Redirecionadores de encomendas
Como funcionam os redirecionadores de encomendas
Caros leitores, eu volta e meia falo sobre redirecionadores de encomendas aqui no CompraNoexterior, mas eu estava observando o site e percebi que não temos um tópico exclusivo sobre esse assunto.
Temos muitos tópicos sobre o redirecionador de encomendas Shipito e Shopfans , mas pouca coisa falando de forma geral sobre esse assunto, então hoje eu decidi escrever sobre esse assunto .
Os redirecionadores de encomendas tornam as compras no exterior muito mais simples.
Hoje graças as empresas de redirecionamento podemos comprar em qualquer loja nos Estados Unidos, e receber nossa mercadoria no conforto de nossas casas.
Isto é algo fantástico, e o processo ficou tão simples que qualquer pessoa com um cartão de crédito internacional pode comprar online nos Estados Unidos e receber sua encomenda aqui no Brasil.
Para aqueles que não sabem, redirecionar encomendas nada mais é que receber suas encomendas em um endereço em um país estrangeiro(geralmente nos Estados Unidos), e depois remeter essas encomendas para onde desejar (geralmente para seu endereço no Brasil).
Hoje em dia temos dezenas de empresas e até pessoas que fornecem esse tipo de serviço pela internet, é muito importante que caso você se decida a usar redirecionadores de encomendas, que você escolha uma empresa de qualidade ou uma pessoa física de confiança.
E como funcionam os redirecionadores de encomendas ?
Caro leitor, é lógico que cada empresa de redirecionamento funciona de forma independente e terá seus próprios padrões de operação, mas algumas características são comuns a todas essas empresas , e são essas características que o CompraNoExterior vai levantar agora :
1-Todas as empresas de redirecionamento exigem um cadastro para que o futuro usuário possa enviar suas encomendas ;
2-O usuário depois de cadastrado recebe um endereço que é único , o endereço base é o mesmo para todos os usuários e a diferença está em um número ou código que identifica cada usuário, geralmente são os números de suite, no resto o endereço do usuário X é igual ao do usuário Y;
3-Quase todas as empresas do setor oferecem a opção de consolidação de caixas, consolidar pode ser muito útil na redução do custo do frete, se compararmos o envio de várias caixas separadas com o custo de apenas 1 caixa com o conteúdo dessas várias caixas, o resultado é quase sempre vantajoso;
4-Essas empresas podem fazer serviços extras e podem ou não cobrar por esses serviços ,é muito comum que os usuários de empresas de redirecionamento queiram reduzir o tamanho de caixas ou até mesmo fazer divisões em suas caixas , o objetivo é o de reduzir as chances de ser tributado na chegada das mercadorias ao Brasil , muitos uuários de empresas de redirecionamento de encomendas tem agido dessa forma e tem obtido sucesso nos seus objetivos ;
5-Geralmente os redirecionadores de encomendas deixam o preenchimento da declaração das mercadorias a cargo do próprio usuário,não recomendo que os usuários usem essa liberdade para se aproveitarem de falhas do sistema , é importante ressaltar que o seguro da mercadoria é baseado no valor declarado, e se você fornecer uma declaração falsa poderá perder o direito a receber o seguro de sua mercadoria em caso de extravio, geralmente quando a mercadoria é extraviada ou se se danifica no transporte são solicitadas as notas que comprovam os valores pagos para o pagamento do seguro, e se os valores não forem os corretos a seguradora pode ignorar seu pedido.
6-A maioria dos redirecionadores de encomendas são muito rigorosos em relação a tentativas de fraude , isso se deve ao fato de que se os redirecionadores forem muito flexíveis, muitos usuários poderão usar essas empresas como base para cometer crimes, se por exemplo um usuário cria uma conta e faz uma compra com um cartão roubado em uma loja e envia para o endereço do redirecionador e esse consegue enviar a mercadoria para um endereço em seu país, e o redirecionador não toma medidas concretas para coibir esse tipo de prática, a loja que foi lesada pode simplesmente parar de enviar para o endereço deste redirecionador de encomendas prejudicando a operação futura do próprio redirecionador.
Então sempre que uma loja denuncia um usuário por fraude a um redirecionador sério, a conta do usuário em questão é definitivamente excluída, esta é uma prática comum em quase todas as empresas sérias, e acaba levando a outras situações, que podem incomodar alguns usuários brasileiros acostumados com nosso jeitinho brasileiro.
A mais comum é o uso do cartão de crédito de terceiros, que pode causar desconfortos para quem usa esse tipo de empresa , para os americanos uma pessoa que usa o cartão de outra para pagar uma despesa é encarada como uma fraudadora, e ai vão ocorrer um monte de coisas chatas, e até provar que focinho de porco não é tomada você vai passar muita chateação, então evite usar o cartão de terceiros ou a conta Paypal de terceiros.
Mas como usar o redirecionador de encomendas ?
Depois de fazer seu cadastro no redirecionador de encomendas e receber seu endereço, você já vai poder ir as compras em sites do país onde seu redirecionador tem endereços, existem empresas em vários países, mas as mais procuradas são as que tem endereços nos Estados Unidos.
Então basta fazer seu cadastro na loja desejada e fornecer seu endereço no redirecionador como endereço Shipping e seu endereço no Brasil como endereço billing.
É importante salientar que o endereço billing tem que ser igual ao endereço que consta na fatura de seu cartão de crédito, caso contrário sua compra poderá ser cancelada por suspeita de fraude.
Algumas lojas vão pedir um telefone para o endereço de entrega, neste caso você pode criar um telefone no exterior usando alguma empresa de telefonia Voip, se tiver dúvidas clique aqui e acesse uma lista de empresas que fornecem números telefônicos no exterior.
Para iniciar suas compras no exterior eu recomendo que inicie na loja mais amigável e simples de se comprar a Amazon.
Se quiser ler nosso tutorial sobre como comprar no Amazon clique aqui , existem milhares de outras lojas para se comprar no exterior, mas é melhor começar pela mais simples e fácil .
A mercadoria depois de comprada é então enviada para seu novo endereço nos Estados Unidos, ao chegar no armazém do redirecionador de encomendas ela é pesada e medida para que você tenha o valor do frete para o Brasil.
Neste ponto você poderá usar o seu redirecionador de várias formas, você poderá enviar a mercadoria imediatamente,pedir fotos do conteúdo, pedir uma consolidação de pacotes para reduzir sua despesa com frete, poderá pedir para trocarem a caixa por outra, ou até uma divisão em várias caixas.
Essas opções estão presentes em quase todas as empresas desta área, e o que pode variar de uma empresa para a outra são os valores cobrados.
Abaixo uma imagem de um grande redirecionador de encomendas recebendo mercadorias dos clientes em um de seus armazéns .
Com as medidas do seu pacote o redirecionador vai fornecer as opções de frete disponíveis para aquele pacote, você então preenche a declaração das mercadorias e escolhe a forma de envio, você efetua o pagamento das despesas de envio e solicita a empresa que envie seu pacote , o pacote é então enviado e é só aguardar a chegada no seu endereço no Brasil.
Um dos pontos cruciais na hora de enviar sua encomenda para o Brasil está na escolha do frete ,é nesse ponto que boas empresas se tornam péssimas opções para brasileiros.
O motivo é muito simples, muitas das empresas de redirecionamento de encomendas optam por facilitar sua própria operação, esquecendo que o objetivo final é o de atender a todos os tipos de clientes, e não apenas os Europeus.
O fato ao qual estou me referindo é o de que muitas empresas somente operam com uma opção de envio DHL ou Fedex, essas empresas funcionam muito bem para envios para Europa, só que os fretes para o Brasil são muito mais caros que os oferecidos por exemplo pelos Correios americanos (USPS).
A USPS é a escolha mais procurada por brasileiros, então caro colega que está em busca de um redirecionador, antes de se cadastrar em uma dessas empresas faça um teste básico, simulando em quanto ficaria um frete em uma caixa com 1 libra de peso e tamanho de 26x13x13 polegadas e depois usando uma caixa de mesmo tamanho simule para um peso de 40 libras.
Fazendo isso você vai poder ver os custos de frete que a empresa que você está avaliando na pratica, tanto para um pacote muito leve quanto para um pacote pesado , em resumo podemos falar o seguinte quanto mais opções de frete uma empresa tiver melhor será o relacionamento com o cliente, fique atento e evite empresas de um frete só.
Outro ponto importante a ser avaliado por todos aqueles que pretendem entrar no mundo do redirecionamento de encomendas está no pagamento antecipado de impostos , eu recomendo a todos os meus leitores que evitem usar as empresas que praticam a cobrança antecipada de impostos.
Geralmente essas empresas são aquelas mesmas que só trabalham com uma opção de frete e que geralmente é o de alguma empresa de courier, muitas vezes a cobrança antecipada acaba ficando mais cara que aquela que o consumidor pagaria sem ser de forma antecipada .
Na minha opinião é melhor correr o risco de ser ou não tributado do que já ser tributado na saída da mercadoria do redirecionador e claro que para isso é preciso ter a opção de envio por USPS.
Se você vai usar uma dessas empresas que seja uma empresa sólida e com porte , empresas grandes podem não estar isentas de falhas, afinal erros sempre podem ocorrer, mas uma grande empresa transmite mais segurança para o cliente, e também devido as escalas maiores, essas grandes empresas de redirecionamento de encomendas vão ter grandes descontos nas principais empresas de logística e poderão oferecer preços de frete menores a seus clientes , não existe como uma empresa com 2 mil clientes competir com uma empresa que tem centenas de milhares de clientes .
Principais redirecionadores de encomenda do mundo
Se você pretende usar os serviços de um redirecionador de encomendas você deve usar os melhores e maiores por causa de tudo que já foi explicado até aqui ,entre os maiores e melhores podemos destacar dois grandes players globais :
O primeiro é o Shipito, o Shipito é para mim o melhor redirecionador de encomendas do mundo, os motivos seriam:
1-A escala e o número de clientes, o Shipito é uma empresa com uma base muito grande de clientes que fazem a empresa conseguir grandes descontos, e a empresa repassa esses descontos para os clientes ;
2-O segundo motivo está na grande quantidade de opções de frete que o Shipito oferece, atualmente são cerca de 14 opções de frete incluindo nessas (USPS,TNT,DHL,Fedex,Airmail), o terceiro motivo são os vários endereços disponíveis, o Shipito tem endereços na Califórnia ,Oregon que é Tax free para compras dentro dos EUA e um endereço na União Europeia na Áustria que pode ser usado para compras na Europa;
3-O terceiro motivo seria que o Shipito não diferencia os valores de frete dos clientes de planos Top dos clientes de planos mais simples , esta é uma grande vantagem que muitos usuários não avaliam , muitas empresas tem fretes baratos para os clientes de planos mais caros, mas os clientes de planos baratos pagam valores bem acima dos clientes Top;
4-O quarto motivo de preferir o Shipito está na possibilidade de usar fretes de baixo custo Airmail e First Class, geralmente indisponíveis em outras empresas .
A segunda grande empresa de redirecionamento de encomendas é o Myus , o Myus assim como o Shipito possui escala e é também uma empresa muito organizada e eficiente , eu colocaria eles na segunda posição perdendo apenas para o Shipito, os pontos positivos do Myus seriam:
1-Excelente custo de frete para as empresas de courier DHL e Fedex , é verdade que o Myus para USPS não é uma boa opção, neste caso o Shipito se sai bem melhor, mas o custo do Myus via courier é bom , uma desvantagem do Myus está na diferenciação dos valores de frete entre os vários tipos de plano, ou seja se você é um cliente no plano top você tem um custo X e se você está no plano mais simples terá um custo maior que X;
2-Muito organizado e eficiente.
Se você quiser ler o comparativo completo entre Myus e Shipito acesse https://compranoexterior.com.br/shipito-x-myus
Mas e as outras empresas de redirecionamento de encomendas não são boas?
Existem outras empresas que também tem boas práticas , mas quando a gente quer falar de excelência no atendimento e em tudo que esteja relacionado a redirecionadores de encomendas , são essas duas empresas que vem naturalmente a cabeça.
Se quiserem acessar minha lista com outros redirecionadores de encomendas (freight forwaders ) acessem o link abaixo
https://compranoexterior.com.br/lista-de-freight-forwarders-nao-testados
Fuja dos redirecionadores de encomendas desonestos
Alguns redirecionadores de encomendas tentam passar para os clientes aquilo que não são, muitos afirmam que não cobram taxas, fique muito atento aos redirecionadores que prometem mundos e fundos, eu só vou fazer uma pergunta a você leitor, como um redirecionador de encomendas pode fazer uma compra assistida e não cobrar uma taxa pelo serviço?
Isso realmente não pode existir, vamos a explicação bem simplificada, você pagou ao redirecionador 100 dólares para que ele compre para você um item no valor de 100 dólares, neste nosso exemplo a operadora do cartão de crédito ou o Paypal vão cobrar aproximadamente 4 dólares do redirecionador em taxas, então o resultado é que eles só irão receber dos 100 dólares que você enviou 96 dólares, então como explicar que o redirecionador de encomendas que visa o lucro agora virou uma empresa de sem fins lucrativos e vai doar ao cliente 4 dólares?
Então você vai ficar ai quebrando a cabeça para saber como eles fazem essa conta fechar, e é ai que o redirecionador de encomendas desonesto usa de técnicas escusas para recuperar esses valores não cobrados num primeiro momento, a principal técnica é pesar ou medir os pacotes de forma incorreta, se seu pacote pesa 3 libras ele joga 5 libras e recupera o valor que não te cobrou anteriormente no valor do frete, o mesmo pode ser feito em relação ao tamanho da caixa para fretes que usam o peso dimensional, então use empresas sérias para evitar ser enganado.
É importante salientar que alguns redirecionadores podem arredondar para cima o peso de um pacote sem que isto configure dano ao consumidor, se por exemplo um pacote chega com exatamente 4 libras este pode ser arredondado para 4,1 libras, pois serão colados na caixa a documentação de exportação que também possui peso, como a USPS cobra 4,1 como 5, se o redirecionador não fizer isto, quando ele for enviar a mercadoria terá que pagar esta libra a mais no lugar do consumidor, então nesse caso específico não existe uso de má fé, mas fique ligado e prefira as empresas recomendadas aqui para o barato não sair caro.
Black list dos redirecionadores de encomendas
Algumas lojas nos Estados Unidos criaram o que chamam de Black list, o Black list nada mais é que um conjunto de endereços de empresas de freight forwader para os quais estas lojas não enviam, o motivo é o grande número de fraudes relacionadas a estes endereços, geralmente quando uma empresa não envia para um endereço de freight forwarder não envia também para outros do mesmo tipo, nestes casos não existe outra opção além de usar os serviços de compras assistidas que todas as empresas de redirecionamento possuem, entre as principais lojas com esta política estão Tommy,Hollister e Tigerdirect.
Conclusão
Caro leitor se você deseja comprar no exterior e ainda não tem uma conta em um redirecionador de encomendas você está perdendo tempo, faça hoje mesmo sua conta e entre na era da globalização, para instruções de como se cadastrar no Shipito acesse https://compranoexterior.com.br/shipito/fazendo-seu-cadastro-no-shipito em caso de dúvidas faça um comentário,seus comentários são sempre bem vindos .
Olá! Conhece algum serviço de redirecionamento do México para Brasil?
Infelizmente não
Oi Fernanda! Tudo Bem? Você encontrou algum redirecionador México/Brasil? Se puder divulgar, agradeço! Tchau!
Boa noite, Fabricio, como vai? Depois de algum tempo afastado estou retornando devagarinho. Vc conhece algum redirecionador de encomenda confiável na Europa, além daquele que fica no Reino Unido? De tiver indicações eu agradeço, Abraços!
EU conheço aqueles que estão aqui no Site aparecendo novas opções eu coloco aqui
Meu segundo comentário sobre redirecionadores é em relação a outro que uso: o envios diretos. Não se se conhece, mas o problema dele hoje é que o frete é via LAX. Tenho encomendas com mais de 2 meses sem indicação de chegada no BR. Essa mais antiga ficou quase 2 meses como estando num afiliado. Depois seguiu para LAX e de lá não saiu ainda. Estou com 2 encomendas assim. Enquanto isso, já enviei e recebi 2 da Shopfans (antes das mudanças de julho).
Não sei se o problema é LAX ou se é da assistência que o redirecionador possui com a USPS.
Fabrício por NY eu sei que tinham diminuído a quantidade de voos(assustadoramente) , por Los Angeles acredito que teve o mesmo procedimento, o covid afetou muito essas cadeias logísticas
Por incrível que pareça, essas da Shopfans vieram por NY. A segunda, inclusive, saiu depois e chegou antes. hehehe
Xará. Fiquei preocupado com os envios da Shopfans agora… Consolidei uma encomenda no dia 01/07 após conversar com a atendente de que manteriam o epacket até a USPS cortar definitivamente.
Estranhei porque o envio do código não demorava muito. Dessa vez demoraram 10 dias para me enviar o código. Quando recebi, tomei um susto: era só números. cliquei nele e me levou para o site do DHL. O envio foi por DHL express!!!!
O epacket (que seria o first-class comercial/econômico/etc.) tinha a vantagem de ter grande chance de não ser taxado.
Agora com o DHL express como envio econômico vai nos arrebentar com a taxação.
Tem algo paliativo? porque estou cheio de coisas com eles para redirecionar.
Pode ser que estão usando DHL Global Mail , é um frete postal que vai para Alemanha e depois para o Brasil , muitas lojas de suplemento usam é um frete bem parecido com o epacket da USPS , a entrega no Brasil é feita pelos Correios , depois vou ver com eles se a mudança foi para o Global Mail.
Gostaria muito que fosse, mas não é.
O link fornecido leva direto pro site da DHL e mostra DHL express. A caixa foi até Miami e já está em SP (Chegou via VIRACOPOS). Não seguiu para a Alemanha. Já está na Capital, mas até agora nada de código “padrão” correios.
As coisas ficaram uma confusão só. A Shopfans diz que a responsável, Asendia, informou que não usam DHL. Mas aí você clica no link que eles disponibilizam e te leva para o site da DHL dando as informações atualizadas. A encomenda foi despachada por eles dia 8/7 e chegou no Brasil dia 11/7.
Enfim, se eles passaram a usar DHL express como epcket foi uma grande mancada. O pior é que eu fico de mãos atadas com tanta coisa lá para enviar.
A Asendia é uma empresa separada do Shopfans , tem que aguardar então para ver como vai ser entregue , vou ver se converso com eles sobre isso
Beleza.
Bom, minha encomenda está em SP já. Vamos ver se de lá vai para Curitiba para a fiscalização ou se fazem parte em SP mesmo (como fazem no RJ).
Não sei se consegue melhorar esse prazo da informação do código de rastreio também. O meu código demorou muito a ser liberado.
E pelo site da DHL ainda não tem código aceito pelos correios.
Xará, bom dia.
Infelizmente as notícias são péssimas.
Enviaram por DHL express e já estão me cobrando 200% de imposto e taxa.
Vou conversar com eles , vou tentar acordar mais cedo, estou trabalhando em outro fuso horário 12 horas de diferença, quando eu acordo eles já estão fechando.
Deve ser brabo mesmo!
Mas se puder ajudar, eu agradeço.
Quero resolver isso para continuar enviando.
Tenho muita coisa para redirecionar e não queria me indispor por conta de erro dos outros.
Do dia 1º para cá, foram 2 encomendas, e pelo que entendi, enviaram os 2 por DHL Express. Eu estava aguardando justamente que enviassem por First-class no lugar do e-packet (até porque no site deles não tem First-Class como opção)
Isso tem me tirado o sono viu. Tem um colega que citou num ouro post o envio com código IX (ou LX) e ele mandou enviar depois do meu. Achei estranho.
Vou rezar aqui para que tudo de resolva. Até porque eu continuo comprando, mas agora com receio de enviar para eles redirecionarem.
Obrigado pela ajuda
Fabrício conversei com eles e me deram a seguinte informação, abaixo a informação do Shopfans :
Infelizmente ocorreu um erro e Asendia (a empresa que faz envio pra nós) enviou mais de 100 encomenda via DHL. Eles pensaram dois dias na solução, até que decidiram que os clientes podem recusar o recebimento, eles também vão solicitar a devolução da parte deles e depois eles vão receber e enviar pelo método correto.
Ninguém vai pagar nenhum valor a mais para fazer reenvio
Obrigado xará. Soube disso hoje também
Teve mais alguma informação? Um dos meus pedidos por epacket veio com rastreio CY, mas no site da USPS ainda marca como first class. Em tempos normais sei que viria pelo RJ, agora já não sei mais nada!!!
CY é priority da USPS , talvez usaram Priority pelas mudanças que estão ocorrendo no epacket
Então, CY normalmente é mesmo priority, sei disso… só que o mais estranho é que quando vejo no site da USPS, em ‘product information’ tá lá ‘first class’… entrei em contato hoje com a asendia a informação foi que o envio foi feito na modalidade correta… mas tmb falei com o shopfans, e disseram que a asendia informou que ‘we are using Correios Post (Brazil Post) with our partner Skypostal in Miami.’… mas acho que isso deve ter acontecido pra essa semana, pq o envio com CY foi dia 7, semana passada… espero que isso passe a ser efetivo pros envios dessa semana, e que passem a vir novamente por curitiba, pq a receita do rio não perdoa quase nada!
Teve uma grande mudança na USPS no começo deste mês , então tem muita coisa que pode ter mudado inclusive essa dos códigos , o skypostal vai ser usado nesse pacotes epacket , mas não ficou claro se será um frete First Class como o epacket antigo
Essa questão de vir pelo Rio também me preocupa.
Acredito que o mais sensato seria enviar como first class esses envios e-packet
nessas horas de mudança eles devem estar tentando usar fretes que sejam o mais próximo possível do usado anteriormente
Aparentemente, um pacote novo que pedi no inicio da semana passada irá vir com um rastreio começado com iX (não é L, é i mesmo), pela skypostal. Vou esperar atualizar direitinho e dou mais informações. Mas aparentemente os ix vem por curitiba mesmo, segundo a receita federal. Como você tem um contato mais proximo deles, se puder conversar com eles pra saber se irá ter algum ajuste de valores pra menos (pq é um envio mais em conta) ou mesmo se vão permitir enviar até 5lbs (a skypostal tem limite de 5lbs), seria de muita ajuda!!
Vou conversar com eles e atualizo vocês , amanhã estou viajando e devo ver isso na quinta ou sexta
Boa Tarde Fabrício, com o fim do epacket estou achando que vou ter que mudar de redirecionador, e estou vendo preços muito bons da Shipito, mas o problema que eles informam o valor do frete na declaração aduaneira, você pode fazer um pró e contra atualizado sobre os redirecionadores? Pq estou meio órfão no momento.
Obrigado
O epacket na verdade era um quase First Class da USPS , inclusive os códigos são os mesmos , a maioria dos redirecionadores deixou de usar essa denominação, mas no caso do Shopfans eles continuam usando ,mas com preço de First Class , no caso do Shipito eu acho o frete First Class caro , eu tentaria usar o First class da USPS
A Shopfans está enviando com um código que começa com IX e termina com BR, ainda não sei que tipo de frete é esse.
IX ou LX?
É IX mesmo…
Anderson… Já teve alguma atualização desse tipo de código/envio?
Acabaram de me informar um envio assim também. Nunca tinha visto, postado no exterior com final BR.
Olá. Bom dia Fabrício.
Fabrício vc tem informações de qual redirecionador está funcionando melhor neste momento de pandemia ? Em relação a atrasos, qual está atrasando menos ? Parece q o shopfans está tendo muitas reclamações.
Obrigado
Kelson todos estão na mesma toada , em relação a reclamações eu vejo isso da seguinte forma , os serviços mais usados sempre terão mais gente reclamando ,você não vai ver ninguém reclamar do banco regional pequeno vão reclamar dos grandes e com muito movimento, isso é sempre assim , na telefonia, nos cartões de crédito e etc,,,