Receita prepara o bote nas importações online

Receita prepara o bote nas importações online

Nosso querido Leão está prestes a aprontar mais uma das suas , a algum tempo estávamos já ouvindo alguns murmurinhos de que a Receita e os Correios estavam se preparando para trabalhar em conjunto na tentativa de tributar se não todos ,pelo menos uma grande porcentagem dos pacotes.

Esse movimentos visam várias coisas como dificultar as importações por pessoas físicas e também evitar a saída de dólares por meio de compras no exterior, o fato é que a Receita saiu das promessas, e começou a agir para conseguir  tributar praticamente tudo.

Como todos já sabemos, a diferença de preços do Brasil para países como Estados Unidos é gritante, e não se explica apenas com impostos , na verdade muita desta diferença se explica pela ganância de alguns comerciantes que não aceitam ganhar 30% e querem lucros de 1000%, eu já dei vários exemplos aqui no CompraNoExterior e poderia ficar várias semanas só mostrando esses absurdos.

Para mim, dificultar as importações por pessoas físicas como a Receita pretende com essas medidas ,só facilita a vida desses comerciantes que compram por 10 e vendem por 50. É claro que existem outros motivos para se tentar dificultar as importações, eu apesar de ser proprietário de um site sobre compras no exterior não sou favorável a liberalização total das importações, eu vejo claramente que nosso país ainda não está preparado para ser como uma Austrália onde você pode importar até 1000 dólares com isenção, mas também acredito que esse limite de 50 dólares está muito defasado. O resultado disso tudo será comerciantes tendo mais facilidade em aumentar preços .

Voltando ao novo sistema de tributação a previsão é de que comece a funcionar em forma de testes em setembro e se tudo der certo entrará em operação definitiva em janeiro de 2015. O novo sistema será automatizado e tentará detectar envios subfaturados, teremos que esperar pra ver como vai ficar, no momento atual tudo aquilo que sabemos e consideramos como técnicas de importação pode estar indo por água abaixo, e quando algo muda drasticamente precisamos pensar novamente e encontrar novas formas de fazer as coisas .

Com essas mudanças vão acabar aquelas situações em que apenas os pacotes “amostrados” eram tributados , agora com esse novo sistema o objetivo é tributar tudo que não se encaixe nos casos de isenção , ou seja pessoa física enviando para pessoa física pacotes abaixo de 50 dólares ou compras de livros e medicamentos .

Uma coisa que eu já estava pensando a algum tempo , mesmo antes de ficar sabendo destas mudanças, era na solução de envios por pacotes consolidados , esse assunto  já foi bem destrinchado aqui no nosso site, esse pode ser o nosso pulo do gato. Já que vamos ser tributados que façamos economia no frete.

No ano passado o Shipito reduziu os preços da DHL para valores bem próximos aos da USPS Express, eu tenho usado praticamente apena DHL, e não tenho me arrependido, eu consolido os pacotes e envio por DHL  e recebo meus pacotes em até 4 dias, uma solução mais barata seria consolidar e enviar por USPS Priority.

O resultado final dessas mudanças  pode ser que tenhamos um ganho de velocidade, e o USPS Priority seja entregue no prazo prometido. Como quase tudo vai ser tributado e o processo vai ser automatizado, isso pode agilizar o processo .

Para finalizar esse post eu gostaria de colocar algumas coisas que muitas vezes não consideramos :

1- A não tributação de pacotes que ocorria no passado e até no presente , é uma questão de pura incompetência do Estado. O Estado era incompetente para fazer cumprir a lei e tributar os pacotes que deveriam ser tributados. Essa situação não ia durar para sempre e um dia a automação ia chegar nas repartições públicas para resolver essas questões, o problema é que a gente usou essa brecha para receber centenas de pacotes sem tributos, e agora parece que isso vai ser muito mais difícil .

2-Eu não gosto desta mudança tanto quanto vocês, mas não adianta chorar, a mudança vai acontecer e teremos que resolver o problema, existem pessoas que ficam paradas esperando a banda passar e outras que buscam soluções, a solução pra mim está nas consolidações, ou até em viagens para compras nos Estados Unidos.