Atrasos nas compras internacionais
Caros leitores, como este é o assunto do momento não poderia deixar de comentar algo aqui no CompraNoExterior, muitos colegas, amigos e leitores deste site estão muito preocupados com o tempo que suas encomendas tem levado para serem entregues e alguns até estão achando que aumentou o número de pacotes taxados em relação ao histórico que tínhamos, eu particularmente senti uma demora muito maior na chegada de minhas encomendas, mas em relação à taxação não achei que para mim o aumento foi tão significativo assim, os colegas que lêem este blog devem ter a noção de que eu importo muito e revendo mercadorias e tudo mais, na verdade eu compro em quantidades bem moderadas para uso próprio, meu negócio não é revender, meu foco é apenas o de divulgar serviços relacionados com importação para pessoas físicas.
Quando eu vejo as pessoas tão entusiasmadas com suas compras no exterior, e depois estes mesmos compradores começam a se sentir decepcionados e até revoltados com o sistema como um todo, ai eu me pergunto o motivo que leva as pessoas a ficarem assim tão chateadas, na verdade esses compradores podem não estar preparados para lidar com a espera e ela às vezes é grande nos casos de fretes via Correios podendo chegar a 120 dias ou mais, então se você deseja comprar no exterior é importante que esteja preparado para a espera, e se não lida bem com ela, sempre existe a opção de comprar no Submarino ou em outra loja aqui no Brasil.
Outro ponto importante é que nem sempre as pessoas levam em consideração suas reais necessidades de frete e acabam fazendo escolhas inadequadas que acabam ou gerando custos que elas não esperavam ou não atendendo aquilo que precisavam realmente, se você por exemplo for pegar a informação de tempo de entrega de um frete via USPS (correio americano) você pode encontrar lá uma informação de que a entrega no Brasil leva de 5 a 6 dias úteis e ai confia nesta informação e compra um terno para ser usado em um casamento que vai ocorrer daqui a 30 dias, neste caso a chance de que seu terno não chegue a tempo é muito grande, na verdade você não deveria ter escolhido este tipo de frete com uma margem de segurança tão pequena , o ideal neste caso mesmo sendo mais caro, seria utilizar uma empresa de courier como DHL ou Fedex, pois só assim você teria certeza de que sua encomenda chegaria a tempo, estou dando o exemplo do terno, pois foi algo que aconteceu com um colega, da mesma forma utilizar empresas de courier para entregar mercadorias que não são urgentes é igual a dar um tiro de bazuca em um pardal, então evite as empresas de courier se sua encomenda não é urgente, pois o frete é muito mais caro e em 100 % dos casos você é taxado.
Estes grandes atrasos que estamos experimentando ultimamente têm levado em minha opinião a um movimento negativo para os compradores brasileiros, este movimento está tomando força a cada dia é pode dificultar muito a vida de quem compra no exterior, o fato é que muitas lojas é vários vendedores do Ebay não estão mais aceitando vender para o Brasil, este fato ocorre devido a muitas aberturas de disputas no Ebay e pedidos de estornos em cartões de crédito, além deste fato outra vertente que tem tomado muita força entre as lojas no exterior é que muitas destas lojas não fazem mais envios usando serviços postais e só aceitam enviar para o Brasil utilizando empresas de courier (DHL, Fedex, TNT) o problema é que o custo de envio via courier como falado anteriormente é muito mais elevado que o custo na forma postal, em muitos casos o envio por courier torna uma compra inviável de ser feita, uma loja que aderiu recentemente a esta prática foi a Jcpenney grande varejista americana que por anos enviou para o Brasil via USPS, e que agora só envia por DHL, o motivo de algumas lojas escolherem as empresas de courier está no fato do tempo de entrega ser garantido não ocorrendo atrasos como nas entregas feitas pelos Correios, esse tempo menor e garantido na entrega evita o maior pesadelo dos lojistas americanos que vendem para o Brasil, que são as aberturas de disputa no Paypal e os pedidos de estorno nas operadoras de cartão, então logicamente eles preferem enviar por courier a correr o risco de perder todo o valor da venda por causa de atrasos.
Estes assuntos para um leitor mais desatento podem estar desconectados, mas não estão, uma loja envia uma encomenda via USPS esta acaba atrasando muito e o comprador entra com uma disputa para reaver seu dinheiro junto à operadora do cartão, o problema começa a ocorrer em série em vários envios para o Brasil, o varejista começa a ter prejuízos enormes vendendo para o Brasil então decide pelo envio somente via courier ou simplesmente para de vender para o Brasil.
Mas ai vem à pergunta, como o consumidor deve agir nestes casos de atrasos que estamos vivendo agora? Eu sou um consumidor que acredita que quando se compra de uma grande loja dificilmente o atraso foi provocado pela loja e na maioria dos casos o problema está em nossa alfândega, então eu penso que temos que dar tempo para que os pacotes cheguem e somente em último caso devemos abrir disputas no Paypal, de preferência deveríamos abrir disputas no Paypal somente no último dia possível, como disse acima esse movimento de vários consumidores abrindo reclamações está “queimando o filme” dos brasileiros no exterior e daqui a algum tempo nossas opções ficarão muito limitadas, o ideal é manter contato com o lojistas informando de forma amigável que sua encomenda ainda não chegou e que você ainda está aguardando, boa parte das lojas e principalmente as melhores lojas farão a devolução em caso de não recebimento de sua mercadoria.
E para finalizar colegas a palavra de ordem é paciência, paciência para esperar muitos dias para receber a mercadoria, paciência para algumas vezes ser taxado, mas geralmente a parte ruim é muito menos significativa que a parte boa de produtos muito mais baratos então aproveite e não desanime com suas compras que estão demorando.
minha encomendas atrasadas
rastreio cod -wi000075886218fpl
Acho que é do Wish certo? Esses códigos não dão pra gente acompanhar
oi Fabrício tudo bem?eu mandei uma mensagem para a receita federal estou esperando me responderem.você acha que eles vão resolver o meu problema com o atraso das minhas encomendas de rastreamento: RQ092159263MY e RQ093786587MY eu expliquei a situação coloquei até o dia que era pra ter sido entregue as minhas encomendas e pedi que agilizassem .eu acho que não foram extraviados porque eu vejo nos códigos de rastreamento que não ten nada falando de extravio.eu estou sempre falando por telefone com os correios e já pediram a urgência das minhas encomendas o que devo fazer agora?porque os vendedores não querem mais estender os prazos de proteção das minhas compras teve uma compra que tive que abri uma disputa mas eu acho que perdi tanto os meus produtos quanto o dinheiro.pois estou desesperada não sei mais o que fazer.obrigada e desculpa te incomodar mais uma vez.
pelas datas esses pacotes tem alta chance de terem sido extraviados , se os vendedores não querem estender a proteção o jeito é abrir disputa , nessa fase o mais provável é que o pacote já tenha sido entregue pros correios , não acho que entrar em contato com a Receita resolva ,mas tentar não custa nada.
mas no site dos correios está assim:RQ092159263MY
O horário apresentado no histórico do objeto indica quando os dados foram recebidos pelo sistema. Para os serviços SEDEX 10, SEDEX 12 e do SEDEX Hoje, representa o horário real da entrega.
As informações de rastro de objetos registrados ficarão disponíveis até 180 dias após a data de postagem.
Objetos com origem ou destino fora do Brasil
O rastreamento para objetos postados no Brasil com código iniciado por “R” e “C” e terminado com “BR” não é garantido fora do território brasileiro.
Para esses objetos, os operadores postais de outros países podem não disponibilizar e/ou transmitir informação de rastreamento para o Brasil.
Sendo assim, consultas de rastreamento de objetos podem também ser realizadas nos sites dos operadores de destino disponíveis no site da UPU – União Postal Universal.
Para os objetos postados no Exterior para o Brasil, o serviço contratado pelo remetente na origem determina o nível de informação de rastreamento de objetos em nosso site.
Objetos registrados recebidos do exterior que apresentam código iniciado por “R” não pertencem à modalidade expressa, sem rastreamento ponto a ponto, ou seja, as informações no sistema de rastreamento incluem apenas os eventos de: recebimento no Brasil e entrega, tentativa de entrega ou aguardando retirada na unidade responsável.
Em alguns casos, pode haver os eventos de “encaminhamento para fiscalização” e “tributação e saída da fiscalização”, cujo prazo estimado de entrega é de 40 DIAS ÚTEIS a partir da liberação na alfândega.
Objeto encaminhado
Objeto encaminhado
18/04/2017 08:59 RFB – Liberado sem Tributação / BR
Imprimir Receber por SMS Cancelar/Restabelecer SMS
18/04/2017
08:59
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Logística Integrada em CURITIBA / PR para Unidade Administrativa em RFB – Liberado sem Tributação / BR
29/03/2017
07:33
CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
09/03/2017
14:40
MALASIA /
Objeto encaminhado
de País em MALASIA / para País em BRASIL / BR
08/03/2017
14:37
MALASIA / Objeto postado
e o outro está assim:RQ093786587MY
O horário apresentado no histórico do objeto indica quando os dados foram recebidos pelo sistema. Para os serviços SEDEX 10, SEDEX 12 e do SEDEX Hoje, representa o horário real da entrega.
As informações de rastro de objetos registrados ficarão disponíveis até 180 dias após a data de postagem.
Objetos com origem ou destino fora do Brasil
O rastreamento para objetos postados no Brasil com código iniciado por “R” e “C” e terminado com “BR” não é garantido fora do território brasileiro.
Para esses objetos, os operadores postais de outros países podem não disponibilizar e/ou transmitir informação de rastreamento para o Brasil.
Sendo assim, consultas de rastreamento de objetos podem também ser realizadas nos sites dos operadores de destino disponíveis no site da UPU – União Postal Universal.
Para os objetos postados no Exterior para o Brasil, o serviço contratado pelo remetente na origem determina o nível de informação de rastreamento de objetos em nosso site.
Objetos registrados recebidos do exterior que apresentam código iniciado por “R” não pertencem à modalidade expressa, sem rastreamento ponto a ponto, ou seja, as informações no sistema de rastreamento incluem apenas os eventos de: recebimento no Brasil e entrega, tentativa de entrega ou aguardando retirada na unidade responsável.
Em alguns casos, pode haver os eventos de “encaminhamento para fiscalização” e “tributação e saída da fiscalização”, cujo prazo estimado de entrega é de 40 DIAS ÚTEIS a partir da liberação na alfândega.
Objeto encaminhado
Objeto encaminhado
20/04/2017 08:27 RFB – Liberado sem Tributação / BR
Imprimir Receber por SMS Cancelar/Restabelecer SMS
20/04/2017
08:27
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Logística Integrada em CURITIBA / PR para Unidade Administrativa em RFB – Liberado sem Tributação / BR
30/03/2017
07:23
CURITIBA / PR Objeto recebido pelos Correios do Brasil
14/03/2017
11:19
MALASIA /
Objeto encaminhado
de País em MALASIA / para País em BRASIL / BR
13/03/2017
15:40
MALASIA / Objeto postado
mas eu sempre estou falando com os correios e eles já fizeram o pedido de urgência.estou só esperando.já liguei para os correios daqui da minha cidade e eles disseram que ainda não chegou . mandaram eu esperar porque como foram liberados sem tributação vem direto pra minha casa e não passa por lá.será a a receia federal vai resolver o meu problema?não sei mais o que fazer.obrigada.
Seu pacote já saiu da Receita, e como você falou os Correios pedem esses 40 dias para entrega que geralmente ocorre muito antes na maioria dos casos , pra mim seu pacote foi extraviado , eu diria que as chances de ter extraviado passam de 70%. Eu já tive pacotes que demoraram igual o seu e foram entregues então a esperança é a última que morre , vou torcer para seu caso ser diferente da maioria.
mas Fabrício se tivesse sido extraviado apareceria no rastreamento?porque no meu rastreamento não tem nada falando de extravio em nenhum dos meus códigos.não sei porque que toda vez que compro mp4 player no aliexpress ou não chega ou é roubado mas quando compro no gearbest sempre chega você sabe me dizer porque isso acontece?obrigada mais uma vez e desculpa qualquer coisa é porque estou com muitas dúvidas e muito desesperada.
Do Gearbest geralmente sai da Holanda e no caso de outras lojas pode sair de outras partes do mundo e estar sujeito a outros riscos , nem sempre vai aparecer informação de pacote extraviado, o fato é que quando o atraso é muito grande é essa a situação que se desenha
olá Fabrício tudo bem?parabéns pelo site sucesso para você ,eu estou tendo muitos problemas com os correios eu mandei várias reclamações falando que não recebi os meus produtos e que já foi liberado pela receita federal e eles ainda não entregaram e nem sairam para entrega e tenho mais 3 compras do aliexperss que ainda não foram entregues estão os códigos de rastreamento:RQ092159263MY,RQ093786587MY e RC107235900MY e uma das respostas que eles me deram foi essa:Caro Cliente, Caso o objeto não seja entregue no prazo mencionado, solicitamos retorno a este canal, para que iniciemos buscas físicas nas Unidades operacionais pelas quais o objeto deva ter transitado
Cálculo de dias úteis 20/04/2017 16/06/2017 39 DIAS ÚTEIS NA DATA DE HOJE essa resposta é desse código de rastreamento: RQ093786587MY isso ocorreu dia 16 de junho.eu não sei mais o que fazer pois também fiz uma reclamação no p.i dos correios e até agora nada.o que devo fazer?pois estou mais do desesperada pois já pedi para os vendedores estederem várias vezes as proteções dos produtos só que os correios não agilizam a entrega dos meus produtos.por favor me ajude o que devo fazer?não aguento mais essa espera desses produtos estou muito desesperada.obrigada.
Infelizmente não há muito a fazer , a não ser pedir que o vendedor estenda a proteção e entrar em contato com os Correios , encomendas da China podem demorar muito e gerar toda essa expectativa.
oi Fabrício eu fiz várias reclamações nos correios e mandei mensagem para a ouvidoria só que eles não me respondem tem mais 20 dias e nada deles responderem.eu tenho 2 produtos que estão chegando da china que comprei no aliexpress foram 2 mp3 players de vendedores diferentes eu já mandei várias vezes eles estenderem a proteção e que já foram liberados pela receita 1 foi liberado dia 18/04/2017 e o outro foi liberado dia 20/04/2017 mandei mensagens perguntando onde se encontram os meu produtos e eles não me respondem eu estoi desesperada não sei mais o que fazer.aqui estão os códigos de rastreamento:RQ092159263MY e RQ093786587MY já perdi até a esperança de chegar meus pedidos.será que foi extraviado ou perdido?será que ainda vou receber?porque já comprei 2 mp3 players pra dar de presente e nunca chegou o aliexpress me reembolsou.mas eu já comprei em outros sites mp3 player e chegou direitinho.por favor me ajude o que devo fazer?desculpa qualquer coisa mas é porque estou muito desesperada e com medo que não chegue mais.obrigada.
Acho que foi extraviado, mas eu já tive casos de pacotes nessa situação que depois de 4 meses foram entregues , mas as chances a medida que os dias passam vão diminuindo.
eu liguei pros correios pelo telefone de reclamações e me atenderam muito bem inclusive a atendente disse que ia colocar uma observação de urgência e que eu iria receber um email falando da situação de onde se encontra,quando vai sair pra entrega e tudo mais ,ela disse que ia resolver a situação dos meu produtos e me dá resposta pelo email pra saber o que aconteceu e também pra poder eu receber depois e ela disse ainda que já eram pra ter chegado sim os dois produtos .mesmo assim eu te agradeço por tudo.porque você é o único que ajuda as pessoas e deixam mais tranquilas.
Obrigado pela visita e o objetivo do site é esse de ajudar as pessoas que fazem importações
oi Fabrício só pra te dizer que realmente os meus 2 produtos foram extraviados os correios entraram em contato comigo ontem dia 05/07/2017 .eu já abri disputa para as 2 compras no aliexpress só estou esperando finalizar a disputa pra ver se eu vou receber ou não o reembolso.mas mesmo assim obrigada por tudo e desculpa qualquer coisa.
Eu agradeço pela visita e por compartilhar seu caso , isso ajuda muito outras pessoas em situações parecidas .
olá, tudo bem? minha encomenda foi postada e depois não teve nenhuma atualização na usps. você sabe se é normal? isso já tem vários dias. é priority. obrigado.
Vários dias , quantos? Pode demorar um pouco para aparecerem atualizações
desde o dia 24. fizeram a postagem, apareceu no usps “Shipment Picked Up” e nao mudou mais. sendo priority, pode ser normal? eu sempre vejo as encomendas tramitarem em 1 dia depois de postado
4 dias é muito recente , aguarde mais alguns dias
tudo bem, obrigado
Boa Tarde! Fiz uma encomenda por airmail UM394553600US. No site da USPS aparecia que havia chegado ao Brasil. Entretanto, agora mostra “processed through facility” em Nova York novamente. Isso seria um erro de tracking ou a encomenda voltou aos Eua? Obrigado!
Não é erro , detalhe esse tipo de encomenda não é rastreável depois que chega no Brasil
Obrigado pela resposta. Mas então no caso é possível a encomenda ter voltado para os EUA?
Não, essa é a mensagem padrão em todos os envios deste tipo.
Olá,
Comprei duas mercadorias nos EUA em tempos diferentes (são baratas e leves) e enviadas em pacotes diferentes, e enviei via redirecionador de encomendas, que foi o SHOPFANS e o tipo de frete é o airmail (reparei que eles mandam para a USPS a encomenda). Porém isso já faz mais de 1 mês e 10 dias desde que a Shopfans enviou, chegando em SP há um mês atrás. É normal essa demora para entregar, e se não, com quem devo reclamar?
Obrigado
É normal , esse frete tem prazos bem longos de entrega , pode demorar bastante .
Ah sim, obrigado
Mais uma pergunta, quando liberar na receita, é o Correios que entregará minha encomenda do airmail ShopFans? Nessa caso, o Correios fornece um código de Rastreio?
Não sei como funciona o airmail do Shopfans quando chega no Brasil…
Diogo antes de continuarmos gostaria de te recomendar o uso do epacket no Shopfans , é um frete mais rápido e com rastreamento que funciona de ponta -ponta , mas no caso do airmail o rastreamento não funciona no Brasil , quando é tributado eles dão um código nacional ,mas que também não adianta nada pois você só descobre o código quando recebe a encomenda, então por causa disso recomendo o epacket que é um pouco mais caro ,mas muito melhor.
comprei no aliexpress e já fazem uns 4 meses e a mercadoria nunca chegou,como faço?
controle é RM626710176CN
Vc tinha que pedir aumento do prazo de proteção
Bom dia!
Comprei 2 produtos com o mesmo cpf com vendedores diferentes, um por EMS e outro por FEDEX, queria saber se ambos são o a mesma fiscalização aduaneira? Porque estranhamento meu pacote fedex tinha sido liberado pela alfandega e agora depois de esta no rio de janeiro para ser entregue, esta voltando para são paulo para ser refiscalizdo e coincindiu do pacote da EMS esta com status de fiscalização aduaneira, alguem sabe se pode haver relação?
Estranho isso , nunca vi o pacote ir para cidade da entrega e voltar para ser fiscalizado novamente , acredito que não tenha relação com seu pacote EMS , faça um contato na Fedex para saber o motivo real disso ter ocorrido.
Poiis é fabricio, liguei para fedex e me informaram que era isso que tinha ocorrido com meu pacote, doidera danada. Vou abrir uma reclamação no reclame aqui, acha valido?
Olha o rastreio: 807704345370
Esse tipo de coisa não é responsabilidade da Fedex , isso é coisa da Receita e eles não tem controle sobre isso tem apenas que seguir as regras e obedecer, eu não abriria reclamação por não ser culpa deles.
o grande peoblema é a incapacidade dos funcionarios da FEDEX Em explicar, porém hoje os contactei e uma alma informada me explicou com extidão do ocorrido, a encomenda ja estava no RJ porem eles não fiscalizaram direito a encemenda porque ja tinham aberto minha encomenda nos EUA, quando isso ocorre nossa aduana abre as pernas, porém dessa vez foi diferente, abriram as perna mas voltaram atras e pediram a encomenda novamente para insoecionar melhor, pois bem agora a noite liguei novamente para la como tinham pedido e me disseram que liberaram novamente a minha encomenda. Outra alma bem informada terminou de me explicar o restante, outro ponto que descobri, eu sempre pego no meu cpf e meu endereco o funcionario da fedex disse que como o endereço era outro e o mesmo cpf e nome despertou a curiosidade deles. Olha que BIZARRO, QUE DOIDERA. Possuo 3 endereços sendo que so peço para capital porque semlre tem gente no apto, resumindo pedir no mesmo nome sempre e cpf e do nada mudar o endereço pode desperta curiosidade deles.
Fica a dica pra galera que eu jamais poderia imaginar, isso o atendente bruno que me informou.
Parabens pelo blog, ajuda a esclarecer bastante coisa.
Abraços
Obrigado por compartilhar o ocorrido.
Olá Fabricio
Obrigado pela grande ajuda que você tem nos dado, pelo seu pronto atendimento nas duvidas dos leitores.
Fabricio eu fiz uma compra no Aliexpress de $ 206, o lojista me ofereceu frete free, mas me convenceu a aceitar que ele enviasse pela UPS express, eu aceitei.
Só que já fazem uns 60 dias que meu pacote foi para Miami pra depois vir para o Brasil, mas esta parado em Miami desde 24/03 e o pacote não se movimenta, enviei diversos mensagens para o vendedor, ele respondeu que o pessoal da UPS lá da China, diz ser normal o pacote ficar parado nos EUA por 30 – 60 dias esperando pra ser liberado pra só depois vir para o Brasil.
Você sabe se esta informação procede? não consigo imaginar uma modalidade de frete express com tanto tempo para entrega.
Se você puder acompanhar o pacote 1Z0A385F6796854676 e me dar uma resposta mais precisa , eu agradeço imensamente.
Obrigado. Sucesso sempre!
Abra disputa UPS é um frete rápido 60 dias não faz sentido , você chegou a pedir para o vendedor estender o prazo de proteção?