IOF de 6,38% nos cartões de débito

IOF de 6,38% nos cartões de débito

O governo acaba de  subir de 0,38% para 6,38% a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que incide nos pagamentos  com cartão de débito no exterior,também foram atingidos pela medida os  saques em moeda estrangeira no exterior, e  os (travelers cheques).

A mudança nas regras foi  anunciada na sexta  27-12-13 pelo Ministério da Fazenda e começará a ter válidade no dia 28-12-13.O Ministério da Fazenda informou que , o aumento do IOF visa “conferir isonomia de tratamento às operações com moeda estrangeira realizadas por meio de cartões de crédito internacionais”, que também são tributadas pelo IOF em 6,38%.

Segundo ainda o Ministério da Fazenda , com este aumento no IOF nas operações com cartões de débito, evita-se que um meio de pagamento seja preterido por outros em decorrência de sua estrutura de tributação.

Na verdade com o novo valor do IOF de 6,38% nos cartões de débito o governo freia o consumo dos brasileiros em viagens ao exterior,e também em compras internacionais pela internet. Vale lembrar que muitos leitores do CompraNoExterior  usavam cartões de débito como Neteller  e Confidence para reduzirem os custos nas compras no exterior.

Agora isso é passado e a recomendação é de que voltem a usar ser cartões de crédito pois a grande vantagem dos cartões de débito deixou de existir.

 Nem tudo está perdido com o IOF de 6,38% nos cartões de débito

É verdade que a grande vantagem dos cartões de débito se foi , eu pessoalmente aposentei meu Neteller e ele vai ficar bem guardado na gaveta , mas a situação da maioria  às vezes é diferente de alguns casos particulares, nos quais  ainda pode ser vantajoso usar o cartão de débito.Vamos a  alguns exemplos de situações em que ainda pode ser vantajoso usar o cartão de débito em compras no exterior:

1- Se você está com nome sujo na praça dificilmente vai conseguir um cartão de crédito, nestes casos o cartão de débito pode ser seu aliado pois geralmente não é solicitada nenhuma verificação junto a empresas como Serasa.

2-Se você quer garantir uma cotação fixa no dólar do cartão o cartão de débito pode auxiliar você , como os cartões de débito geralmente usam a cotação do momento em que você carrega o cartão você pode evitar surpresas com variações cambiais.

Se você não se enquadra nas duas situações acima volte a usar o bom e velho cartão de crédito