Como evitar ser taxado

Como evitar ser taxado

leão

Aqui vão algumas dicas de como evitar ser taxado nas compras no exterior:

1-Pacotes muito grandes geralmente são taxados, entretanto o comprador deve avaliar se vale apena fracionar demais sua compra, pois neste caso ele provavelmente não pagará imposto, mas pagará um valor de frete que é superior ao valor que pagaria de impostos. Por exemplo, se você enviar 1 pacote com 1 libra dos EUA para o Brasil por USPS (priority) irá gastar aproximadamente 36,75  dólares e se enviar 5 libras gastará aproximadamente 49,35 dólares pelo mesmo tipo de frete(valor cobrado nas agências da USPS).

Ou seja, às vezes pagar imposto pode ser a opção que sai mais barato. Se você enviar 5 pacotes de 1 libra, irá gastar cerca de 183,75 dólares com frete, mas se ao invés disto juntar estes pacotes em 1 com 5 libras, gastará 49,35 dólares com frete e economizará 134,4 dólares com frete. Essa regra vale principalmente se você for utilizar um serviço de redirecionamento de encomendas como Shopfans ou  Shipito no qual você pode consolidar (juntar) pacotes.Eu atualmente tenho recomendado mais a opção Shopfans pela vantagem do envio como Pessoa Física.

como evitar ser tributado

2- Utilizar redirecionadores que enviam como pessoa física, todo mundo sabe que quando o envio é por pessoa física e abaixo de 50 dólares existe isenção de impostos, então quando a gente encontra um redirecionador de encomendas, que são empresas que recebem encomendas compradas nos Estados Unidos e depois remetem essas encomendas para nossos endereços no Brasil como pessoa física o risco de ser tributado é menor, eu resolvi acrescentar esse item pois existem duas empresas de minha confiança que enviam como pessoa física vou falar delas aqui, uma é a Shopfans que além de enviar como pessoa física troca sua caixa por uma nova sem logos, ou seja eles matam dois coelhos com uma cajadada, outra vantagem deles é que os fretes são baratos e eles não tem taxas mensais ou anuais e o cadastro é grátis. Se quiser fazer seu cadastro e começar a utilizar estas vantagens o link de cadastro é https://br.shopfans.com/signup.html .

3-Quanto mais barato o tipo de frete escolhido, maior a probabilidade de não ser taxado, USPS Express é muito mais provável de ser taxado que USPS Priority e este é muito mais provável de ser taxado que o First Class mail ou outro tipo de frete sem rastreamento, se você escolher empresas de courier como DHL,Fedex ,UPS ou TNT a taxação é certa em 100 % dos casos, devido a legislação brasileira essas empresas devem recolher os impostos antecipadamente, e seus envios são sempre tributados, mesmo gifts abaixo de 50 dólares enviados por pessoas físicas.

Como evitar ser taxado

 

4-Gifts abaixo de 50 dólares somente não serão tributados se forem enviados de pessoa física para pessoa física. Se você comprar no Ebay e o envio for de empresa para você ,mesmo que a empresa marque gift e abaixo de 50 dólares você poderá ser tributado.

5-Caixas com logotipo de lojas como Ralph Lauren ,Lacoste e outras do tipo, são como bandeiras sendo acenadas na alfândega e chamam muito atenção. Se possível peça que enviem as mercadorias em caixas mais discretas, se estiver usando redirecionamento de encomendas solicite que troquem a caixa.

Quase todas as empresas de redirecionamento fazem isso e do ponto de vista legal você não está fazendo nada de errado , aproveite também quando pedir para trocarem sua caixa para pedir  que coloquem sua mercadoria na menor caixa possível , isso vai ajudar também a reduzir um outro ponto negativo que aumenta a possibilidade de taxação que são caixas grandes.

shipito consolidação

 

6-Você comprou aquele GPS naquela promoção ,com um bom desconto e achou que ia pagar o imposto no valor que declarou, ai o vendedor colocou aquela descrição no invoice (nota) Gps Garmin 205 W, isso aconteceu comigo e quando recebi o produto o fiscal da receita usou a Fob para calcular o imposto, e ai perdi todo o desconto que tinha ganhado pagando a diferença de impostos da Fob para o valor que paguei

Em resumo, quando o vendedor faz uma declaração mais genérica, mas na qual não omita o conteúdo real, ele pode evitar esse problema , se o vendedor tivesse declarado Portable Gps, eu provavelmente pagaria o imposto sobre o valor que paguei 60 e não sobre o valor da tabela Fob que era de 80 dólares .Então ser genérico mas sem mentir pode ser uma boa.

7-Quanto maior o volume de encomendas chegando menor a probabilidade de ser taxado , isso ocorre devido ao grande número de encomendas e o baixo número de fiscais , se quiser diminuir a chance de ser tarifado comprar nas épocas de grande volume de compras pode ser uma estratégia interessante, desde que a Receita não esteja fazendo alguma operação como na época em que lançou a Maré Vermelha.

compras de natal

😯 uso correto de redirecionadores como Shopfans ou Shipito pode reduzir sua  a chance de ser taxado. Os motivos são vários, mas podemos destacar que os principais motivos para uma encomenda ser taxada podem ser evitados quando se utiliza um redirecionador para enviar suas encomendas . Em primeiro lugar, quando você utiliza uma empresa como o Shopfans, Shipito  ou o Myus ou outra qualquer que seja equivalente, você acaba tendo mais controle sobre como o pacote é enviado para você.

Caso por exemplo você tenha recebido um pacote com logo de uma marca cara ou um pacote muito grande, você pode fazer pedidos para que este pacote seja trocado por um sem marcas ou até mesmo pode pedir uma divisão do pacote, para que ele caia naturalmente em um valor abaixo de 50.

img4

Como vocês podem ver, não é preciso tomar medidas grosseiras como subfaturar pacotes, dividindo seus pacotes em muitas situações eles realmente vão estar abaixo de 50 dólares sem que seja preciso você pedir a vendedores do Ebay para reduzirem valores nas notas, ou até mesmo fazer uma declaração subfaturada no redirecionador.

Como vocês podem ver é possível fazer tudo de forma legal, usando a inteligência e as brechas do sistema a nosso favor, outra coisa como no exemplo do GPS acima, se o envio tivesse sido por redirecionador eu poderia ter declarado portable gps no lugar desta declaração tão específica que me prejudicou, então como é você quem faz a declaração (no redirecionador)e tem o controle de como o seu pacote é enviado, o uso de redirecionadores pode ser muito útil para reduzir suas chances de ser taxado.

9-Eu sempre estou recebendo mensagens com perguntas muito semelhantes, então resolvi acrescentar este item para deixar as coisas mais claras. O título do post é como evitar ser taxado, mas na verdade deveria ser como reduzir a chance de ser taxado, este seria um título mais adequado , mas qual o motivo de estar escrevendo isto para vocês?

O motivo é de que muitos me mandam emails diariamente e isso é realmente muito bom pois mostra que o site vem crescendo muito, mas as perguntas são muito repetidas, e uma das top é como evitar ser taxado na compra de um PS4 . Ai me perguntam se podem declarar abaixo de 50 dólares e como gift…

Poxa vida declarar um Play Station 4 com valor abaixo  de 50 dólares!!!! Devem estar brincando. Na verdade essa pergunta se repete muito durante a minha semana, o produto é que pode variar um pouco, em algumas  mensagens é um notebook que custa 700 dólares, um Xbox, e por ai vai.

Gostaria de falar para vocês que tem um jeito de receber um PS4 sem ser taxado, mas isso não existe. Na hora que passar no raio-x dançou, é verdade que existem muitos compradores que pedem para os vendedores declararem abaixo de 50 ou abaixo do valor real  para não serem taxados,  ou serem taxados abaixo do valor que seria o correto(não recomendo que vocês façam isto pois é ilegal), esta é apenas uma constatação, muitos compradores agem desta forma para terem uma vantagem ilegal, mas para estes tipos de mercadoria, não tem como não ser taxado, ou único jeito de não ser taxado  neste caso, seria ter uma máquina de teletransporte igual a do Jornada nas Estrelas, e transportar a mercadoria direto dos EUA para a casa do comprador sem passar na alfândega, como ainda não inventaram esta máquina isso vai ficar só na ficção .

10-Outro ponto importante ,muito importante, é que a importação de usados e de produtos refurbished é proibida, então esse “truque” que algumas pessoas usam de declarar a mercadoria como usada para justificar um preço abaixo do preço de mercado e assim subfaturar a importação pode sair caro, pois o produto pode ser simplesmente apreendido, e você pode  perder todo o valor gasto na sua compra, se as outras formas não legais de importar e não pagar impostos já eram não recomendáveis, esta então não deve nem passar pela sua cabeça.

 

11-Uma declaração aduaneira preenchida manualmente pode ajudar um pouco a reduzir suas chances de ser taxado, pois caracteriza um envio por pessoa física é não por uma empresa, que provavelmente utilizaria um formulário impresso em impressora , não que uma declaração impressa aumente a chance de ser tributado, mas uma declaração preenchida manualmente ajuda a reduzir a chance de ser tributado. Seria mais um complemento que quando possível é interessante de ser feito.

12-Agora não façam coisa tolas como pedir para o vendedor enviar 5 objetos e declarar dois ou coisas do gênero , isso configura o crime de descaminho e você pode ter que se explicar na justiça. E pensando um pouco para não pagar alguns reais não vale a pena perder a liberdade ou ter que se explicar na justiça.

images

Você deve ter notado que até agora não demos nenhuma dica dessas grotescas que leio por ai, pois você pode usar os pontos fracos do sistema a seu favor. Se você sabe que pela falta de pessoal eles vão ficar mais focados nos fretes mais caros como EMS e USPS Express basta evitar esses fretes para aumentar em muito suas chances de não ser tributado.

Se além disso você também evitar  os outros sinais que despertam o interesse de um pacote na alfândega você estará reduzindo em muito a chance de tributação de seu pacote, no final não estaremos fazendo nada que seja considerado ilegal e tendo um resultado muito semelhante ao das pessoas que fazem tudo de forma errada com declarações abaixo do valor real ou que estão omitindo itens na declaração de seus pacotes. Omitir itens em uma declaração alfandegária pode dar multas pesadas, outro dia um esperto enviou um Iphone sem declarar no meio de algumas roupas e recebeu uma multa de 5000 dólares em um evio via Fedex, então evitem essas atitudes para o barato não sair caro.

13 – Fator sorte , esse fator é totalmente aleatório e é uma pura questão de sorte mesmo , certa vez comprei um aparelho de blu-ray declarando tudo certo e com envio via USPS Priority , vale lembrar que o frete é um fator fundamental nas técnicas de “como evitar ser taxado” , e esta era uma modalidade de frete que em conjunto com o tipo de mercadoria daria uma quase certeza de tributação. Eu não sou nenhum João Alves, mas a sorte me ajudou e meu pacote passou sem impostos, mesmo contrariando tudo que seria lógico.

Tabela como evitar ser taxado em compras no exterior

  Baixo Risco Médio Risco Alto Risco sempre tributado
Frete sem tracking(airmail,First Class) xxxxxxxxx      
USPS Priority e equivalentes   xxxxxxxxx    
EMS-USPS Express-equivalentes     xxxxxxxx  
Frete(DHL-Fedex-TNT-UPS)DHL Global Mail não entra nesta modalidade       xxxxxxxxxxxxxxx
Declarada como gift xxxxxxxxx      
Declarada como merchandise   xxxxxxxxx    
Remetente Pessoa física xxxxxxxxx      
Remetente Pessoa Jurídica   xxxxxxxxx    
Valor Total encomenda +Frete abaixo de 50 xxxxxxxxx      
Valor Total encomenda +frete acima de 50   xxxxxxxxx    
Valor Total encomenda +frete muito acima de 50     xxxxxxxx  
Volume/peso da encomenda pequeno xxxxxxxxx      
Volume/peso da encomenda médio   xxxxxxxxx    
Volume/peso da encomenda grande      xxxxxxxx  
Caixas sem logotipos de grifes xxxxxxxxx      
Caixas com logotipos de grifes   xxxxxxxxx    
Declaração aduaneira preenchida manualmente xxxxxxxxx      

 

A conclusão que podemos tirar usando a tabela acima como base, é que quanto mais itens marcados como de médio e alto risco tivermos maior será a chance de ocorrer tributação e quanto mais itens tivermos marcados como de baixo risco menor é a chance de ser taxado.

Você foi taxado de forma incorreta , como evitar ser taxado nesses casos

Isso ocorre com todo mundo que importa com frequência, e  deve ser tratado como uma possibilidade que existe pra quem importa com frequência. Estatística é fogo e se você compra muitas mercadorias no exterior a probabilidade de você ser taxado acima do valor que realmente pagou ou até em uma mercadoria que não deveria ser taxada existe sempre. Neste casos você pode fazer um pedido de reexame do imposto cobrado .O processo é bem simples e basta você juntar ao pedido toda a documentação que comprove o valor da compra e aguardar a avaliação da Receita , o prazo pode variar bastante, mas na média em uns 20 a 30 dias a avaliação já estará concluída .Para mais informações sobre como pedir o reexame do imposto de importação acesse o link abaixo.

http://compranoexterior.com.br/reexame-de-imposto-de-importacao

 

Leia também os artigos complementares abaixo:

http://compranoexterior.com.br/shopfans-endereco-de-compras-nos-estados-unidos

http://compranoexterior.com.br/reexame-de-imposto-de-importacao

http://compranoexterior.com.br/shipito

http://compranoexterior.com.br/regras-de-tributacao

http://compranoexterior.com.br/fretes-internacionais

Comments

  1. Rafael says

    Caro amigo,

    otimo esse seu blog, parabens!
    gostaria de algumas dicas. Estou querendo importa um arco e flecha, que sairia nos EUA entorno de $599 + frete. pesa mais ou menos 2 kg, o problema é a caixa dele que é um pouco comprida.

    Qual seria o melhor caminho para mim neste caso?

    • says

      Rafael acredito que esse tipo de mercadoria não seja tão simples de importa assim , provavelmente você precisará de resolver partes burocráticas no exército por ser considerado uma arma, eu não tenho nenhum tutorial que fala sobre isso aqui , talvez você consiga esse tipo de informação em algum fórum de airsoft ou outros sites equivalentes , por redirecionador você ão conseguirá enviar esse tipo de mercadoria , você terá também que conseguir uma loja que envie direto pro Brasil.

  2. Rafael says

    A portaria MF 156, de 24 de junho de 1999, em uma instrução normativa da Receita Federal, afirma que “os bens que integrem a remessa postal internacional de valor não superior a US$ 50 serão desembaraçados com isenção do imposto de importação, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas”. Até aí nenhuma novidade, uma vez que essa é a lei conhecida e aplicada nesses casos.

    Entretanto, o BJC chama a atenção para o Decreto-Lei 1.804, de 3 de setembro de 1980, que trata sobre o regime de tributação simplificada das remessas postais internacionais. Em seu artigo II, está escrita a seguinte informação: “Dispor sobre a isenção do imposto de importação dos bens contidos em remessas de valor até cem dólares norte-americanos ou o equivalente em outras moedas, quando destinados a pessoas físicas”.

    Ou seja, uma instrução normativa e uma portaria não podem se sobrepor a um Decreto-Lei, devendo ser, portanto desconsideradas. A isenção de imposto se aplica a compras feitas por pessoas físicas, não importando se o remetente é pessoa física ou jurídica.

  3. Rodrigo says

    Estou com um problema e gostaria de saber sua opinião.
    Comprei um anmplificador de guitarra e trouxe pela DHL.
    O valor que paguei nele foi U$594,00 porém o declarado no envio U$494,00 (100 a menos).
    Agora aqui me foi solicitada a documentação de compra (prints de tela etc).
    Fiquei sabendo de uma possivel multa por subvaloração ou declaração inexata.
    Pensei em utilizar o photoshop nos prints de telas do ebay, paypal etc e diminuir os 100 do valor para evitar este problema. O que você recomendaria?

    • says

      Não faça isso ,uma coisa é subfaturar e outra muito pior é fraudar documentos para enganar a Receita, em resumo por causa dessa redução de 100 você vai ser multado.

  4. Max Weber says

    As suas informações já estão me ajudando… Fiz agora uma compra na Amazon, com frete grátis para o Brasil, percebi uma coisa interessante, o meu cadastro é feito com o endereço do Brasil, e quando acesso algum produto, ele já mostra uma mensagem se o referido produto pode ser entregue no meus endereço… Então, em relação ao Aussie, eu achei estranho pois foi informado que o frete era gratuito para compras acima de U$ 35, fiz uma compra de U$ 38 e na hora da finalização passou de U$ 140. Não entendi a conta.. Mas enfim, obrigado pelas dicas. Minha mãe mora nos USA, só que ela é meio atrapalhada. Estou tentando orientá-la a fazer a compra, o problema é só para enviar.

  5. juraci says

    Como faço

    para entrar em um site americano com o endereço que o shopfans me deu o endereço americano

  6. Antonio says

    Fabrício, primeiro queria agradecer pois descobri o Shipito no seu site e venho usando há mais de 2 anos, é ótimo. Eu só uso para itens de pequeno valor, para consumo pessoal, da família e amigos. Funcionava muito bem, mas faz uns 2 meses que praticamente TODO pacote é tributado. Pacotes pequenos, leves e com valor de menos de 10 dólares foram tributados exatamente R$ 20.91, o que sugere que consideraram o valor de US$ 10,00. O problema não é pagar o valor, é ter que ir buscar no correio ao invés de receber em casa. Eles estão fazendo uma nova Maré Vermelha ou similar? Ou será possível que eu entrei em alguma lista negra? Os seus pacotes de pessoa física para pessoa física de pequeno valor estão sendo tributados? Alguma sugestão? Abraço

    • says

      Essa coisa de lista negra é lenda , a coisa não é com Shipito e sim geral , muitas encomendas da China que raramente eram tributadas estão sendo agora , você pode também tentar usar o Shopfans .

  7. Paloma says

    Olá, informações muito importantes. Então sempre tive uma dúvida, gostaria de comprar no aliexpress algumas maquiagens, será que se eu comprar com o mesmo cartão, mas mandar entrega em endereços diferentes, seria uma forma de evitar de ser taxada?

    • says

      Isso é algo que as pessoas que compram em grande volume usam , mas isso funciona mais para evitar que as compras sejam caracterizadas como para comércio e não para evitar impostos.

  8. Karielle says

    Olá Querido, primeiro queria parabenizar seu blog. é demais! cheguei aqui pelo google
    por acaso. Eu fiz a burrice de comprar um desses cursos que ensinam importação. :( enfim muitas dúvidas eles tem até suporte mas sinceramente seu blog é bem melhor. No curso eles ensinam a declarar mas abaixo do valor real e sem frete. Muitas pessoas fazem isso, aí é taxado e não pode recorrer. O que acho mágica é que a dona do curso e os colegas de suporte vivem fazendo compras… ai fazem vídeos para mostrar as compras e quase nunca são taxados. Tô achando que eles tem algum segredo para não serem muito taxados e não contam pra gente. Enfim o que você aconselha sempre preencher declarando o real valor da compra? inclusive com frete?

    • says

      Karielle seja bem vinda , eu gosto de ler perguntas deste tipo pois elas ajudam a esclarecer vários pontos , em primeiro lugar as pessoas precisam ser verdadeiras e falarem a verdade pois de nada adianta vender um produto baseado em ilusões e falsas promessas. Eu não estou aqui para vender nada, eu já até pensei em no futuro criar um livro sobre esses assuntos e distribuir gratuitamente , qual o motivo de eu estar falando isso ? O Motivo é que está cada vez mais difícil escapar do pagamento de impostos e para ter leitores fiéis a gente precisa falar a realidade e não aquilo que as pessoas desejam ler , então nessa conjuntura atual está cada vez mais interessante usar as consolidações de pacotes e pagar os impostos , pode parecer estranho ,mas a economia do frete pode ser em muitos casos tão grande quanto o não pagamento de impostos, leia sobre em http://compranoexterior.com.br/consolidacoes-de-pacotes-gerando-economia/ , se você quiser eu também posso fazer 5 vídeos por semana mostrando pacotes que não foram tributados , mas onde estão os outros que são tributados ?
      Muita gente não coloca o frete para ter essa vantagem e muita gente reduz o valor declarado , um dos problemas vai ser no caso de pedir reexame . Você poderia usar um frete como First Class para encomendas leves e USPS Priority para itens mais pesados.
      Eu não comento sobre cursos em específico, eu até imagino que curso seja esse, eu posso te falar que eu tenho isenção e não estou vendendo cursos, na verdade eu nem me ligo muito na questão do dinheiro em meu site, o objetivo maior é crescer em número de leitores não ganhar muito dinheiro , tendo isso em mente, eu posso ser mais independente e dar minhas opiniões sem ser influenciado.

      • Max Weber says

        Oi Fabricio, rapaz… virei seu fã… é a primeira vez que entro no seu blog… Muita informação 100% esclarecedora e principalmente honesta, dificil demais hoje em dia, encontrar pessoas como você. Estou, tentando trabalhar com e-commerce, e da mesma forma que a Karielle fez, eu também comprei um desses cursos, onde dá tudo certo para a menina, que é a verdadeira “Alice no País das Maravilhas”, que na realidade, venderam um produto que parece ser a 8ª maravilha do mundo, e não é… estou quebrando a cabeça… Acho que já me ferrei na primeira compra, ainda não recebi, fui orientado a abrir uma conta no box4world ou Shipito, fiz nos dois… realizei uma compra no walmart de 28 produtos da Aussie… Quando fui calcular o frete, quase infartei.. o peso esta em torno de 25lbs, o frete mais as taxas deles ficou em 144 dólares, o valor dos produtos 83 dólares, ainda não chegaram no armazém. Será que existe alguma maneira de amenizar este meu problema? Mais uma vez Parabéns…

        • says

          Max o grande problema da Aussie é o valor baixo e o peso alto , isso acaba causando essa distorção do frete ficar muito mais caro que o valor dos produtos, a boa notícia é que a maioria dos redirecionadores não informa o valor do frete e você só vai pagar impostos no valor da mercadoria. Não existe mágica neste caso, e o frete sempre será a parte mais significativa deste tipo de importação pois o peso é muito alto e a mercadoria muito barata.

        • says

          eu tambem comprei ,mas comprei 11 produtos , deu 47 dolares , mas 102 dolares de frete.
          mas ja chegou no armazem. mas estou com medo ,por que ate entao eu nao sabia que correria risco de ser taxada.

  9. Ribeiro says

    Olá Fabricio. gostaria de saber se fui tributado

    07/08/2015 17:48 CEINT RIO DE JANEIRO/GTCAI – Rio De Janeiro/RJ Encaminhado
    Em trânsito para CTE SALVADOR – Salvador/BA
    07/08/2015 17:46 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO – Rio De Janeiro/RJ Conferido
    Liberado pela alfândega
    07/08/2015 08:03 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO – Rio De Janeiro/RJ Encaminhado
    Em trânsito para Fiscalizacao Aduaneira – Fiscalizacao Aduaneira/BR
    07/08/2015 08:02 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO – Rio De Janeiro/RJ Conferido
    Recebido/Brasil
    03/08/2015 15:33 ESTADOS UNIDOS Encaminhado
    Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional – BRASIL/BR
    03/08/2015 15:25 ESTADOS UNIDOS Conferido
    Recebido na unidade de exportação
    01/08/2015 15:16 ESTADOS UNIDOS Postado

  10. Rosiely Valente says

    Fabricio, obrigada pelas dicas, mas tenho algumas dúvidas em como montar corretamente a embalagem e a caixa no shopfans.

    obs: A opção declaração Aduaneira só aparece as opções como nome do item, quantidade e preço, basta preencher isso que já vem registrado como presente e pessoa física?

    obs2: é obrigatório criar o pedido antes do item chegar no armazém? tem algum problema não criar o pedido e o item chegar no armazém?

    obrigada por futuras respostas.

    • says

      Na declaração aparece uma caixa para você marcar a opção de envio como gift , vá em caixas depois em declaração observe a imagem abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *