Quanto está o Dólar?

Quanto está o dólar

Quanto está o Dólar e para quanto vai o Dólar?

Se você sabe essa resposta por favor me avise, não é brincadeira, o Dólar é sem dúvida a variável econômica mais difícil de ser prevista. Essa variável tão difícil de ser prevista depende de uma série de fatores vamos falar de alguns abaixo:

1-Taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos

2-Saldo da balança comercial

3-Preço das commodities

4-Ações de nosso Banco Central

5-Crises internacionais

6-Fatores políticos

Dentre os fatores acima o fator político é hoje a grande mola impulsionadora do Dólar, basta notar que com o arrefecimento da Guerra política que estamos vivendo, a cotação cedeu um pouco nos últimos dias.

Pouca gente deve se lembrar, mas em uma entrevista dada pelo Governador de Minas Fernando Pimentel do PT a Globo News, logo após este ter ganhado a eleição para Governador de Minas, Pimentel que é muito próximo da Presidente deixou claro que o Governo Federal iria subir a taxa de câmbio.

Aquela entrevista no final do ano passado ficou em minha memória, pois ele era muito ligado a Dilma, e uma frase daquela não seria dita ao acaso, naquele momento o Dólar estava na casa dos 2 Reais, e eu tive a certeza de que o Dólar iria subir para aumentar o saldo da balança comercial, não deixem de ver o vídeo abaixo.

Assista o vídeo abaixo a partir de 5:48

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=H0usXvNxnzY ]

O vídeo acima não deixa dúvidas de que a subida do Dólar foi pensada lá atrás, e não está ocorrendo por acaso, eu até penso que a subida do Dólar possa ter ultrapassado o ponto desejado, mas sem dúvida não foi uma casualidade, e sim algo que foi planejado.

Uma das políticas clássicas para se aumentar o saldo da balança é a desvalorização cambial, ela produz efeitos rápidos, e eu acredito que dentro de 2 meses já vamos estar vendo grandes resultados em nossa balança, com uma consequente puxada do Dólar para baixo, afinal se estiver entrando muito Dólar a lei da oferta e procura se encarregará de corrigir essas distorções que estamos vendo hoje, o Dólar não pode custar 4 Reais, como também não podia custar 1,5.

subida dolar

O Dólar não poderia continuar tão barato quanto estava, pois isso prejudica a Indústria Nacional, mas também não pode subir demais, pois existem empresas endividadas em Dólar, e também por causa da inflação que pode ser gerada. Tudo isso precisa de um ponto de equilíbrio onde a Indústria Nacional tenha competitividade, e não seja gerada inflação.

Então onde tudo isso entra na questão das nossas importações?

É simples, se o Dólar sobe muito rapidamente como ocorreu nos últimos meses, os produtos importados perdem sua competitividade, mas isso também é temporário, pois dezenas de lojas e revendedores tem estoques comprados em épocas de Dólar barato, e até que esses estoques  acabem, poderão ocorrer situações de encontrarmos importados mais caros nos Estados Unidos que aqui no Brasil.

Depois que acabarem os estoques comprados com Dólar baixo, estes deverão ser substituídos, nesse ponto podem ocorrer duas situações:

1-Produtos similares brasileiros podem substituir os importados em um primeiro momento;

2-Produtos sem similares ou produtos de grife não tem como serem substituídos, e ai serão comprados com novas cotações, então os preços tenderão para um novo equilíbrio, e as importações de produtos de marca voltam a ser atrativas, pois todos os revendedores terão estoques comprados em uma nova cotação, e sem vantagens competitivas em relação a quem está refazendo estoque agora.

Ai me fazem sempre aquela pergunta se ainda vale a pena importar, e ai eu te pergunto:

Você abre mão de comer um bom bacalhau do Porto, aquele azeite importado, e aquele vinho europeu?

bacalhau

Para quem nunca viu bacalhau com cabeça aproveite a foto acima

Pode até ser que você coma um clone do bacalhau do Porto, um vinho sangue de boi e um azeite composto, mas cá entre nós, o importado é isso que vocês estão pensando, é qualidade e satisfação no consumo. Você pode até reduzir o tamanho da sua bacalhoada, mas semana santa sem bacalhau é meio difícil.

O bacalhau é um exemplo mais fácil de ser assimilado, e por causa disso eu usei ele, mas podemos transportar esse mesmo conceito para perfumes e roupas de grife. Você conhece alguma fabrica da Ralph Lauren no Brasil? Ou da Aeropostale? Não né, então se você deseja usar essas marcas vai precisar usar as importações.

Eu estudei muita química na faculdade, e uma coisa que a gente aprende com a química é que tudo tende ao equilíbrio, e que quando esse equilíbrio é perturbado a tendência e de reduzir essa perturbação, ou seja, o Dólar foi perturbado demais nos últimos meses,  e a reação natural será a de um aumento nas exportações e uma diminuição nas importações.

Essa condição levará ao aumento do saldo de nossa balança comercial, e uma entrada forte de Dólares no Brasil, esse movimento levará então a cotação do Dólar a sofrer uma nova pressão para baixo,  encontraremos uma nova posição de equilíbrio com um Dólar mais alto do que foi no passado, e mais barato que este que estamos vendo nos últimos dias.

Então para finalizar gostaria de tecer alguns comentários que acho que são muito importantes, o primeiro é que nosso país passa por uma crise, mas não é o fim do mundo, já tivemos crises muito piores.

É preciso não entrar na onda do pessimismo exagerado, pois isso pode levar o país a ruína e a gente junto. Se todo mundo parar de comprar por medo, as fábricas param e a gente perde nossos empregos, se comprarmos também de forma exagerada podemos ficar sem dinheiro,  em caso de uma necessidade e de um possível desemprego, então precisamos de equilíbrio para não matarmos o doente com excesso de remédio. 

Torcer pelo quanto pior melhor não é atitude inteligente para maioria das pessoas, isso só é vantagem para grandes especuladores que ganham com essa montanha russa nas cotações do Dólar e de ações, se você é assalariado como eu e 90 % da população, torcer pelo quanto pior melhor, pode ser o mesmo que torcer para ficar desempregado, pense nisso e sejamos mais otimistas. E independente da questão política, o Brasil continuará como um grande país e mais que isso como uma grande Nação, independente de quem está no Governo e quem está na Oposição.

Nota: Não estou aqui para defender ou criticar o Governo Federal, fiz apenas uma analise da cotação do Dólar, outro detalhe não vou aprovar comentários políticos neste post, pois não quero brigas entre leitores favoráveis e contra o Governo.

Atenção 

Se você gostou deste artigo por favor compartilhe clicando no ícone de uma das redes sociais abaixo.

Muitos pedem dinheiro e vendem cursos, aqui no CompraNoExterior eu não vou te pedir dinheiro, mas vou te pedir um clique em uma das redes sociais abaixo, você não vai gastar mais que 3 segundos, obrigado.