Seguro no redirecionador de encomendas

seguro no redirecionador de encomendas

O post de hoje tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas, sobre fazer ou não fazer o seguro no redirecionador de encomendas.

Não sou advogado dos redirecionadores, e não quero entrar no mérito se eles estão certos ou errados .

Este post é informativo, informativo no sentido de deixar vocês cientes de como funciona a política quanto aos extravios e danos no transporte.

Este assunto do seguro é sempre muito polêmico, principalmente para nós brasileiros, muitos brasileiros tentam transportar a nossa realidade, e nossas regras, para outros mercados.

Na verdade não podemos fazer isso, e ai começam muitos dos desentendimentos, que as pessoas tem com empresas de redirecionamento de encomendas.

Todos os redirecionadores tem políticas parecidas

O primeiro ponto a deixar bem claro, é que o assunto que vamos tratar hoje muda pouco entre as empresas.

Isto é importante ser entendido, pois já tive casos de pessoas reclamando de um redirecionador X ou Y.

Na verdade é importante entender que independente do redirecionador escolhido, se você quiser proteção contra extravios e danos, você terá que fazer o seguro ou usar um frete que inclua o seguro de forma gratuita.

Mas a política quanto ao seguro, é basicamente a mesma em todas as empresas .

O que é importante sabermos

  • O seguro paga o valor declarado, e não o valor do produto, esse dado é importante, pois muitas pessoas subfaturam produtos caros, se fizer isso sua proteção será no máximo o valor declarado;
  • Superfaturar(declarar um valor superior) é raro e sem sentido, mas se você fizer isso, o seguro pode pagar apenas o valor real da mercadoria;
  •  É política de todos os grandes redirecionadores só reembolsarem clientes que tenham contratado o seguro, se você não optou por fazer o seguro, o risco corre por sua conta;
  • Existem alguns fretes que já incluem seguro, sem a necessidade de você pagar um valor adicional, isso ocorre principalmente com fretes courier, é preciso verificar isto junto a seu redirecionador;
  • Apesar de alguns fretes da USPS, em teoria terem seguro embutido para certos valores, é importante verificar se o redirecionador tem acesso a esses seguros gratuitamente, como redirecionadores usam empresas “atacadistas de frete” este tipo de seguro pode não estar disponível de forma gratuita. 
  • Enquanto sua mercadoria está dentro do armazém do redirecionador , eles assumem extravios e danos, mesmo não existindo seguro.
  • Em alguns casos raros , o redirecionador pode reembolsar clientes que tenham tido pacotes extraviados ou danificados e não tenham optado pelo seguro , mas isso depende deles abrirem exceções a regra, ou seja, depende da vontade deles.
  • Algumas pessoas acabam abrindo disputas no Paypal nesse tipo de situação, o que tenho para dizer é que: o paypal costuma dar ganho na disputa para o cliente, mas isso vai representar o bloqueio da conta da pessoa no redirecionador em questão, e ela provavelmente você não poderá usar mais aquela empresa, então se você está satisfeito no geral, pense antes de abrir uma disputa.

Uma cultura diferente tem práticas diferentes

O entendimento dos principais redirecionadores de encomendas, é o de que você só pode reclamar de um pacote extraviado ou danificado, caso tenha optado por fazer o seguro.

O que tenho a dizer é que, nos EUA eles entendem essa parte de forma diferente da nossa.

Para os redirecionadores, a visão é de que a responsabilidade deles acaba quando a USPS ou outra transportadora recolhe o pacote, ai você pode me falar:

No Brasil a responsabilidade seria até no ato da entrega.

Mas nos estamos falando de EUA e não de Brasil , lá os entendimentos são diferentes.

O redirecionador pode entender, e todos tem o mesmo entendimento, de que se embalaram e enviaram, o serviço foi feito.

E eles só continuariam tendo responsabilidade se você tiver optado por fazer o seguro.

Nota: Estou falando sobre esse assunto, pois sei que muitos acabam tendo problemas por não entenderem essa parte.

Vai de cada um, fazer ou não o seguro, e você vai ter que lidar com sua decisão, caso ocorra algo com seu pacote. 

 Muitos vão aparecer falando, que o redirecionador  foi desonesto e outras coisas, mas a regra é clara nos termos de serviço de quase todos  os redirecionadores, se você não pagou pelo seguro o risco é seu.

Faça sua escolha de forma consciente 

seguro no redirecionador de encomendas

Você deve fazer sua escolha de forma consciente.

Se vai subfaturar, coisa que não recomendo, para que você vai fazer seguro?

Muitas seguradoras vão pedir os comprovantes de compra, e quando perceberem a fraude podem até não pagar.

Lembre-se, quando você subfatura você frauda a Receita e também a seguradora.

Vai enviar algo caro, então é bem interessante ter seguro no valor real gasto.

Estamos falando de transporte de mercadorias, que passam nas mãos de dezenas de pessoas diferentes, a mercadoria pode extraviar ou ser danificada.

Quando se envia um smartphone caro, não podemos deixar a sorte nos guiar, um seguro nestes casos é interessante.

Para produtos baratos, eu particularmente não faço seguros, é uma escolha pessoal, mas cada um está livre para decidir da forma que achar melhor .

O que levantei neste artigo pode parecer injustos aos nossos olhos de brasileiros, mas nos EUA esta é a regra que eles seguem.

Se você vai utilizar redirecionadores de encomendas, é importante conhecer os termos do serviço.

Fiquem atentos, pois para ter proteção, só se vocês optarem pelo seguro no redirecionador de encomendas.

E só para ficar mais claro ainda, estamos falando de uma regra geral da maioria das empresas, e não de uma em particular.

Links complementares

como-escolher-o-seu-redirecionador-de-encomendas
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