Testador de óleo de motor

testador de óleo

Um testador de óleo de motor pode representar uma economia da ordem de milhares de Reais ao longo dos anos para consumidores finais, para frotistas a economia pode chegar a milhões de Reais.

Nosso site tem por objetivo básico o ensino de formas de como importar de forma segura, eventualmente comentamos sobre produtos que acreditamos serem úteis aos nossos leitores, e o produto que vamos comentar hoje é um destes casos.

Ao final de nosso texto recomendaremos alguns testadores de óleo, tanto para uso comercial quanto para uso para você que tem apenas um único veículo, e não necessita de equipamentos caros.

Os equipamentos que vamos recomendar funcionam baseados em medições de propriedades elétricas do óleo, estas propriedades são a base do conceito de teste de óleo, e são um indicativo incontestável sobre a qualidade de um lubrificante.

Grandes frotistas, como locadoras de veículos pelo mundo, não fazem trocas baseadas apenas na quilometragem, essas empresas testam sim a qualidade do óleo do cárter antes de decidirem pela troca.

Agindo desta forma elas economizam milhões de dólares por ano e garantem que o óleo que está no cárter ainda atende às especificações necessárias.

Esse tipo de opção é bem diferente daquela pessoa que decide da cabeça dela que não vai trocar o óleo com 10 mil KM e sim com 20 mil, quando usamos testadores de óleo para checar a qualidade do lubrificante, podemos estender de forma segura o período de troca.

Então hoje em dia quem trabalha com frotas tem ao seu dispor equipamentos que reduzem em muito os custos de manutenção, existem hoje além dos testadores de óleo de motores, testadores de qualidade de fluido de freio, de água de arrefecimento e etc,,,.

Estamos evoluindo para uma manutenção mais eficiente e menos impactante ao meio ambiente, trocar um fluido que gera grande impacto ao meio ambiente apenas quando é realmente necessário, é uma visão de futuro, uma visão que otimiza os recursos naturais, e que as futuras gerações agradecerão.

Esqueça os falsos pressupostos e comece a economizar

Hoje vamos falar tecnicamente sobre a troca de óleo de motores a combustão, vamos desmistificar falsas premissas, e mostrar para vocês aquilo que já é usado no exterior para reduzir os custos com manutenção de automóveis, caminhões e ônibus.

Para aproveitar as informações que vamos passar aqui hoje é preciso deixar os preconceitos e a desinformação de lado, vamos falar de uma forma “técnica simplificada”, o objetivo é o de que o máximo de pessoas possam entender os conceitos que vão ser aqui tratados.

Antes de seguir gostaria de falar que apesar de ser editor deste blog de importação, eu tenho formação também na área industrial e tenho conhecimento em grandes máquinas e motores, então não sou um leigo.

Muitos dos métodos que descreverei aqui já eram utilizados em trocas de óleo nas empresas nas quais eu trabalhei, a diferença é que agora existem equipamentos portáteis e de baixo custo, que fazem os testes que antes precisavam ser feitos em laboratório.

Esqueça os mitos e vamos para ciência

Existem muitos mitos a solta, e um deles é sobre a necessidade de troca do óleo com períodos muito curtos, é importante ter claro na sua mente que os fabricantes de óleo lubrificante querem vender o máximo de produtos para você, mesmo sem a real necessidade de troca.

É importante também ter em mente que os lubrificantes foram feitos para funcionarem em diversos tipos de situação , frio ,calor , trânsito pesado, estradas e etc,,,

Tudo isso faz um lubrificante variar muito no tempo de vida útil, e é ai que os testadores de óleo entram. Um testador de óleo lubrificante vai te dar o ponto ótimo de troca de seu lubrificante, evitando a troca antecipada sem necessidade.

Na industria tudo é produzido com margens de segurança, um alimento que tem validade de um ano não perde a qualidade para o consumo no dia seguinte ao término de sua validade oficial, um cabo de elevador pode resistir a mais de 10 vezes a carga oficialmente definida para ele, na industria temos fatores de segurança para proteger o cliente considerando sempre as piores situações possíveis.

Isto significa que os fabricantes exageram nestes fatores, de forma a proteger as pessoas e equipamentos, eles fazem isso muitas vezes pois não existem formas econômicas de monitorar ao longo do tempo o nível de bactérias em um alimento, o nível de oxidação em um cabo e etc,,,.

Muitas vezes um fabricante prefere recomendar uma troca de óleo com por exemplo 10 mil KM, quando poderia recomendar com 20 mil KM, afinal ele não sabe em quais condições aquele equipamento rodou, e prefere ser extremamente conservador.

Se você utiliza o analisador de qualidade de óleo que estamos comentando aqui, você terá condições de saber se o óleo em seu motor está com qualidade ótima ,regular ou ruim.

Se o lubrificante ainda estiver com boa qualidade você poderá postergar a troca, mesmo ela tendo ultrapassado a recomendação do fabricante.

Horímetro seria o parâmetro ideal?

Muitas pessoas que não entendem a fundo sobre manutenção, acreditam que o KM rodado é o parâmetro mais importante na determinação da qualidade de um lubrificante, e consequentemente do tempo de troca.

Estas pessoas desconhecem o parâmetro do horímetro, vamos explicar melhor o conceito para os leigos, imagine por exemplo uma grande máquina como um caminhão fora de estrada. Faz muito mais sentido, basear a manutenção em horas de funcionamento(horímetro) que por KM rodado.

E qual o motivo do horímetro ser um parâmetro mais eficiente que o KM rodado?

É simples colegas, vamos pensar em um carro que rode na cidade e na estrada, O Carro rodou na estrada por 10 horas numa média de velocidade de 80 KM/H e outro rodou durante 10 horas numa média de 10 KM/H .

Observe que o primeiro carro rodou 800 KM em uma condição menos agressiva para o motor , na estrada a temperatura do óleo fica menor, e se tem menos arranca e para , já no carro que rodou 10 horas numa média de 10KM/H, rodamos apenas 100 KM numa condição muito mais severa que o carro que rodou 800KM.

Para quem olha de fora, parece que o carro que roda menos KM está numa condição muito melhor , mas note que ambos rodaram uma mesma quantidade de horas, e com certeza o carro que andou na cidade terá um lubrificante mais degradado.

Será que o KM rodado é realmente o melhor parâmetro na hora de trocar o óleo de seu carro?

O problema de usar o parâmetro de horas de operação é que a grande maioria dos veículos não mede as horas de operação do motor , esse parâmetro é usado com frequência na indústria ,mas é esquecido nos veículos de passeio.

Então a industria automotiva se baseou muito no KM rodado para definir suas manutenções e revisões de um automóvel, é isso não é bom para o consumidor, pois um automóvel que roda predominantemente em estrada pode acabar fazendo várias trocas de peças desnecessárias.

Imagine que um fabricante recomende troca de velas de ignição com 40 mil KM, vamos imaginar o mesmo caso acima.

O veículo que roda apenas na estrada teria suas velas trocadas com apenas 10% das horas de operação do veículo que roda apenas na cidade.

Em resumo, no veículo que roda apenas na cidade teríamos a troca com 4 mil horas, e no veículo que roda na estrada teríamos a troca com apenas 500 horas de operação.

Estaríamos tratando condições de operações muito distintas de forma igual, e é isto que a indústria automobilística faz, ela considera a condição média, em muitos casos até a mais severa na hora de determinar os prazos de manutenções programadas.

Muito provavelmente as velas do veículo que roda apenas na estrada ainda estariam com uma condição de uso muito boa, mesmo tendo atingido o ponto de troca recomendada, por causa disto o horímetro é um parâmetro muito mais justo .

Este é um outro ponto que reforça a tese de que o ideal é testar o óleo lubrificante antes de efetuar a troca, pense no óleo lubrificante da mesma forma que a vela de ignição de nosso exemplo, nem sempre o KM rodado é o melhor parâmetro. 

Mas o fabricante recomenda que eu troque com 5 mil…

É importante ter em mente que se o fabricante fala que a troca deve ser realizada com 5 mil KM, isso não significa que aos 5001 KM o óleo de seu carro vai estar fora das especificações.

E o pior, é que muita gente, ainda tem a prática de trocar o óleo antes até da especificação do fabricante, isso é totalmente desnecessário, pois os fabricantes já são extremamente conservadores na troca.

Isso seria o mesmo que pensar que se um alimento perde a validade hoje 00:00 , teríamos este alimento estragado às 00:01, com o óleo ocorre o mesmo e a sua degradação ocorre de forma gradativa e não de forma pontual, ou seja o óleo com 10 mil KM terá propriedades muito parecidas, que esse mesmo óleo com 11 mil KM.

O fabricante sempre é muito conservador e faz recomendações exageradas de proteção, não estou falando para ninguém aqui rodar com óleo fora de especificação, e sim com óleo testado com um equipamento que mede as propriedades do óleo, e te assegura que o óleo ainda está em boas condições .

Durante o período de garantia é lógico que você deve seguir o plano de manutenção da montadora para não perder a garantia , mas terminado este prazo eu recomendo o uso do testador de óleo, desta forma você economizará muito dinheiro ao longo do tempo.

Funções básicas de um óleo lubrificante

  • Reduzir atrito
  • Promover arrefecimento 
  • Promover limpeza interna 

Acima temos as funções básicas de um óleo lubrificante, elas ajudam a entender o que é importante na hora de escolher um óleo para seu caminhão ou carro, uma das funções que mais gera dúvidas, é a função de promover limpeza, esta é uma função que é muito importante e que leva o óleo do motor a escurecer, então é importante que o óleo de seu carro limpe o motor e fique escuro ao longo do tempo.

Um óleo que permanece limpo mesmo depois de milhares de KM rodados, indica um produto que não está promovendo uma limpeza eficiente do motor , lembrando claro que alguns tipos de combustível como GNV e álcool “sujam” pouco o lubrificante.

Qual a ideia do testador de óleo lubrificante?

A ideia é clara, e é realmente algo fantástico, o dispositivo de teste mede propriedades do óleo que indicam a qualidade do óleo, para determinar se aquele óleo deve ser trocado, ou ainda pode continuar sendo utilizado.

Muitas locadoras de veículos tem utilizado este tipo de equipamento para prorrogar de forma segura a troca do óleo de seus veículos, imaginem que se um óleo que deveria ser trocado pela recomendação do fabricante com 10 mil KM,  for agora trocado com 20 mil Km, o frotista terá tido uma economia enorme, ele terá reduzido de forma segura a necessidade de troca de óleo de seus veículos.

Imagine o caso de caminhoneiros que tem que fazer trocas de dezenas de litros de óleo, imagine então poder no lugar de trocar com 5 mil KM poder realizar a troca com 10 ou 15 mil KM de forma segura e sem riscos , imagine o quanto se pode economizar, e ainda o quanto se pode ajudar o meio ambiente, reduzindo o impacto ambiental do descarte de óleo lubrificante.

Vantagens de trocar o óleo baseados na análise

Vantagens de trocar o óleo apenas quando necessário

Quando podemos trocar de forma segura o óleo de nossos veículos com intervalos maiores, temos várias vantagens vamos destacar as principais :

  • Economia de dinheiro e de seu tempo devido a redução da necessidade da troca, lembrando que a postergação da troca se dá de forma segura visto que as qualidades do óleo são testadas.
  • Redução do impacto ambiental do descarte de uma quantidade de óleo maior, menos trocas significam menor descarte no meio ambiente .

 

Conhecendo as métricas de qualidade de óleo

Testador de óleo Lubricheck

Os fatores mais importantes na determinação da qualidade do óleo do motor são: 

1. Acidez :

Alto índice de acidez no óleo do motor causar “corrosão”

2. Partículas Metálicas:

As partículas metálicas indicam um rápido desgaste das superfícies internas do motor como da parede do cilindro e do pistão.

3. Partículas Carbonizadas:

A cor escura no óleo é causada pela combustão do motor e é NORMAL.

Os depósitos de carbono causados ​​pelo ciclo de combustão ficam “suspensos” no óleo, causando uma cor escura ao longo do tempo. Mas isso significa que o óleo está fazendo o seu trabalho de limpar o motor.

4. Líquidos estranhos (vazamentos de fluido de arrefecimento)

Líquidos como água e aditivo de água de arrefecimento são prejudiciais aos motores quando entram em contato com o óleo e podem ser uma importante fonte de corrosão interna, geralmente vão levar o óleo a ter uma cor de café com leite.

Sua presença no óleo é uma indicação de problemas potencialmente sérios no motor,  como juntas dando passagem de água de arrefecimento para o óleo.

Um testador de óleo eficiente testa todas essas variáveis . É um “laboratório em um chip” e fornece evidências científicas da saúde de seus veículos e da qualidade do óleo lubrificante a qualquer momento.

Total Base Number

O TBN (Número Base Total) é uma métrica científica usada pela indústria de análise de óleo para determinar o nível de pH (ou acidez) do óleo.

Como mencionado anteriormente, a alta acidez é prejudicial ao desempenho e à vida útil do motor.

O nível base pode ser medido de forma conveniente e rápida com um testador de óleo como Lubricheck.

Além disso, o testador de óleo também reagirá à presença de água, carbono e partículas de metal que possam estar presentes no óleo.

Em resumo um baixo valor de TBN indicará no aparelho a necessidade de troca de óleo, essa troca diferente da troca recomendada por tempo ou quilometragem, irá ser recomendada apenas baseada nos parâmetros de qualidade do óleo, e não em valores pré-determinados, a troca baseada apenas na qualidade do óleo gera grande economia para o consumidor.

Fazendo a troca desta forma você trocará seu óleo apenas quando realmente necessário, reduzindo de forma segura seus custos com manutenção , imagine a redução do custo de troca de óleo para caminhoneiros que possuem caminhões que utilizam 20 litros ou mais de lubrificante.

O mito da troca com 5 mil KM

A recomendação de  trocar o óleo a cada 5000 ~ 10.000 KM tem sido propagada  por companhias de petróleo e postos de gasolina desde a Segunda Guerra Mundial.

Nos últimos 50 anos, a tecnologia automotiva e de  fabricação de óleo lubrificantes avançou significativamente, permitindo prolongar drasticamente os intervalos entre as trocas de óleo.

Fabricantes automotivos como BMW, Mercedes Benz, Ford, Toyota, General Motors, Mazda, Audi e outros estão produzindo novos veículos com sensores de qualidade de óleo de motor, ou outros métodos para estimar a qualidade do óleo. São dispositivos semelhantes aos que estamos apresentando aqui , só que eles já vem instalados nos veículos.

O uso desses sistemas resultou em uma redução drástica na freqüência de trocas de óleo, mantendo excelente saúde do motor durante a vida útil do veículo. Tudo isso mediante monitoração da qualidade do óleo.

Como funcionam os testadores de óleo

O principio de funcionamento de um testador de óleo é algo relativamente simples , na medida em que o óleo lubrificante se degrada ao longo do tempo, algumas substâncias vão ficar em suspensão no óleo.

Podemos ter presença de resíduos de combustão(carbono), metais , líquidos estranhos ao óleo , ácidos e etc,,,.

O testador de óleo então usa duas medidas para determinar o quão degradado está este óleo , para isso é feita uma medida da resistividade e constante dielétrica, estas duas medidas darão um resultado que determina a qualidade do lubrificante, e a recomendação de substituição caso seja necessária .

A maioria dos testadores vendidos atualmente utilizam algumas gotas de óleo no teste, a forma mais simples de retirar uma amostra e fazer o teste, é usando a vareta de medição de nível de óleo, aquele óleo que fica grudado na vareta pode ser o óleo utilizado no teste, basta então coletar este óleo da vareta sem que seja necessário drenar o cárter, em suma um processo extremamente prático. 

É importante que o óleo testado esteja na temperatura ambiente, testar um óleo que esteja com alta temperatura causará falsos resultados. É preciso também limpar o sensor do equipamento entre duas medições, usar o equipamento sem seguir estas recomendações causará falsos resultados.

Outro detalhe importante é o de que a maioria dos sensores portáteis dá a opção de escolhermos o tipo de motor onde o óleo funciona , ou gasolina ou diesel . Logicamente no exterior o álcool não é um combustível difundido, e todo motor que não operar com diesel deverá usar a opção de gasolina nos equipamentos de teste.

Onde comprar e qual produto comprar

Existem vários tipos de testadores de óleo no mercado, estes equipamentos variam de cerca de 50 dólares até mais de mil dólares, no caso de produtos para uso profissional.

Abaixo eu recomendo alguns modelos, sendo que o mais popular na atualidade é o Lubricheck mostrado logo abaixo, se você quer apenas testar o seu próprio carro e o de alguns conhecidos, o Lubricheck é o mais recomendado.

Caso queira um equipamento mais profissional o Parker Oil Check é um equipamento mais elaborado e caro, é mais adequado para quem quer investir mais, pois ele custa cerca de 600 dólares enquanto o Lubricheck custa cerca de 50 dólares.

amazon.com/Lubricheck-Motor-Oil-Test
amazon.com/AUTOALL-OTO350
amazon.com/Digital-Tester-Quality-Detector
amazon.com/Parker-Oilcheck-Hand-held-Condition-Monitor

Qual a melhor forma de importar este tipo de produto

Como já foi falado aqui no site o uso de redirecionadores de encomendas é extremamente recomendado, tenho recomendado para meus leitores o Shopfans como primeira opção e também a Qwintry .

Existe também a opção de envio direto para o Brasil em alguns dos produtos recomendados acima ,mas eu prefiro usar redirecionadores de encomendas, o motivo é que o desempenho na entrega é geralmente melhor, para mais informações sobre redirecionadores de encomendas leiam:

compranoexterior.com.br/shopfans-endereco-de-compras

compranoexterior.com.br/qwintry-endereco-de-compras

Conclusões

Realizar a troca do lubrificante se baseando na qualidade do mesmo é seguro para o motor e representa um ganho ambiental enorme.

O Custo inicial dos equipamentos em cerca de 50 dólares pode ser amortizado rapidamente com a economia realizada em futuras trocas

A vantagem para frotistas, caminhoneiros ,produtores agrícolas e todos aqueles que possuem motores que usam grandes quantidades de óleo é evidente.

Sei que este post será muito polêmico, pois temos muitas pessoas ainda presas em velhas ideias, este será um bom local para discutirmos sobre manutenção preditiva, preventiva e corretiva.

Artigos e vídeos complementares ao assunto

Abaixo selecionei um vídeo e links para artigos que vocês poderão consultar , o vídeo tem um inglês bem simples, que a maioria vai conseguir acompanhar sem maiores problemas :

https://www.sae.org/publications/technical-papers/content/2000-01-1366/

https://www.sae.org/publications/technical-papers/content/981443/

https://www.calrecycle.ca.gov/usedoil/oilchange/

https://www.machinerylubrication.com/Read/562/oil-change-filter-sensors