Priority e equivalentes   xxxxxxxxx    
EMS-USPS Express-equivalentes     xxxxxxxx  
Frete(DHL-Fedex-TNT-UPS)DHL Global Mail não entra nesta modalidade       xxxxxxxxxxxxxxx
Declarada como gift xxxxxxxxx      
Declarada como merchandise   xxxxxxxxx    
Remetente Pessoa física xxxxxxxxx      
Remetente Pessoa Jurídica   xxxxxxxxx    
Valor Total encomenda +Frete abaixo de 50 xxxxxxxxx      
Valor Total encomenda +frete acima de 50   xxxxxxxxx    
Valor Total encomenda +frete muito acima de 50     xxxxxxxx  
Volume/peso da encomenda pequeno xxxxxxxxx      
Volume/peso da encomenda médio   xxxxxxxxx    
Volume/peso da encomenda grande      xxxxxxxx  
Caixas sem logotipos de grifes xxxxxxxxx      
Caixas com logotipos de grifes   xxxxxxxxx    
Declaração aduaneira preenchida manualmente xxxxxxxxx      

 

A conclusão que podemos tirar usando a tabela acima como base, é que quanto mais itens marcados como de médio e alto risco tivermos maior será a chance de ocorrer tributação e quanto mais itens tivermos marcados como de baixo risco menor é a chance de ser taxado.

Você foi taxado de forma incorreta , como evitar ser taxado nesses casos

Isso ocorre com todo mundo que importa com frequência, e  deve ser tratado como uma possibilidade que existe pra quem importa com frequência. Estatística é fogo e se você compra muitas mercadorias no exterior a probabilidade de você ser taxado acima do valor que realmente pagou ou até em uma mercadoria que não deveria ser taxada existe sempre. Neste casos você pode fazer um pedido de reexame do imposto cobrado .O processo é bem simples e basta você juntar ao pedido toda a documentação que comprove o valor da compra e aguardar a avaliação da Receita , o prazo pode variar bastante, mas na média em uns 20 a 30 dias a avaliação já estará concluída .Para mais informações sobre como pedir o reexame do imposto de importação acesse o link abaixo.

http://compranoexterior.com.br/reexame-de-imposto-de-importacao

 

Leia também os artigos complementares abaixo:

http://compranoexterior.com.br/reexame-de-imposto-de-importacao

http://compranoexterior.com.br/shipito

http://compranoexterior.com.br/regras-de-tributacao

http://compranoexterior.com.br/fretes-internacionais

Comments

  1. Rama says

    Tem um jeito sim de você comprar um eletrônico (como um PS4) sem pagar taxa. É só desmontá-lo todo e enviar em dois ou mais pacotes com alguns dias de diferença para a postagem de cada, declarados como “material eletrônico” ou coisa assim. Depois que receber todos os pacotes, é só montar de novo. Voir la! Touche! Xeque-mate, Receita Federal!

  2. Xandy Lima says

    Caro Fabrício,
    Realizei uma compra de vários produtos para cabelo, num total de 18 unidades. Especificamente 6 shampoo, 6 condicionadores e 6 mascaras. Como a mercadoria pesa bastante, cerca de 16 libras, o mais econômico seria enviar tudo em uma só caixa ao invés de fracionar, pois sairia bem mais caro fracionando. Entretanto tenho medo que pelo tamanho e peso da caixa chame muito a atenção e mesmo sendo a compra inferior a 50 USD, poderia ser enquadrado para fins comerciais. Pensar assim é correto?
    O que você sugere nesse caso?
    Em oportuno quero externar minha sincera gratidão pela ajuda que o site tem me proporcionado.
    Forte abraço,
    Xandy Lima

  3. Camille says

    Olá pretendo efetuar uma compra no site amazon no valor de $$35.92 (com frete gratis) Quero saber se corre o risco de ser taxado? Obrigado pela atenção!

  4. Raquel says

    Oi, comprei 4 livros no valor de $30 cada e um eletrônico no valor de $200 e mandei para o shipito virtual mailbox. Como livros são pesados, mas não são taxados na alfândega, e o eletrônico é leve, mas muito taxado, estou confusa em relação a como seira o método mais barato para enviar. Separados ou todos na mesma caixa? Se eu mandar todos juntos os livros também seriam taxados juntos com o eletrônico (casos eles considerem o valor total) ou a alfândega separaria? Se eu mandar junto existiria uma chance do eletrônico não ser taxado por estar junto de objetos não taxáveis? O eletrônico possui bateria de lithium-ion.
    Obrigada.

    • says

      Eles separam e não cobram impostos nos livros , mas declare de forma clara que são livros , como o Shipito não informa o frete você só pagará imposto nos 200 dólares do eletrônico.

  5. Artur Ferreira says

    Fabricio, boa tarde

    Duvida é a seguinte: fiz a compra de uma peça de celular no valor de 68$ e estou aguardando a chegada no armazem do Shipito. estimei o frete na calculadora e vi que daria aprox 28$ via DHL express e 43$ via USPS. Qual valeria mais a pena em relação as taxas? Tem como eu estimar em quanto eu serei taxado na compra via DHL?

    obrigado desde já,

    • says

      Pra mim seria melhor USPS neste caso , por DHL considerando que vc marque pra não aparecer o frete a parte de impostos e taxas dariam por volta de 267.18 Reais + uns 50 Reais de taxas da DHL

  6. Shinluc says

    Olá, bom dia! Gostaria de tirar um pequena dúvida. Por Favor, é claro.
    E esta é minha pergunta: Já que o valor da tributação é apenas isentado a partir de uma comercialização entre pessoas físicas, se eu pedir para um amigo comprar um produto com preço exemplo de US$500 e me vender o tal produto por um valor inferior a lei tributária do nosso país (50US$), esta compra seria tributada? Ele compra por 500, me vende por 30; O produto estaria sendo vendido de pessoa física para pessoa física e o preço é determinado pelo portador do produto(meu amigo fictício). A tributação ocorreria? (Enrolei um pouco mas espero que dê pra entender kkkkk perdão).
    Uma última dúvida: Qual o limite de compras atual? 50 ou 100US$? Lí a lei 1804, suas revogações e retificações, também lí várias notícias a respeito do caso, mas sempre existe dúvida, por favor poderia me responder isso também? Muito obrigado!

    • says

      Isso não daria certo , a Receita iria usar a FOB neste caso e veria que o produto custa muito mais que 30 dólares e te tributaria nesse valor, a respeito da lei ela existe só que você só consegue essas isenções na esfera judicial.

  7. says

    Ola Fabricio, comprei 4 camisas no mês de Dezembro no site da Hollister e finalmente elas chegaram hoje, foi ate o correio e para minha surpresa eu fui taxado, o envio foi através do Shipto, a minha duvida é, sera que eu posso recorrer da taxação já que o valor declarado foi de 43 dólares? ou fui taxado por que foi enviado pelo Shipto?

  8. Allan says

    Ah, esqueci de falar. A pessoa que iria redirecionar pra mim iria cobrar apenas 15% do valor da nota.

  9. Allan says

    Olá, primeiramente parabéns pelo blog.

    Gostaria de saber qual o risco de ser taxado ao importar uns 24 aussies, que pesam 234 gramas, cada. A forma de envio seria USPS, o priority mail. Teria alguma forma de envio que as chances de ser taxado são menores?

    Abraço

    • says

      O risco seria de 99,99% e esse nem seria o maior risco , o pior seria essa mercadoria ser considerada como tendo fins comerciais e você perder sua mercadoria por ser pessoa física, para reduzir as chances de ter a mercadoria caracterizada dessa forma o ideal seria dividir esse pacote .

    • says

      Nessa quantidade se vier tudo junto não tem jeito, você teria que dividir mais sua caixa ,mas isso não garante que não seja tributado.

  10. Leo says

    Eu comprando 6 blusas e um relógio oque seria melhor eu consolidar tudo ou mandar separado? E qual melhor frete se consolidar? não LIGO para demora e nem código de rastreio

  11. Álesson says

    Olá amigão, tudo certinho? tenho uma dúvida e se possível gostaria que você esclarecesse ela pra mim, estou querendo comprar uma jaqueta no site aliexpress no valor total de 47 dólares com o frete mais barato que é o China Post Air Mail, tenho muitas chances de ser taxado? acha que ajuda muito se eu pedir para o vendedor mandar de pessoa física pra física, e mandar em uma embalagem discreta? além dessas dicas você teria outra? abração! e obrigado!

  12. Fabiana says

    Olá! Primeiramente, parabéns pela iniciativa!! Esse é o melhor site a respeito de importação que eu já encontrei!!
    Na sua opinião, no cenário de hoje, com dólar a 2,86, vale ainda a pena importar?

    Estou pensando em importar os condicionadores Aussie comprando pelo Walmart EUA. Utilizarei o Shipito. Eles são muito baratos, por isso penso que só vale a pena importar muitos. Porém, se importar muitos não fará com que a taxação seja alta demais?
    Como você procederia?

    Obrigada e parabéns novamente.

    • says

      Sempre vão ter pessoas em busca dos importados e na medida que o dólar sobe os importados aqui vão ficar mais caros e a importação por PF continuará sendo vantajosa, em resumo o dólar sobe pra todo mundo.
      Esses produtos são muito baratos mas são também pesados e o frete não fica barato, eu pensaria em produtos mais caros como os da Loreal, se quiser importar essa marca de todo jeito a http://www.feelunique.com/search?csf=true&q=ausie&go= pode ser uma opção devido ao frete grátis acima de determinados valores.

  13. Leonardo says

    Fabricio o calculo do imposto é em cima do valor das mercadorias + o frete escolhido ou só das mercadorias?

  14. luiz lima says

    olá amigo, parabéns pelo site, é muito bom.
    tenho uma duvida,
    estou comprando relógios diesel para revender em minha cidade, quero comprar uns 6 de uma vez, você acha mais interessante enviar de um por um em pacotes separados ou consolidar e enviar um só, pergunto porque consolidando vai se tornar um pacote apenas, um pacote maior, e mandando de um por um vão ser cobrados vários envios, tô meio em duvida sobre como proceder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *