Importar mercadorias de forma segura

Importar mercadorias de forma segura

Hoje vamos tratar de um tema paralelo ,mas que é de fundamental importância, vamos falar sobre como importar mercadorias de forma segura, neste artigo trataremos mais da parte da segurança de suas compras, algumas dicas poderão ser usadas até em compras em lojas no Brasil.

Eu poderia dizer para vocês com certeza, que a maioria das fraudes que estamos sujeitos poderiam ser facilmente evitadas com pequenas medidas de segurança, algumas tão básicas que não tem razão para não serem usadas, vamos falar de algumas situações que já aconteceram comigo, e que eu passo aqui para que não aconteçam com vocês.


Algumas medidas práticas que reduzem o risco

1-Use formas seguras de pagamento , paypal e cartões virtuais podem ser interessantes, vamos falar dos cartões virtuais ao longo do texto.

2-Compre preferencialmente em sites consagrados e antigos.

3-Evite pagar com transferência bancária.

4-Verifique se a loja usa um certificado SSL válido, olhe se na barra de endereços aparece um cadeado fechado, observe o exemplo na imagem abaixo:

5-Evite senhas básicas ou que tem relação com você, como datas de aniversário, placas de carro ou coisas do tipo, lembre-se que uma senha fraca na conta paypal pode representar uma porta aberta para os ladrões, o sistema é seguro se você age de forma segura, se você escolher a senha josemaria1234 não existe sistema que vá te proteger.

Vamos detalhar mais estes temas abaixo.


Cartão virtual emitido por bancos brasileiros

Esta é uma forma muito segura de comprar usando cartão de crédito, vou falar de meu caso em particular (cliente do Banco do Brasil) ,mas outros bancos também possuem essa mesma funcionalidade .

Abaixo a tela de criação de um cartão virtual dentro do BB, observe a imagem abaixo, logicamente eu coloquei uma tarja preta nas informações pessoais :

O cartão virtual como o próprio nome deixa claro é virtual, ou seja, não vão te enviar um cartão de plástico, o número deste cartão estará disponível para você online e você só poderá usar este cartão em compras online.

O que temos de interessante nesta opção de pagamento, que faz dela uma opção extremamente segura, para quem quer Importar mercadorias de forma segura:

:

  1. Você mesmo define a validade do cartão, pode estipular que ele tenha validade apenas no dia da compra
  2. Você define o limite de uso, isso evita que alguém roube seu cartão e gaste mais que o valor que você definiu 
  3. Quantidade máxima de transações, para sites altamente suspeitos você pode definir o limite de uma única utilização, ou seja , se tentarem te fraudar vão dar com a cara na parede pois neste caso só existe a possibilidade de uma única compra.
  4. Você pode definir o valor máximo por compra , isso também te ajudar a reduzir possíveis prejuízos .
  5. E logicamente você pode habilitar ou não o uso no exterior 

Eu usei acima a imagem de dentro do internet banking do BB, infelizmente não tenho como fazer o mesmo em outros bancos por não ter contas em outros bancos.

Existem outros bancos brasileiros fornecendo esta mesma função, segundo levantamento que fiz: Itaú, Bradesco, Caixa, além do já comentado Banco do Brasil oferecem a função de cartão virtual com pequenas diferenças entre si, verifiquem com o gerente de seu banco se a opção está disponível para você.

Atualmente na minha opinião, não existe nada que seja mais seguro que isso em compras online com cartão de crédito. 


Como saber se um site é confiável

Existem sites que são conhecidos pelo público geral e sobre os quais não pairam dúvidas sobre a confiabilidade nestes sites é possível importar mercadorias de forma segura, mas e aqueles menos conhecidos como vamos avaliar:

  1. É preciso saber há quanto tempo aquele site está no ar, para isso use o site www.whois.com, neste site procure pela data de criação do site, volta e meia recebo perguntas de leitores sobre a qualidade de algum site, quando vou pesquisar o site em muitas vezes vejo que o mesmo foi aberto há poucos dias, para encurtar essa conversa: não dá para compra em um site que foi aberto há 6 meses, mesmo ele tendo uma ótima aparência, e um monte de avaliações positivas, é preciso dar tempo ao tempo.
  2. Caso o site tenha um bom tempo no ar, passamos para a fase 2, vamos avaliar as avaliações do site pela internet, existem sites como o www.bbb.org nos EUA e o www.scamadviser.com que podem ajudar nesta tarefa, é preciso tomar essas avaliações apenas como parte da decisão, o motivo é que muitas empresas boas não ligam muito para esses sites, e não dão respostas para reclamações feitas por clientes, muitas lojas chinesas que são boas, acabam não tendo boas avaliações nestes sites, estes sites são um indicativo a ser analisado em conjunto com outras informações, não devem ser levadas como algo 100% definitivo.
  3. Certificado SSL, pode ser verificado pelo cadeado ao lado do endereço do site, se você está em uma loja na parte do pagamento, e o cadeado não apareceu, desista da compra, pois seus dados podem ser roubados, observe que nosso site usa um certificado SSL mesmo não sendo uma loja, esta medida torna sua visita mais segura.
  4. Observe as formas de pagamento, um site que já opera há muitos anos, e possui opções como cartão, paypal tem grandes chances de ser confiável, o motivo é bem simples: sites que praticam fraudes geralmente tem muitas disputas no paypal e muitos pedidos de Chargeback nas operadoras de cartão, é praticamente impossível que um site que opere há vários anos aceitando paypal, não tenha sido bloqueado caso tenha tido práticas fraudulentas no passado. 
  5. Evite pagar com transferência bancária (wire transfer), Western Union e outras formas equivalentes, nas quais o pagamento e definitivo, e não existe como recuperar seu dinheiro em caso de fraudes, esta é a forma preferida pelos fraudadores na hora de aplicar golpes.

Como identificar lojas não recomendáveis

Lojas não confiáveis podem muitas vezes passar uma impressão visual de que que são negócios sérios, mas existem pontos que devemos observar antes de botar os dados do cartão em um site que não conhecemos a fundo.

Todo negócio começa um dia, logicamente você pode conhecer uma loja com 6 meses que foi criada e seja dirigida por pessoas sérias e confiáveis, mas vale a pena arriscar, você se casaria com alguém que acabou de conhecer?

A pessoa pode ser o amor de sua vida,mas é preciso dar tempo ao tempo, e no caso das lojas online precisamos avaliar há quanto tempo a loja está no ar.

Eu por princípio não compraria em uma loja com menos de 2 anos de operação, logicamente existem  exceções como novas lojas que pertencem a grandes grupos, mas a regra geral é: evite lojas criadas há pouco tempo.

Outro ponto abordado anteriormente é sobre as formas de pagamento aceitas, se uma loja só aceita transferências bancárias, temos ai um sinal de alerta forte para o risco de fraude.

Avalie se a loja possui um certificado SSL e se ele está válido, basta clicar no cadeado na barra de endereço de seu navegador e a informação aparece. 

Um site com carregamento lento e layout ruim pode ser um indicativo de falta de profissionalismo, mas nem sempre de desonestidade, este aspecto deve ser avaliado junto com outros pontos, e não de forma isolada. 

Pesquisar na internet por comentários sobre uma loja ajuda, mas lembre-se que a internet é uma terra sem lei , existem muitas lojas de baixa qualidade pagando pessoas para difundirem comentários positivos sobre seus produtos, e negativos em relação aos concorrentes.

Desconfie de preços muito abaixo do mercado, o senso de oportunidade de muitos compradores pode fazer com que se tornem vítimas de fraudadores, se todos vendem um produto por 100, e existe alguém vendendo por 50 tome cuidado. 


Vale a pena arriscar em uma loja desconhecida

Depende muito, vamos falar de forma clara:

“quem não arrisca não petisca”, muitas das melhores lojas e redirecionadores que eu descobri eu arrisquei,pois eram pouco conhecidos , mas é preciso saber arriscar de forma consciente.

Eu como blogueiro de um site sobre importações, preciso eventualmente me arriscar para testar coisas novas, talvez você consumidor comum não precise fazer esse tipo de aventura.

Logicamente eu posso até enfiar meu braço em um ninho de cobras, mas antes vou colocar uma luva para me proteger das picadas, e como eu faço isso na prática:

É simples, eu procuro usar formas de pagamento seguras como paypal e o cartão virtual que falei anteriormente .

Sem dúvida a dica do cartão virtual gerado por seu banco, é bastante interessante para te proteger de possíveis fraudes online, não conheço método mais eficiente que este no caso do uso de cartão de crédito.  


É sempre melhor comprar em sites consagrados e confiáveis? 

Vamos aos fatos, você deseja comprar um artigo qualquer, ai na sua busca você encontra este artigo na Amazon custando 10 Dólares, e em uma busca em outras lojas encontra o mesmo artigo custando 9,50.

Ai vem a pergunta: será que vale a pena trocar o Amazon por outra loja por uma diferença de 50 cents? 

Se estivermos comparando o Amazon com uma loja como Walmart ou Target sim, mas se estivermos falando de uma loja de segunda categoria não.

Lojas grandes como Amazon, Target, Walmart , Aliexpress tem uma preocupação muito maior com seus consumidores, uma diferença pequena de preço não justifica a troca, a não ser que a troca seja por uma loja de mesmo nível de qualidade. 


Uso físico do cartão de crédito 

Eu posso dizer para vocês que no passado já tive o número de meu cartão roubado algumas vezes, mas depois de usar algumas práticas eu consegui evitar este problema.

Certa vez eu estava numa drogaria comprando algo, quando na hora de passar o cartão a caixa virou meu cartão, questionei ela sobre o motivo dela ter virado o cartão, e ela inventou uma desculpa furada.

Curiosamente em menos de 24 horas apareceram duas compras em meu cartão, parceladas de 12 vezes totalizando mais de 2 mil Reais, em resumo, não tinha como provar que a fraude partiu desta caixa, mas tudo indica que sim, por sorte o banco cancelou esta cobrança.

Agora caso eu tivesse tampado o código de segurança, que fica no verso do cartão com um pedaço de fita isolante, esta caixa não teria como ler o código, e a fraude ficaria muito menos provável.

Hoje em dia coloco um pedaço de fita isolante em todos os códigos de segurança de meus cartões, outra opção seria decorar o código de segurança e raspar o código do cartão, essa medida evita um número enorme de fraudes.

Você pode até ser mais radical e tapar parte dos números de seu cartão, eu também faço isso nos meus cartões que não tem número impresso em relevo, este é o caso por exemplo dos cartões Smiles (GOL).

Muitos estabelecimentos também possuem câmeras que podem capturar você digitando sua senha, fique atento e tente dificultar que outras pessoas e câmeras consigam ver você digitando a senha. 

Podem também existir câmeras escondidas no balcão para filmar seu cartão, imagine o meu caso com essa caixa, ela poderia ter uma câmera filmando o cartão, e quando virou o cartão completou a coleta de dados.


Fique atento nas máquinas de cartão

Existem relatos de máquinas que clonam cartões, em muitas destas máquinas o cartão entra muito mais que o normal, observe a imagem abaixo:

Importar mercadorias de forma segura

Se você se deparar com uma máquina, na qual o seu cartão entra quase todo desconfie, seu cartão pode acabar sendo clonado, fale que mudou de ideia e pague de outra forma, não discuta com o comerciante, lembre-se que se o cara é capaz de clonar seu cartão, pode ser capaz de muito mais coisas. 


Conclusão

Como vocês viram, não é tão complicado assim se proteger em compras online e até nas compras físicas, sigam nossas dicas e com certeza serão alvos menos prováveis de fraudadores, tanto online quanto em lojas físicas, caso tenha gostado de nossas dicas compartilhe em suas redes sociais.

Links que recomendamos 

compranoexterior.com.br/ebook-gratuito-compras-no-exterior

Redirecionadores de encomendas recomendados

br.shopfans.com

q3.qwintry.com

Descontos em lojas 

www.mrrebates.com