Atrasos nas compras internacionais
Caros leitores, como este é o assunto do momento não poderia deixar de comentar algo aqui no CompraNoExterior, muitos colegas, amigos e leitores deste site estão muito preocupados com o tempo que suas encomendas tem levado para serem entregues e alguns até estão achando que aumentou o número de pacotes taxados em relação ao histórico que tínhamos, eu particularmente senti uma demora muito maior na chegada de minhas encomendas, mas em relação à taxação não achei que para mim o aumento foi tão significativo assim, os colegas que lêem este blog devem ter a noção de que eu importo muito e revendo mercadorias e tudo mais, na verdade eu compro em quantidades bem moderadas para uso próprio, meu negócio não é revender, meu foco é apenas o de divulgar serviços relacionados com importação para pessoas físicas.
Quando eu vejo as pessoas tão entusiasmadas com suas compras no exterior, e depois estes mesmos compradores começam a se sentir decepcionados e até revoltados com o sistema como um todo, ai eu me pergunto o motivo que leva as pessoas a ficarem assim tão chateadas, na verdade esses compradores podem não estar preparados para lidar com a espera e ela às vezes é grande nos casos de fretes via Correios podendo chegar a 120 dias ou mais, então se você deseja comprar no exterior é importante que esteja preparado para a espera, e se não lida bem com ela, sempre existe a opção de comprar no Submarino ou em outra loja aqui no Brasil.
Outro ponto importante é que nem sempre as pessoas levam em consideração suas reais necessidades de frete e acabam fazendo escolhas inadequadas que acabam ou gerando custos que elas não esperavam ou não atendendo aquilo que precisavam realmente, se você por exemplo for pegar a informação de tempo de entrega de um frete via USPS (correio americano) você pode encontrar lá uma informação de que a entrega no Brasil leva de 5 a 6 dias úteis e ai confia nesta informação e compra um terno para ser usado em um casamento que vai ocorrer daqui a 30 dias, neste caso a chance de que seu terno não chegue a tempo é muito grande, na verdade você não deveria ter escolhido este tipo de frete com uma margem de segurança tão pequena , o ideal neste caso mesmo sendo mais caro, seria utilizar uma empresa de courier como DHL ou Fedex, pois só assim você teria certeza de que sua encomenda chegaria a tempo, estou dando o exemplo do terno, pois foi algo que aconteceu com um colega, da mesma forma utilizar empresas de courier para entregar mercadorias que não são urgentes é igual a dar um tiro de bazuca em um pardal, então evite as empresas de courier se sua encomenda não é urgente, pois o frete é muito mais caro e em 100 % dos casos você é taxado.
Estes grandes atrasos que estamos experimentando ultimamente têm levado em minha opinião a um movimento negativo para os compradores brasileiros, este movimento está tomando força a cada dia é pode dificultar muito a vida de quem compra no exterior, o fato é que muitas lojas é vários vendedores do Ebay não estão mais aceitando vender para o Brasil, este fato ocorre devido a muitas aberturas de disputas no Ebay e pedidos de estornos em cartões de crédito, além deste fato outra vertente que tem tomado muita força entre as lojas no exterior é que muitas destas lojas não fazem mais envios usando serviços postais e só aceitam enviar para o Brasil utilizando empresas de courier (DHL, Fedex, TNT) o problema é que o custo de envio via courier como falado anteriormente é muito mais elevado que o custo na forma postal, em muitos casos o envio por courier torna uma compra inviável de ser feita, uma loja que aderiu recentemente a esta prática foi a Jcpenney grande varejista americana que por anos enviou para o Brasil via USPS, e que agora só envia por DHL, o motivo de algumas lojas escolherem as empresas de courier está no fato do tempo de entrega ser garantido não ocorrendo atrasos como nas entregas feitas pelos Correios, esse tempo menor e garantido na entrega evita o maior pesadelo dos lojistas americanos que vendem para o Brasil, que são as aberturas de disputa no Paypal e os pedidos de estorno nas operadoras de cartão, então logicamente eles preferem enviar por courier a correr o risco de perder todo o valor da venda por causa de atrasos.
Estes assuntos para um leitor mais desatento podem estar desconectados, mas não estão, uma loja envia uma encomenda via USPS esta acaba atrasando muito e o comprador entra com uma disputa para reaver seu dinheiro junto à operadora do cartão, o problema começa a ocorrer em série em vários envios para o Brasil, o varejista começa a ter prejuízos enormes vendendo para o Brasil então decide pelo envio somente via courier ou simplesmente para de vender para o Brasil.
Mas ai vem à pergunta, como o consumidor deve agir nestes casos de atrasos que estamos vivendo agora? Eu sou um consumidor que acredita que quando se compra de uma grande loja dificilmente o atraso foi provocado pela loja e na maioria dos casos o problema está em nossa alfândega, então eu penso que temos que dar tempo para que os pacotes cheguem e somente em último caso devemos abrir disputas no Paypal, de preferência deveríamos abrir disputas no Paypal somente no último dia possível, como disse acima esse movimento de vários consumidores abrindo reclamações está “queimando o filme” dos brasileiros no exterior e daqui a algum tempo nossas opções ficarão muito limitadas, o ideal é manter contato com o lojistas informando de forma amigável que sua encomenda ainda não chegou e que você ainda está aguardando, boa parte das lojas e principalmente as melhores lojas farão a devolução em caso de não recebimento de sua mercadoria.
E para finalizar colegas a palavra de ordem é paciência, paciência para esperar muitos dias para receber a mercadoria, paciência para algumas vezes ser taxado, mas geralmente a parte ruim é muito menos significativa que a parte boa de produtos muito mais baratos então aproveite e não desanime com suas compras que estão demorando.
Amigo posso compra um celaular pela shopito, sera entregue? corro o risco de ser taxado? e quais sites você me recomendaria para fazer a compra.
Obrigado.
Veio, com essa demora toda ate me desanimou de fazer compras online dos EUA. Fiz algumas compras online e a loja enviou rapidamente, e dentro de 1 semana a mercadoria ja esta aqui no Brasil, e agora vou ter q aguardar mais 30 – 60 dias ate receber! Triste!
Valeu pelas info Fabricio, pelo menos agora eu sei q tenho q esperar.
As coisas são assim mesmo, para se ter um baixo custo de frete se perde no tempo de entrega .Mas ainda existem opções intermediarias como USPS Priority que não são tão lentas.
Olá Fabricio,
recentemente escrevi para vc acerca da taxação indevida que a minha caixa de som havia sofrido. Pois bem, através de uma atitude polida e correta com a Alfândega, eu não só consegui que aceitassem o meu pedido de revisão, como conseguir não ser taxado. Coisa que deve ser bem difícil, mas eu consegui. Uhu!!!
Agora queria tirar uma dúvida, no dia 24 de dezembro o Shipito me enviou duas encomendas por shipito airmail. pois bem, a mochila chegou em 25 dias, mas os relógios Casio não. Vale ressaltar que os mesmos ficaram abaixo de 50 doláres. Será que os mesmos foram extraviados?
Grato!
Ainda é pouco tempo para considerar como extraviado eu só me preocuparia acima de uns 80 dias .
Tendo como comprovar os valores o caminho do reexame é sempre uma boa eu consegui também a redução em dois pacotes declarados de forma correta e que foram taxados quase 4 vezes acima do real.
Comprei 3 Jogos de ps3 sendo que foram entregues dois juntos e um separado, o shipito enviou um email que ja tinha enviado na data 04/12 o envio foi por shipito airmail, que dias devem ser levados em consideração la dizia Business days, mas o colega acima disse que contou os finais de semana, sábado e domingo também conta? Qual a média do tempo de entrega da shipito airmail em sua experiência ?
Esqueça o prazo informado no site , este prazo é a média mundial e não a brasileira , aqui no Brasil leva de 30 a 60 dias corridos em média, mas pode chegar com 20 ou até com mais de 60 dias corridos .
Obrigado. Mas sábado e domingo contam realmente ou não?
Depende do frete ,algumas modalidades mais rápidas podem estar em trânsito nos sábados e domingos , mas muitas coisas referentes ao transporte e a liberação das mercadorias não são feitas aos domingos, então os prazos que as empresas dão são em dias úteis, mas quando eu falo aqui nas médias estou sempre me referindo a dias corridos, e para o Brasil as únicas empresas que entregam no prazo estipulado são as de courier(Fedex,DHL,TNT,UPS) as outras sempre atrasam, e muitas vezes o atraso é muito grande .
Fabricio, boa noite. O equipamento eletrônico que foi enviado para mim dia 20/09 ainda não chegou. Sei sobre o tempo de espera para receber uma compra internacional, mas caso eu necessite entrar com um pedido de estorno de valores por extravio, há um prazo para que eu perca o direito de solicitar o reembolso?
obrigado.
90 dias para airmail e 30 para USPS Priority e Express, não conheço prazo limite, mas o ideal é não deixar passar de 4 meses.
esse caso acima se refere ao caso de você ter usado Shipito, se for uma compra no Ebay até 45 dias , não deixe passar disso.
Olá!
Primeiramente gostaria de agradecer ao criador dos site, juntamente com os participantes, pela rapdez das resposta anterior.
Minha outra dúvida, é que em 17/08/2012 fiz uma compra pelo e-bay. Tal produto não passou de 30 dólares e foi encaminhado no dia 18/08/2012, cujo tracking number é LK075056670US. Não quis acionar o vendedor no prazo de 45 dias pelo e-bay pois seu que algumas mercadorias demoram muito para chegar ao destinatário aqui no Brasil. E entrei em contato com o vendedor. O vendedor me pediu para checar o meu custom que acredito ser os Correios daqui. Mas o próprio site dos correios rejeitam tal nº de rastreio e nem se responsabilizar com encomendas importadas. No próprio site do E-bay eu consigo checar o andamento pelo tracking number até certo ponto. Minha pergunta é se aqui no Brasil há como localizar esta encomenda pelo tracking number? Detalhe: Encomenda via USPS First Class Mail International.
Obrigado!
Este tipo de envio não tem rastreamento e só aparece no site dos correios quando sai para entrega e isso às vezes .
A informação no site da USPS é
Status: Dispatched to Sort Facility
Your item has left our acceptance facility and is in transit to a sorting facility on August 20, 2012 at 5:36 pm in WAUKESHA, WI 53186. Additional information for this item is stored in files offline.
Fabricio, soube de alguma atualização sobre atrasos nas entregas?
Comprei um eletronico no dia 20/09 via airmal priority (8-15 dias úteis) e ainda não recebi. Sei que as entregas as vezes demoram de fato, a preocupação não é nEM tanto pelo atraso, pois não é um item que necessito com urgência, mas o receio de que tenha sido extraviado e consequente devolução de valor segurado. Tem alguma dica?
obrigado.. abraços
Esses 8 a 15 dias são uma média mundial é importante lembrar que o Shipito envia para o mundo inteiro e esses tempos são a média de todos os países , aqui no Brasil por experiência os pacotes por airmail geralmente levam de 30 a 60 dias podendo chegar antes ou depois desta marca , a dica é esperar pois vai chegar até hoje só 1 pacote meu enviado por airmail foi extraviado esse tipo de frete funciona muito bem e é barato , o problema é a falta de rastreamento.
Relato:
Amigos,
fiz a compra de um fone de ouvido no valor de US$ 20 em 10/09 e hoje tive a agradável surpresa: cheguei em casa e lá estava o danado!
1) Não houve taxação! 2) Contando em dias corridos deu 23 – incluindo finais de semana – achei que chegou rápido.
o envio foi feito pelo Airmail Economy, declarei o valor exato do equipamento e o envio como Gift!
Agradeço ao fabricio pela ajuda!
Não ser taxado é a melhor parte das compras no exterior .
O que você faz quando a mercadoria é extraviada ?
Abraço,
Emannuel
Geralmente uso o Shipito e quase sempre com seguro .
Fabricio gostaria de saber se você algum msn ou Email qe possamos conversar pois sou meio leigo e gostaria de tirar algumas simples duvidas.