Declaração alfandegária

Tutorial fazendo uma declaração alfandegária

Passo 1-Depois de logar em sua conta Shipito, clique em pacotes em estoque(seta vermelha na imagem abaixo) , se seu Shipito estiver em inglês leia o tutorial sobre como passar o idioma para o português .
consolidação shipito1 1024x640 Declaração alfandegária
Passo 2-No pacote em que for fazer a declaração alfandegária clique em declaração alfandegária (seta vermelha na imagem abaixo)

declaração shipito 2 1024x640 Declaração alfandegária

Passo 3-Em item 1 preencha o tipo de mercadoria ,aqui você coloca o nome do item(clothes ,shoes,blu-ray,etc,,),o tipo de mercadoria deve ser preenchido em inglês caso necessário use o tradutor do google.
Em quantidade coloque o quantidade de itens constantes na caixa
Em valor coloque o valor total referente a todos os itens da linha

declaração shipito 3 1024x640 Declaração alfandegária

Se por exemplo você comprou 8 camisas por 5 dólares então a declaração ficaria assim:
Em item 1 (t-shirt) ,em quantidade (8) e em valor (40.00), é importante lembrar que os americanos usam ponto no lugar da vírgula e você deve escrever 40.00 dólares e não 40,00 dólares .
Se existirem tipos diferentes de objetos dentro de seu pacote clique em adicionar e repita os mesmos passos , a diferença é que vai aparecer item 2 abaixo do item 1 ,isto é usado por exemplo se você comprou uma camisa e um DVD , neste caso você precisa informar os dois itens  em linhas diferentes fato que não ocorreria se fossem duas camisas .

Passo 4-escolha o tipo de mercadoria para alfândega
Escolha entre as opções Gift ou merchandise ,
Gift é  mercadoria para presente, se vc marcar esta opção e a mercadoria estiver abaixo de 50 dólares você poderá não ser taxado(isso não é garantido depende da intepretação da alfândega).
Merchandise em teoria qualquer encomenda marcada como merchandise deveria ser tarifada mas devido ao volume de pacotes a serem fiscalizados as vezes não ocorre taxação.
Passo 5 Você deve marcar se seu pacote existem baterias de lítio(caso vc envie eletrônicos como celulares ou tablets)

Passo 6- Feito isto clique em gravar e está pronto, aparecerá a tela abaixo e então clique em close window

declaração shipito 4 1024x640 Declaração alfandegária

 

Comments

  1. Janelson Oliveira says

    Olá Fabricio, tudo bem? Ótimo site, esta me ajudando muito, só acho que você poderia escurecer um poucos as letras pois os textos são grandes e o fundo é branco, isso cansa a vista e as vezes embaraça os olhos, mais anyway hoje fiz a minha primeira compra usando o Shipito, estou esperando a mercadoria chegar no armazém, quando eu for preencher essa declaração onde que é que eu declaro o valor do frete? tipo por esse tutorial só mostra como declarar o valor das mercadorias, mais e o frete? sou eu quem declara isso ou é o próprio Shipito? Abraço.

      • Janelson Oliveira says

        Obrigado por responder, e nas descrições eu tenho que colocar exatamente o nome do produto da loja ou posso colocar descrições básicas? ( são 3 peças de roupas ) e no caso eu estava falando do valor do frete do shipito para cá não do frete da loja em si. Abraço.

        • says

          Descrições genéricas são o ideal , e eu tinha entendido que você estava falando do frete pro Brasil mesmo, o certo é declarar esse frete nas opções USPS e airmail e no casos das de courier marcar a opção de exibir esse custo , mas como eu disse a maioria desconsidera.

  2. David says

    Olá, gosto muito do seu site, e gostaria de saber uma coisa, tenho uma ME e gostaria de trazer produtos ate 500,00 dólares tenho que fazer registro no radar.

  3. Tiago says

    Ola Fabricio, graças a você comecei a usar muito o shipito e digo que sei usar bem o site por sua causa, obrigado por tudo.
    Agora vamos as dúvidas, pois elas nunca cessam.
    Pelo que andei vendo em varios comentarios, tem algumas pessoas que estão tendo que mostrar comprovantes de pagamentos e “order details” para a receita quando usam frete courrier e a receita desconfia do valor declarado.
    Perguntas:
    1- Chega um pacote no shipito (veio do ebay), que são jogos antigos e que não tem nenhum invoice com valores e que pela teoria não tem valor fixo no Brasil, estou declarando um valor X, sempre pedindo pelo airmail economy e nunca deu problema (ser taxado por valor diferente ao informado). Mas se eu quiser usar o DHL, o DHL vai acatar a minha declaração de alfandega que eu fizer no shipito certo?
    2- O pagamento do imposto de importação pelo DHL, eu pago em que momento? Antes do envio ou depois do envio?
    3- E se o frete por DHL a principio vem direto para a minha residencia, em que momento a receita poderia interferir e contestar o valor declarado?

    • says

      1-Depende , se você não fizer declarações fantasiosas eles aceitam.
      2-Na hora da entrega
      3- A encomenda não vem direto pra sua casa , ela passa pela alfândega antes , mas o processo é mais rápido.

      Eu uso DHL bastante atualmente e não estou tendo problemas , muita gente que está tendo problema está subfaturando. Eu falo aqui que não recomendo subfaturar e muito menos por DHL por causa das multas que geralmente são cobradas nesses casos .

  4. Paula says

    Boa Noite Fabricio!!!
    Eu comprei 4 produtos nos EUA de maquiagem (pequenos)e resolvi usar o Shipito(AirMAil) pq a empresa nao entrega aqui no Brasil. Comprei pra uso pessoal.O valor da compra deu uns 80$ e declarei uns 54$. Até aí tudo bem, já sabia que ia ser taxada. O problema foi quando cheguei na agencia para retirar o produto, eles disseram que só poderiam entregar se eu apresentasse um comprovante de residencia (Pra que?) e o extrato da minha compra. Eu já importei muita coisa, mas nunca aconteceu isso. Primeiro pq sao produtos de maquiagens e sao pequenos, agora, porque estao exigindo o extrato?? Nunca ví isso.O que é indicado fazer nesse caso??Minha encomenda volta para o Shipito se eu nao pagar o imposto? agora a receita esta exigindo extrato de todas as mercadorias taxadas?? ou foi azar meu de quem me atendeu nos correios?? =/

    • says

      Isso não foi uma exigência do pessoal da Receita ? Nunca vi os Correios pedirem esses documentos , isso tá com cara de ser coisa da Receita , se for um novo padrão deles ai é fogo, pois vai ter muita gente com problemas pra receber as compras . eu tentaria verificar melhor essa informação nos correios ,pois ainda não vi nenhum relato em nenhum site ou de outro leitor aqui do site com uma situação parecida com a sua

  5. Saulo lucas de souza says

    Olá Fabricio, tenho uma duvida comprei uma mercadoria nos EUA o valor da mercadoria foi acima de 1000,00 dolares , pedi para enviar por transportadora já incluindo serviço alfandegário , gostaria de saber se mesmo assim posso ser taxado?

    • says

      Pode ocorrer uma mudança no valor dos impostos se quem enviou subfaturou , fora isso se já está pago não muda nada no imposto que você já pagou, mas algumas vezes quem envia não paga as taxas administrativas das empresas de courier e ai você pode ter que pagar uns 50 reais dessa taxa.

  6. Maui says

    E entre os fretes estava esse, mas eu nunca vi ele nas publicações.
    Local Pickup (n/a)
    Postagem: $0 ($0.00 without bank fees)
    o seguro não está disponível
    O rastreamento não está disponível

    O que seria esse Local Pickup?

  7. Maui says

    Mandei as medidas erradas, essas são as certas.1.75 lbs (0.79 kg)
    19″×18″×4″ (49×45×11 cm)

  8. Dony Viana says

    Fabricio,

    Primeiramente Parabens pelo site e o detalhismo/paciencia a qual responde as perguntas.

    Sempre leio seus posts e revolvi comecar a importar no EBAY/Aliexpress e pedir ajudar quando realmente fosse necessario.

    Minhas duvidas (02 perguntas):

    1) Comprei um lustre no Aliexpress(primeira compra) e devido a urgencia usei FEDEX(Ciente de todos impostos/encargos).

    O problema foi que mesmo sem pedir ao vendedor ele declarou um valor bem menor do produto(U$$ 79,00) e o valor real com frete foi U$$ 356,00, com isso a Receita solicitou comprovantes de cartao de credito e prints da tela do meu pedido(Orders) para analise e fui taxado com multa sobre a diferenca.

    Escrevi uma carta e digitalizei explicando o erro mas sem perdao, me taxaram e levei o prejuizo de R$ 513,00(Multa) e o vendedor se recusou a devolver o valor ou dar desconto em outros produtos).

    Voce recomeda alguma açao/procedimento neste caso quando FEDEX? ou realmente temos que pagar e arcar com a burrice do vendedor chines?

    ——————————————————

    2) Comprei um segundo lustre(teto) no Aliexpress e redirecionei via FEDEX IE para a Shipito devido o valor do frete ser menor e nao constar na declaracao alfandengaria(USPS Priority Mail).

    Estou querendo declarar vaLor menor(Ciente de crime descaminho), neste caso usando USPS ha riscos de ser solicitado os comprovantes , lembrando que nao pretendo abaixar muito o valor, algo em torno de U$$ 20,00.

    • says

      1- Os chineses adoram fazer isso de subfaturar sem que a gente tenha solicitado e ai às vezes pegam um pra Cristo,foi seu caso.Vc poderia abrir uma disputa no Ali é a única coisa possível, conta Fedex não existe nada a fazer eles simplesmente cumprem aquilo que os auditores determinam no caso a multa.
      2- não cometa o mesmo erro novamente ,esse tipo de mercadoria chama muita atenção e pode acontecer a mesma coisa de novo.

  9. Kaio says

    Boa noite,

    Fabrício, uma dúvida. Ao enviar via Transportadora (DHL / Fedex) existem algum problema em desabilitar a opção: ” Exibir os Custos de Envio na Declaração Alfandegária: SIM change ”

    ?

    Lá diz que depende do País

  10. Roniel Thalles says

    Olá Fabrício! Se um pacote for para a fiscalização aduaneira ele é taxada? Ou todos os pacotes passam por lá?

  11. Maui says

    Fabrício, fiz minha primeira compra na Forever21 e deu um total de 55 dólares. Estou preocupada em relação a alfândega e também pela escolha do frete, queria sua ajuda quanto a isso pois quero receber minha compra em menos de 60 dias e realmente não posso ser taxada.

  12. Inimar says

    No caso de uma compra em que a loja envia diretamente para o Brasil, a nota fiscal emitida pela loja equivale à declaração alfandegaria. Já li aqui no seu blog sobre a DSI, mas não sei se a mesma é uma obrigatoriedade para toda e qualquer compra realizada em site estrangeiro. Obrigado!

    • says

      A declaração alfandegária é diferente da nota , a declaração que vão usar para tributar seu pacote vai colada do lado de fora da caixa , no caso de DSI só acima de 500 para pessoas físicas.

  13. Roniel Thalles says

    Olá,fiz duas compras nos EUA e todas elas foram enviadas pela shipito. Utilizei o Armail priority nos dois pedidos;os pacotes saíram no dia 16 e o outro no dia 17 de abril,um com 3.3 e o outro com 2.5 libras. Chegaram pra mim ( Em goiânia) Dia 05/06 e o outro dia 09/06…taxado nos dois e muito bem taxado :( . Espero ter contribuído com a informação!

  14. Inimar says

    Olá Fabrício! Muito informativo, legal seu site! Devo incluir na declaração alfandegaria do shipito o valor da mercadoria +taxes+frete1(loja)+ frete2(shipito)?. Por exemplo, comprei 2 camisas por 25.00. Paguei 2.00(taxes) e mais 7.00 de frete que foi enviado da loja para o shipito. Como ficará na declaração?

  15. Anderson de Queiroz says

    Olá Fabrício blz?

    Eu e minha noiva estamos começando a achar que o Shipito não esta sendo tão vantajoso para nós.
    Por exemplo, compramos 50 saleiros em formato de passarinhos feitos de louça, coisa bem pequena e leve, 3 kg.

    Não pagamos frete para os EUA ai chegando no Shipito o frete mais barato custa U$ 66,00 dólares os produtos deram 7 lbs (3 kg).

    Você considera isso normal?

    Até onde vale a pena usar o Shipito para importar coisas pequenas da China para os EUA ao invés de mandar direto para o Brasil???

    • says

      Usar Shipito com lojas da China tem que ser bem avaliado, o Shipito neste caso é bom para revendedores que vão usar o Shipito para consolidar vários pacotes e enviar em um único frete otimizado.
      Em mercadorias de baixo valor nas quais você não pretenda consolidar com outras mercadorias , não valeria a pena fazer essa triangulação, seria mais barato enviar direto.
      O frete não está caro para o padrão americano , mas se você comparar com o custo chinês sim .

  16. Rezende says

    Gostaria de saber se o Shipito faria a declaração Alfandegária à mão em um pedido especial. Assim como os dados do remetente e destinatário. Obrigado.

        • says

          Eles colocam o seu e o deles como remetente , é o padrão dos envios por USPS e airmail , mas como vai o deles junto não adianta muito, na prática os pacotes abaixo de 50 geralmente não são tributados. Eu acredito que eles não possam retirar o nome deles por questões legais .

  17. Fernanda says

    Plá Fabrício. Poderia me ajudar?
    Fiz minha primeira compra e vou utilizar o Shipito.
    Um pedido pequeno, roupinhas de bebê. . US$30, 5 peças.
    A loja me informou o envio do pedido e me mandou 2 números de rastreamento.. Corri no site do shipito e tive que fazer o upgrade da minha conta para cx virtual, do contrário não aceitariam 2 pacotes por vez correto?
    Agora o problema real no momento..
    Fui no site do shipito para incluir os códigos de rastreamento esperados. O site então me pediu na hora p/ preencher a declaração alfandegária. E??? me perdi… Não preenchi, pois não sei quantas peças estão seguindo em cada caixa..
    E agora? terei que pagar para o shipito abrir as caixas só p/ eu saber o que tem em cada e preencher a declaração correta?

    • says

      Na loja deve aparecer na descrição das ordens o conteúdo de cada caixa , entre no site da loja e veja em orders qual o conteúdo de cada caixa.

  18. Vitor says

    Eu estou querendo mandar um Drone usado e danificado para o Brasil. Estou querendo anunciar na Amazon, mas usar o Shipito para mandar entregar lá no Brasil. Como o produto está danificado, quero vendê-lo a U$40,00, apesar dele ter custado mais. Eu posso mandar esse produto como gift? Se não, há alternativa?

    Obrigado, desde já.

    • says

      Pode , mas não sei se o pessoal da Receita vai concordar com esse valor , isso pode dar alguma complicação com a Receita determinando outro valor.

  19. Luiz Henrique Tironi says

    Olá fabrício!

    Eu estou consolidando 12 produtos em uma caixa só, e a declaração alfandegária deu 277,43 dólares. eu declarei no valor original, será que vai tributar muito? ou tá fora do limite? Me ajuda!

  20. Antonio de Paulo says

    Olá, primeiramente, parabéns pelo post. Mais ainda tenho uma dúvida. Quero comprar uns CDs na Amazon, porém, nem tudo é enviado ao Brasil, certamente irei usar o Shipito.

    Como a compra e no Amazon, eu ainda corro risco de ser taxado ao chegar no Brasil, usando o Shipito? Obrigado :)

  21. Anderson de Queiroz says

    Olá Fabricio tudo bem amigo?

    Olha, os meus pacotes e estão na central do Shipito e eu pretendo fazer a consolidação de pacotes pois são muitas coisas pequenas e quero coloca-las todas em uma única caixa.

    A minha dúvida é a seguinte:

    Toda vez que eu foi despachar a minha caixa para o Brasil eu preciso preencher a (Declaração Alfandegária) ???

    Tenho que declarar na Declaração Alfandegária cada um dos itens que estão dentro da minha caixa ou não precisa?

    Desde já agradeço a sua resposta e paciência amigo.
    Seu site tem melhorado muito a minha vida de consumidor…Heheheh!
    Parabéns! :)

  22. Andressa says

    Bom dia,

    Fiz minha conta, meu pacote já está no armazém mas eles estão pedindo que eu verifique minha conta para que o mesmo seja enviado, mas há um problema, o comprovante de residência está no nome da minha mãe, não no meu! Já as contas Paypal e Shipito, estão em meu nome.

    Eles aceitaram o comprovante assim ou terei que fazer algo, como mudar as contas para o nome da minha mãe?

    • says

      Envie as contas de sua mãe e coloque uma observação de que ela é sua mãe e vc mora com ela , seria interessante vc enviar a cópia da fatura do cartão.

  23. Bruno says

    Olá Fabrício!

    Eu verifiquei pelo Package Tracking que uma mercadoria minha chegou a alfandega brasileira no dia 14/05 e até agora não consta nenhuma movimentação da mesma. Meu método de envio foi o Airmail Economy. Até quanto tempo pode ser considerado normal para permanecer na alfândega. Pois tenho uma encomenda que chegou no mesmo dia a alfândega e já foi liberada.

    Desde já agradeço a atenção!

    • says

      Tente usar o rastreamento dos nossos Correios,ele geralmente é mais preciso.Pegue o código da USPS que aparece dentro do ppx track e tente rastrear nos nossos Correios.Essa demora ainda está dentro do aceitável.

  24. Milton says

    Amigo, comprei uma cinta cardíaca, na declaração alfandegária tem necessidade de declarar que tem tem bateria de litium ? Ou não tem necessidade. Muito obrigado

  25. Matheus Silva says

    Fabrício, caso o produto venha a ser taxado, eu terei de pagar 60% do valor declarado ou 60% do valor declarado + frete pago para o Shipito?

      • Kaio says

        Fabricio,

        Esse teu comentário eu não entendi. Porque somente seria tributado o valor da mercadora se no envelope de envio vai o valor do frete da Shipito também?. Pelo menos o meu está assim.

        Fiz uma compra de 20 dólares e mandei via airmail, no total deu 38 dólares.

          • Kaio says

            Fabricio,

            To esperando ainda. Assim que chegar eu dou um feedback. Aliás, é uma coisa que gostaria de ver; mais pessoas dando feedback de como chega o pacote.

            No meu caso, é a primeira vez que uso o shipito, e como desconfio de tudo, fiz uma compra bem baratinha para ver se eles realmente são idôneos.

            • says

              As pessoas muitas vezes vem aqui e reclamam da demora do airmail e ai quando recebem não comentam mais , o feedback é muito importante para outras pessoas falarem como aconteceu com elas, uma coisa que ocorre com Shipito e com outros sites é a demora , que geralmente e causada pela nossa alfândega , mas isso não é culpa deles muita gente acaba considerando a experiência como negativa por causa de atrasos . Atrasos em compras no exterior sempre vão ocorrer se a gente não estiver usando courier.

              • Kaio says

                Fabrício,

                Conforme prometido voltei. Acabei de receber minha encomenda.

                Postado no dia 18 de Junho e chegou hoje 16 de Julho.

                Realmente, NÃO há informações sobre o valor do FRETE na modalidade “Air Mail’. Apenas o Valor do Produto.

                No entanto fui taxado. PQP. Primeira compra e já me lasquei. Paguei 31 reais + 12 reais da taxa dos correios. O erro foi meu, botei marca e tudo mais na declaração. Mesmo assim, saiu mais barato.

                Fiz um teste, pedi o formulário dos correios para revisão de tributação, e como muita gente disse, os próprios funcionários dos correios já fazem corpo mole. Falando que vai demorar demais, e que se não voltar em 30 dias vai pagar taxa disso ou taxa daquilo.

                Como comprei de empresa, paguei mesmo e com gosto.

                OBS: editei a parte política do comentário, pois vou ficar totalmente neutro nessas eleições. Meu blog tenta ser apolítico .

            • Anderson de Queiroz says

              Eu também fiz uma compra pequena pois é a 1º vezes e pedi por Air Mail só pra ver no que vai dar :)

  26. Matheus says

    Fabricio, caso o produto venha a ser taxado, o valor que será utilizado pela alfandega para calcular o imposto será somente o do valor declarado? Ou será utilizado o valor declarado + frete do Shipito?

    Por exemplo: Eu comprei um componente para PC de 203USD e frete saiu por 60USD. Eu teria de pagar os 60% somente do componente? Ou os 60% do componente + frete?

  27. Vicente says

    Olá, fiz a compra de 10 camisas e uma calça, dividi em 2 pacotes um com 4 camisas e 1 calça e outro com 6 camisas, gostaria de saber se eu declarar os valores reais somados ao frete seria superior a $50 então seria viável declarar o preço menor dos itens para não passar os $50 ou o valor poderia ser declarado como grátis ou se isso já acontece automático por parte do shipito? Obrigado

    • says

      A única coisa que dá pra responder nesse caso é que o valor do frete não é informado. O resto são decisões pessoais e cada um faz aquilo que acha o correto, eu particularmente não recomendo subfaturar.

      • Vicente says

        No caso se o frete não é informado, então vou declarar no valor normal, por que não passa de $50 ai caso necessite de revisão poderei mostrar a nota original e falar que o frete foi grátis, correto? Obrigado

  28. says

    Se vc enviar direto do Amazon para o Brasil já com impostos e frete pagos daria 1789 dólares ,basta pegar esse valor e multiplicar pela cotação do dólar do dia.Se vicê enviar por redirecionador pode sair mais barato.

    • Roniel Thalles says

      Foi um valor alto…abusivo não ; E agora ainda cobram 12 reais alem da taxa.Poise,mas para recorre é so de remetente físico,não? No caso da shipito não tem possibilidade. Tem? Esqueci de dizer,os pacotes chegaram em perfeito estado! Só demoraram um pouco,mas bom estado…

      • says

        Você pode recorrer caso o valor de cálculo do tributo tenha sido mudado, e você tenha como provar o valor que pagou, isso independe de ser envio PF ou PJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *