Importar continua vantajoso mesmo com Dólar alto?

Importar continua vantajoso

Tudo nesta vida precisa de um referencial, e para responder a pergunta sobre se importar continua vantajoso, precisamos destes referenciais.

Referenciais são a base de uma comparação bem feita, se uma pessoa quer comparar alguma coisa ela precisa de referenciais, nos EUA um Honda Civic é um carro popular e aqui no Brasil um carro premium, referenciais são importantes.

Então precisamos comparar os preços brasileiros com preços no exterior, precisamos também entender que existem produtos que não são produzidos no Brasil, e se queremos adquirir esses produtos e marcas, teremos que comprar no exterior, mesmo com o Dólar caro.

Vamos lembrar que a Invicta, Carter’s , Aeropostale não tem produção no Brasil, se queremos essas marcas e produtos importados, teremos que importar, ou comprar de alguém que tenha importado, e esteja com estoque no Brasil. 

Variações bruscas na cotação do Dólar

Importar continua vantajoso

Sempre quando temos um agente perturbador, podemos ter como resultado imediato uma redução no consumo de determinados produtos.

Se o Dólar aumenta repentinamente, podemos ter uma súbita redução no interesse na importação de mercadorias. Este comportamento pode ser momentâneo ou acabar tendo um efeito mais alongado.

Imagine um exemplo do cotidiano, por exemplo: que o preço da gasolina suba 10 % em um dia, os consumidores podem ver aquela variação e decidirem por adiar o abastecimento de seus carros, mas se eles tem aquela necessidade, mais cedo ou mais tarde vão ter que abastecer seus carros.

Não podemos dizer que abastecer o carro deixou de ser vantajoso, abastecer o carro é uma necessidade, e não cabe muito esse pensamento de ser mais ou menos vantajoso.

Com produtos importados sem fabricação nacional, o raciocínio é o mesmo, se você quer um relógio Invicta, você pode até adiar a compra, mas se quiser realmente este tipo de produto, terá que se sujeitar ao custo do Dólar mais elevado.

Adiar ou não suas compras de mercadorias importadas?

Importar continua vantajoso

Para dar uma resposta sobre isso precisamos fazer uma reflexão sobre o comportamento do Dólar,  a primeira questão é a de saber se a cotação vai diminuir, aumentar ou se manter. Infelizmente eu não tenho bola de cristal e acredito que vocês também não.

Então esperar o Dólar abaixar para fazer a compra de sua mercadoria importada, pode ser algo que surta efeito, como também pode ser algo que não surta efeito, na verdade esta é uma aposta que você pode ganhar ou perder .

A cotação do Dólar é uma das variáveis econômicas mais difíceis de se prever, depende de questões externas, de questões políticas , de movimentos especulativos e por ai vai, não sou eu nem você consumidor normal, sem grandes conhecimentos sobre o mercado de câmbio, que vamos conseguir prever cotações futuras.

E ai vem a questão comprar ou não mercadorias importadas na condição atual?

Eu vou responder por mim, aquilo que eu sinto vontade de comprar estou comprando sem me importar com a cotação, é como eu falei no começo, não existe produção no Brasil de várias marcas internacionais, e quando queremos estes produtos não existe saída que não seja importar.

Importar continua vantajoso? 

Importar continua vantajoso

Sim, importar continua vantajoso , o motivo é simples e tem relação com o fato destes produtos em muitos casos não serem produzidos no Brasil, como não são produzidos no Brasil eles precisam ser importados mesmo com Dólar mais elevado.

Muitos podem falar que encontraram determinado produto numa condição mais vantajosa dentro do Brasil que no exterior, aqui cabem duas considerações :

1- Isto é possível em um primeiro momento, quando o Dólar sobe de forma brusca, muitos vendedores com estoque comprado com Dólar baixo podem não precificar seus produtos com a nova cotação, e neste primeiro momento que é curto, pode ocorrer do produto dentro do Brasil ficar com preço próximo, ou em casos mais raros menor, que os praticados no exterior. Logicamente este será um fenômeno de curta duração, pois assim que o estoque for renovado o preço será reajustado para nova cotação do Dólar, para que isso ocorra a variação da cotação tem que ser grande, e ocorrer em um curto intervalo de tempo.

2-Isso pode ocorrer também com vendedores que vendem produtos falsos, isso é muito comum em marketplaces brasileiros, já vi várias vezes relógios que custam centenas de Dólares sendo vendidos dentro do Brasil por preços que chegam a ser metade do praticado em lojas chinesas ou americanas de renome. Isso não existe, e este tipo de diferença é um forte indicativo de que você está comprando uma réplica, então tenha sempre cuidado nas suas escolhas.

Links recomendados

compranoexterior.com.br/dolar-e-importacoes-entendendo-o-momento

compranoexterior.com.br/ebook-gratuito-compras-no-exterior

Redirecionadores de encomendas que recomendamos 

br.shopfans.com

de.qwintry.com