Fazendo uma DSI
(declaração simplificada de importação)
Se você fizer uma importação com valor acima de U$500,00 provavelmente você será taxado e neste caso será necessário apresentar uma DSI (declaração simplificada de importação),o valor máximo da importação (frete+ valor da mercadoria ) não pode ser superior a U$3000,00.
Então para saber se sua encomenda vai necessitar de uma DSI você pode verificar pelo rastreamento no site dos correios se no rastreio estiver escrito “Em trânsito para TRIBUTADO – EMISSAO DSI”, então você deverá fazer uma DSI.
Você receberá um telegrama para cadastrar sua importação no link www.correios.com.br/impfacil, então você deverá seguir os seguintes passos :
1- acessar este link www.correios.com.br/impfacil
2- Clicar em – Importa Fácil Pessoa Física
3- Fazer o cadastro no sistema
4- Clicar em Cadastrar nova importação
5- Preencher todos os campos
6- Então você deverá cadastrar a mercadoria importada no sistema
7- Ao final você receberá a informação de que tudo foi cadastrado com sucesso
8- Então guarde o número do seu protocolo do cadastro.
Faça cópias do link de venda do produto no site onde efetuou a compra , e dos comprovantes de pagamento ( recebido do paypal com o valor pago, da fatura do seu cartão de crédito,etc,,).
Quando você receber o telegrama, constará um email de contato. Mande para este email o número do protocolo e as cópias dos comprovantes de pagamento que você fez. Em alguns dias você receberá a Nota de Desembaraço, que é o pagamento que você deve fazer pra receber sua mercadoria.
Linha 04 da nota de desembaraço: Você mandou todos os comprovantes de pagamento, então a taxa de 60% será em cima do produto mais frete.
Linha 06 da nota: Se o vendedor não anexou no pacote nota fiscal ou o invoice do paypal, você pagará multa de 5% sobre o valor do produto mais frete.
Linha 09 da nota: Eles vão arbitrar o valor de mercado do produto, com certeza mais caro do que vc pagou.
Linha 10 da nota: Aqui incide o imposto de ICMS – sobre o valor de mercado arbitrado por eles, e não sobre o valor que você pagou -, que na maioria dos Estados é de 17%.
Linha 12 da nota: Serviço de Desembaraço dos correios, que custa R$ 250,00(valor alterado recentemente ).
* Na hora de pagar no banco o caixa vai te pedir o numero verificador. No caso seu CPF, pois seu CPF é o seu login no link IMPFACIL.
se o vendedor não tiver anexado o invoice no pacote, tem a multa de 5% da linha 06.
Merece um prêmio por ter explicado com detalhes o que é isso.
Parabéns e muito obrigado!!
Olá Fabricio, comprei um produto na gearbest porem estragou e esta na garantia, é um tablet notebook que pelo valor compensa mandar pra arrumarem do que perder a garantia, mas tenho medo de mandar de volta e ainda quando enviarem pagar novamente a taxa de importaçao que ja paguei quando chegou. Entrei no site da receita falaram que produtos com defeito e garantia fora do brasil, nao pagam a taxa na volta, e disseram que devo fazer um dsi de vez de fazer uma remessa internacional, sabe como fazer esse procedimento? abraço
Tem isso em algum comentário do site , tenho que ver se localizo, mas verifique se a loja vai pagar o frete de retorno , se for um problema barato de resolver essa operação pode não ser vantajosa
Eae Fabrício fiz uma compra na gearbest de um projetor o mesmo veio com defeito pediram para eu enviar para os Estados Unidos mas tá parado em São Paulo pois estão pedindo DSI / DI alguém pode me explicar o que significa isso ? obs: não foi pago taxa quando chegou
O artigo explica o que é DSI é uma declaração de importação e a DI é também uma declaração de importação , como vc não pagou impostos na chegada não tem essa declaração
Olá Fabrício, tudo bem? Você poderia me ajudar? Pedi um vestido de noiva da China por EMS e ele foi barrado pela Receita Federal. Nas informações consta: “Sem informação do remetente da remessa postal, em desconformidade com as normas da UPU e aduaneiras. Comunicar o remetente para declarar suas informações de forma precisa e real. Caso a remessa retorne ao país nessas condições será devolvida novamente.”
Não entendi o que devo fazer agora. O remetente deve entrar em contato com a receita? O vestido irá voltar? Agradeço toda e qualquer ajuda.
O vendedor não preencheu os dados de forma correta e a Receita vai devolver a encomenda , isto tem ocorrido com frequência , é preciso que você entre em contato com esse vendedor e informe o problema para que ele tente resolver.
Obrigada Fabrício! O vendedor não está querendo acreditar que vai ser devolvido… Tem alguma coisa que o vendedor possa fazer de lá para que a encomenda não seja devolvida ou ela irá necessariamente voltar? Você sabe quanto tempo leva para eles reenviarem a encomenda e se aparece o status que está em transito de volta para o país de origem? Muito obrigada!
Você pode tentar abrir uma reclamação por devolução indevida no site dos Correios , mas provavelmente não vai dar resultado.
Boa noite , Fabrício antes de mais nada parabéns pelo seu trabalho esclarecendo para todos, estou com um problema fiz uma importação 50 unidades de um produto da china por EMS , caiu no sistema “Encaminhada para devolução pela RFB” citei abaixo os detalhes, pedi para meu fornecedor por o valor real que custava $521 dólares , minha dúvida o que ocorreu e como pedir para ele enviar de forma correta? VocÊ presta alguma consultoria para importações e duvidas ? Obrigado
“Sem informação do remetente da remessa postal, em desconformidade com as normas da UPU e aduaneiras. Comunicar o remetente para declarar suas informações de forma precisa e real. Caso a remessa retorne ao país nessas condições será devolvida novamente.”
Diego primeiramente eu não presto consultoria , o que tenho notado nos últimos tempos é que a Receita tem ficado mais rigorosa com os erros e envios fora do padrão que são uma regra comum em envios da China isso fica claro quando temos a informação “desconformidade com as normas da UPU e aduaneiras” fora isso existe a questão de configurar comércio , não sei se você importou como PJ ,mas se importou está ok , mas se importou como PF ai essa quantidade pode causar problemas também. Seu caso é mais um dos vários que tenho recebido relatos com esse problema “desconformidade com as normas da UPU e aduaneiras”
Obrigado pela resposta rápida Fabrício , foi como PF , vou seguir os passos desse tópico aqui e tentar de novo como PJ , mesma regra de PF acima se aplica para o PJ? Até $3000. Assim que eu obtiver uma resposta positiva entro em contato com vocÊ. Pois casos assim servem para tentar montar um padrão.
Sim , basicamente a mesma coisa
Desculpe pode cancelar o outro comentário eu estava entrando em outro sistema do importa fácil, já achei a parte de cadastrar os produtos, Fabiano estou com $521 “preso” pois a remessa esta voltando , e agora estou legalizado como ME , no cadastro do importa fácil aparece abaixo. Seria o meu nome mesmo , e não o da empresa ? Pois logo acima tem o CNPJ e nenhum lugar para por o nome da empresa. Outra dúvida é o endereço que o remetente vai por seria o do importa fácil e onde localizo ? Obrigado
“Ajuda Nº: 69
Nome completo do importador
Nome do destinatário (para quem a encomenda se destina).
Atenção:
O cadastro somente poderá ser feito em nome do destinatário e com o seu CPF/CNPJ.”
Eu colocaria como importador a empresa e como destinatário também a empresa.
Certo , vou por o nome da empresa , outra dúvida é a recipe do paypal e commercial invoice precisam ser em nome da empresa? Está em meu nome a recipe do paypal , já a commercial invoce posso pedir para o vendedor alterar.
Outra duvida é para o cadastro de produto na lista do importa facil , eu tenho que gerar o numero de envio , antes do fornecedor enviar? Mas ele nao tem o rastreio… sabe me dizer por gentileza?
O ideal é que tudo seja no nome da empresa.
Segundo o manual do link http://correios.com.br/a-a-z/importa-facil você deve gerar o código antes pois ele deve constar do endereço de envio :
Importa Fácil Pessoa Física/Pessoa Jurídica (conforme o caso):
IMPORTA FÁCIL CORREIOS
Sr.(a)./Empresa: …………………………………………………….(nome do beneficiário da importação)
Tel.: (XX) XXXX-XXXX
E-mail:……………………(dados do beneficiário da importação)
Nº. IDENTIFICAÇÃO DO PROCEDIMENTO……… (gerado após cadastro da importação no site)
SETOR DE DESEMBARAÇO DE IMPORTAÇÃO CORREIOS DO BRASIL
BRASIL
Boa noite , Fabricio , estou travado nessa parte o fornecedor fala que nao consegue gerar o rastreio antes do envio
Acho que não ficou clara essa parte , não é o rastreamento e sim o Nº. IDENTIFICAÇÃO DO PROCEDIMENTO……… (gerado após cadastro da importação no site)
O rastreamento vem depois , você faz o cadastro dentro do Importa fácil e passa esse numero para ele colocar no endereço de entrega igual nesse modelo da resposta que te dei
Boa noite , Fabrício estou parado nessa parte , meu fornecedor falou que não tem como dar esse rastreio para o cadastro da importação, como devo fazer esse cadastro existe algum meio? No site do importa facil deixa anexar sem rastreio mas ai cai nos exemplos abaixo , olha o que o fornecedor disse.
Dear,EMS final tracking No.would be updated after sending
The first tracking number we would afford to you is a code
Senao cai no desembaraço mais demorado como explica os correios e vocÊ em outro topico
Atenção: Caso seu objeto não esteja identificado com o número do procedimento este cadastro não poderá ser considerado.
Aguardar as notificações dos Correios que serão enviadas por meio do seu endereço eletrônico ou por telegrama para prosseguimento no despacho aduaneiro (cálculos dos impostos e recolhimento da taxa do serviço Importa Fácil).
Obs.: O ICMS será calculado conforme o Estado de destino da remessa.
Proceder com o pagamento da importação, conforme a Nota de Desembaraço enviada pelos Correios por e-mail. O prazo para pagamento será de 1(um) dia útil após o envio da Nota de Desembaraço.
Aguardar a conclusão do despacho aduaneiro, o envio de confirmação e saída de remessa para entrega no endereço indicado.
Boa tarde, Fabrício seria assim que teria que preencher a AWB?
http://i66.tinypic.com/349dymq.jpg
Não sei o motivo ,mas não consigo visualizar essa imagem
Bom dia , coloquei em outro lugar.
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/modelo-awb-preenchida-importa-facil-jpg
O ideal é seguir as instruções contidas em http://correios.com.br/a-a-z/importa-facil é muito importante que o email seja colocado para facilitar o processo, se puder colocar as notas do lado de fora da caixa também facilita , colocar em um envelope plástico para que o auditor tenha facilidade em ver as notas .
Passo a Passo – Procedimentos de Envio
Antes do Embarque O operador escolhido para envio da remessa para o Brasil deverá pertencer à mesma rede do correio brasileiro, isso quer dizer, no operador de correio do país de origem. Consulte lista de Correspondentes Postais Internacionais.
Além disso, deve ser utilizada a modalidade de serviço cuja entrega no Brasil seja realizada pelos Correios.
Certifique-se que a remessa poderá ser recebida pelo correio brasileiro consultando a Lista brasileira de restrições de objeto.
O frete postal deverá ser pago no país de origem.
Atenção: Peça para o exportador/fornecedor colocar a Fatura Comercial (Commercial Invoice) do lado de fora da caixa (embalagem).
No Embarque O remetente no exterior enviará a encomenda acompanhada pela Fatura Comercial (Commercial Invoice). No Conhecimento de Embarque (AWB), a remessa deverá estar endereçada para o Importa Fácil.
Veja abaixo:
Importa Fácil Pessoa Física/Pessoa Jurídica (conforme o caso):
IMPORTA FÁCIL CORREIOS
Sr.(a)./Empresa: …………………………………………………….(nome do beneficiário da importação)
Tel.: (XX) XXXX-XXXX
E-mail:……………………(dados do beneficiário da importação)
Nº. IDENTIFICAÇÃO DO PROCEDIMENTO……… (gerado após cadastro da importação no site)
SETOR DE DESEMBARAÇO DE IMPORTAÇÃO CORREIOS DO BRASIL
BRASIL
Após o recebimento da importação
O importador deverá conferir o conteúdo da encomenda com a documentação de nacionalização.
Os documentos originais deverão ser arquivados pelo importador por um prazo mínimo de 5 (cinco) anos a contar da data do despacho aduaneiro.
Atenção: Caso o exportador/fornecedor em qualquer país, opte por enviar o produto por outro operador postal, que não seja o operador público postal, ou que utilize modalidade de serviço que não seja entregue no Brasil pelos Correios, os Correios do Brasil não terão acesso a esta mercadoria em sua chegada no país, e não será possível utilizar o serviço Importa Fácil.
Leia atentamente o passo a passo de utilização do serviço Importa Fácil Pessoa Física/Pessoa Jurídica.
1. Cadastrar-se no sítio do Importa Fácil Pessoa Física/Pessoa Jurídica.
2.1. O frete postal deverá ser pago diretamente ao correio de origem.
2.2. É importante informar ao seu exportador/fornecedor que a mercadoria deverá ser encaminhada para o seguinte endereço:
IMPORTA FÁCIL CORREIOS
Sr.(a)/Empresa: …………………………………………………………….. (nome do beneficiário da importação)
Tel.: (XX) XXXX-XXXX
E-mail: ………………………… (dados do beneficiário da importação)
Nº. IDENTIFICAÇÃO DO PROCEDIMENTO…………(gerado após cadastro da importação no site)
SETOR DE DESEMBARAÇO DE IMPORTAÇÃO CORREIOS DO BRASIL
BRASIL
Atenção: Caso seu objeto não esteja identificado com o número do procedimento este cadastro não poderá ser considerado.
Obs.: O ICMS será calculado conforme o Estado de destino da remessa.
Proceder com o pagamento da importação, conforme a Nota de Desembaraço enviada pelos Correios por e-mail. O prazo para pagamento será de 1(um) dia útil após o envio da Nota de Desembaraço.
Aguardar a conclusão do despacho aduaneiro, o envio de confirmação e saída de remessa para entrega no endereço indicado.
Importante: Alguns produtos, especialmente aqueles que colocam em risco a segurança do transporte e/ou que necessitem de condições especiais no encaminhamento e armazenamento, como temperaturas controladas, não são aceitos pelos Correios.
Os correios de outros países também não aceitam mercadorias perigosas.
Nosso site http://www.correios.com.br divulga essas informações.
Os exemplos citados na lista de Proibições Gerais não são exaustivos, sendo necessária a confirmação da aceitabilidade de quaisquer produtos caso haja dúvidas.
Informamos que para que os objetos sejam aceitos e nacionalizados pelo Importa Fácil, as dimensões e os pesos dos mesmos devem atender as seguintes condições:
1 – A maior dimensão não pode ser maior que 1,50 m;
2 – A soma da maior das longitudes e o maior contorno tomado de um sentido diferente do da longitude não pode ser maior que 3,00;
3 – O peso máximo é 30kg.
As três condições precisam atendidas.
Caso uma delas esteja fora, o objeto será DEVOLVIDO À ORIGEM.