Prazo de proteção do Aliexpress
O Aliexpress é sem dúvida um dos sites mais usados por brasileiros que desejam comprar mercadorias no exterior, o Aliexpress é uma empresa séria que protege seus compradores, mas é importante que esses compradores conheçam as ferramentas de proteção que esta empresa fornece.
Um dos principais itens de proteção do Aliexpress é o prazo de proteção do consumidor.
O Prazo de Proteção do Consumidor no Aliexpress, sempre gera muita dúvida. Mas vamos tentar mostrar para vocês o que é e como usar esta ferramenta de proteção.
Afinal, o que é isso?
Depois de ter feito o seu pedido, é sempre interessante ficar de olho no Prazo de Proteção do Consumidor, que é o prazo de “garantia” do seu produto.
Enquanto estiver vigente, o consumidor tem direito de pedir um reembolso, solicitar a troca ou devolver o produto.
Para descobrir quanto tempo você possui , confira no exemplo abaixo:
Clique no seu nome no canto superior direito > depois em ‘Meus Pedidos’ > em cada um dos itens comprados aparecerá uma contagem regressiva dizendo “Seu pedido será fechando em:”
Caso o Prazo esteja se esgotando e o seu produto não tenha chegado ainda. Envie uma mensagem ao vendedor, e solicite um aumento no prazo de proteção.
Para fazer isso, acesse sua lista de pedidos e depois em ver detalhes:
clique em:” 2. Para estender o período de proteção do consumidor , clique aqui“
Faça isso antes do término do prazo, pois depois de encerrado, não é possível solicitar o reembolso ou ainda, pedir a troca do seu produto.
Observe na imagem abaixo onde você deve solicitar o aumento do prazo:
Estender o prazo de proteção ao consumidor, a medida mais elegante em um primeiro momento
Eu tenho há muitos anos como filosofia de vida, o princípio de que não devemos elevar uma situação ao nível máximo de stress, se isso pode ser evitado, isso pode parecer algo meio lógico, mas muita gente não tem este tipo de atitude, e acaba fechando todas as portas de uma negociação, logo na primeira troca de mensagens.
O Aliexpress tem várias ferramentas de proteção, e devemos não pular etapas, enquanto é possível negociar de forma harmônica com um vendedor, devemos tentar este caminho, e é desta forma que eu procuro agir.
É sabido por todos aqueles que importam mercadorias da China com mais frequência, que atrasos são mais que frequentes, eles são uma regra.
Eu tenho visto muitas pessoas que se desesperam e abrirem disputas antes daquilo que seria o razoável, pense bem, uma disputa para um vendedor do Aliexpress é algo muito impactante, eu falo com toda certeza, que a melhor medida quando uma encomenda está se aproximando do prazo limite de proteção é a solicitação do aumento do prazo.
Estender o prazo de proteção é uma medida elegante da parte do comprador, pois ele fica protegido e evita problemas para o vendedor, evitar problemas para o vendedor é uma medida inteligente, pois evita atritos desnecessários, se seu objetivo é ficar protegido de possíveis extravios, estendendo este prazo você continuará protegido, então pense nisso, e só abra disputas em último caso, só quando nenhum acordo mais for possível.
Eu posso garantir para vocês, que agindo com cordialidade em 95% dos casos você será tratado com cordialidade pelos vendedores, e a cordialidade resolve mais facilmente os impasses que possam ocorrer.
Evite fazer o pedido para estender a proteção ao consumidor muito perto do término do prazo, tente fazer está solicitação com alguns dias de prazo para o vendedor, desta forma o vendedor terá tempo de ver sua mensagem.
Se deu tudo errado é hora de abrir uma disputa
Se você fez tudo da forma certa e não teve respostas satisfatórias do vendedor, como por exemplo ele não querer estender a proteção do comprador, ai é hora de você passar para o outro estágio.
Abra disputa e aguarde o desenrolar do processo, as ferramentas estão lá para serem usadas se necessário, e se você tentou contato e o contato não surtiu qualquer tipo de solução, busque então seus direitos e abra uma disputa.
Uma duvida, comprei um POCO F3(celular) no Aliexpress e o vendedor tem o selo top Brand, avaliação boa e tal, porém, ele está me enrolando, primeiro falou que não tinha a cor que eu pedi (branco), até aí ok, aí depois enrolou pra enviar na cor que tinha (azul) e agora diz que não tem mais em estoque.
Eu questionei o vendedor pq ele tá com anúncio ativo do poco f3 na cor azul, segundo ele é pq é pré-venda, mas no anúncio n diz nada sobre pré-venda. Recentemente a loja me mandou msg falando que a fabrica nao enviou os produtos a tempo devido a alta demanda, recomendou pedir reembolso/comprar outro modelo/esperar o modelo chegar.
Estou com um medo de tomar algum golpe.
Eu só não peço reembolso pq paguei um valor bem abaixo, paguei 1660 com um mi earbuds 2 de brinde, sendo que só o celular está por 1900-2000 nos outros anúncios.
Já faz uns bons dias que paguei e ja prorroguei, em tres dias, aquele prazo para o vendedor enviar (acho que inicialmente são 20 dias). O vendedor nem chegou a enviar, então nao aparece o tempo de proteção…
Meu medo é de tomar algum golpe ou clicar em estender o prazo e não poder pedir reembolso caso de algum problema.
Voce pode me ajudar?
A loja é a “xiaomi store”
Ai é avaliação pessoal , lojas top Brand são boas , eles podem estar sendo honestos , enquanto não enviarem e não estourar os prazos está tudo ok para você , eles vão ter que colocar um rastreamento quando enviarem
ATENÇÃO ! TOMEM CUIDADO!
Quero alertar a todos que o Aliexpress não está cumprindo com a política de proteção ao comprador e não está efetuando o reembolso das mercadorias devolvidas, extraviadas e também não está fazendo o reembolso no prazo da proteção ao comprador.
Tive uma compra devolvida que não teve o reembolso e outra compra que está presa ou perdida na allfandega deles a mais de 3 meses e nunca chegou ao Brasil (Nunca chegou a ser inserido no rastreio do Brasil). Provavelmente foi extraviada.
Abri disputa nas duas e as duas foram a favor do vendedor, com reembolso 0,00 pra mim. Estou sem o dinheiro e sem a mercadoria.
O prejuízo já soma mais de 500 reais.
Estou perdendo a fé no Aliexpress e provavelmente não vou mais comprar nesse site.
Fiquei curiosa para saber se existe um limite de quantas vezes ou o máximo de dias que podemos pedir para que o vendedor aumente o prazo de proteção do consumidor.
O prazo está relacionado ao prazo de entrega descrito no anuncio isso está detalhado em https://sale.aliexpress.com/pt/__pc/v8Yr8f629D.htm?spm=a2g0o.home.1000001.9.2c491c91d20PjL
Por Favor apertei sem querer o “pagar” e debito na hora como faço pra reembolso por favor !!!
Você precisa solicitar ao vendedor o cancelamento
Olá, bom dia!
Estou com um triplo problema. Comprei 3 produtos no início de junho e os prazos estão se encerrando agora no início de setembro. Só que o problema não são com os vendedores e sim com os Correios, pois os 3 produtos estão presos no galpão da minha cidade, os 3 com o mesmo aviso “o objeto não chegou a unidade” e já entrei em contato com os Correios de todas as formas possíveis e nada deles me darem esclarecimentos, a situação piorou com a greve. Lembrando que os 3 objetos tiveram esses problemas no final do mês passado (julho) pro início desse mês (agosto). Reconheço que a culpa não são dos vendedores e sim dos Correios, mas ficarei no prejuízo se não abrir disputa, uma vez que não saberei se o produto foi extraviado, roubado ou se ainda será entregue.
Vc conseguiu abrir a disputa ?
Olá Fabricio, você sabe me informar se produtos como tv box HTV, BTV e similares é possível importação pelo Aliexpress e principalmente se está sendo liberado pela receita de Curitiba-PR, ou será retido e devolvido para o vendedor?? Grato.
Tem vezes que é impedido , esse tipo de produto vai na sorte
Oi Fabrício, eu to com um produto que está faltando 10 dias para o fim da proteção e não estou conseguindo entrar em disputa para solicitar o reembolso e aparece a seguinte mensagem “Seu pedido está em trânsito e dentro do prazo estipulado pelo vendedor. Caso seu pedido não chegue até , abra uma disputa e vamos te ajudar!”
Porém testei com outro produto e segue normal para o abrimento da disputa, fiquei sem entender.
Quando finalizar essa proteção ainda consigo abrir a disputa?
Faça no dia que terminar a proteção
Olá, está com 43 dias que um produto que comprei no aliexpress foi enviado e nem chegou ao Brasil ainda. Ele já foi encaminhado duas vezes para o Brasil. No site 17track consta o seguinte rastreio dos correios da China:
2020-04-28 17:05
Shenzhen, chegando à Estação internacional de Intercâmbio de Shenzhen
2020-04-27 19:11
Shenzhen, Shenzhen Exchange Bureau foi exportado diretamente selado
2020-04-27 19:10
Shenzhen, “Shenzhen Exchange Bureau” retorno, nota: retorno de segurança
2020-03-28 18:28
Shenzhen, entregue ao transporte aéreo
2020-03-19 12:17
Shenzhen, Shenzhen Exchange Bureau foi exportado diretamente selado
2020-03-19 06:35
Shenzhen, deixando o Hong Kong Express, a próxima parada , Shenzhen Interchange Bureau
2020-03-19 05:02
Shenzhen, “Hong Kong Express” recebeu, agente: Peng Rong 1, Tel: 1300000000000000
Você poderia me dizer o que aconteceu? Será que vai demorar muito ainda?
Na situação atual do COVID não dá para fazer previsões de prazo , temos menos rotas aéreas e isso logicamente afeta
Olá Fabrício!
Fiz uma compra no dia 05/02 de uma impressora 3D com entrega aqui do armazém Brasil mas até agora não enviaram. Entrega prevista era de 10 dias, entrei em contato e sempre respondem: “As empresas de logística estão enviando informações e multas, e haverá algumas notícias na próxima semana.”
Só vejo venderem mas nenhum comentário recente daqui do Brasil.
Só comprei lá da China. É normal essa demora aqui?
Laidner tenho visto algumas empresas aqui no Brasil tendo problemas com importações da China , tem muita fabrica parada lá por causa do Coronavírus e isso está afetando os envios da China , lembrando que tem cidade lá em quarentena , seria como ter uma cidade do tamanho de São Paulo (Whuam tem 11 milhões de pessoas) em quarentena, isso afeta toda a logística chinesa , não sei se seu item seria afetado por este motivo, mas tem muita coisa que vem da China sendo afetada