Cotação do Dólar hoje

Quanto está o dólar

Muita gente está reclamando do Dólar, mas você já parou para fazer uma analise fria desta situação? Você sabe a cotação do Dólar hoje, a cotação real?

O CompraNoExterior e escrito por alguém que gosta de analisar os gráficos e pensar diferente, antes de mais nada gostaria de deixar claro que não estou falando que o Dólar está barato, e sim contextualizando a situação atual com a de outras épocas.

O ponto a ser analisado é o efeito da inflação sobre a cotação do Dólar, vamos considerar que 1 Real hoje não vale o mesmo que valia no começo do Plano Real, isso se deve a inflação do período, então não podemos desprezar o fator inflação no Brasil nesta avaliação.

Se formos apenas considerar o último ano, e se desconsiderarmos a inflação nos Estados Unidos como forma de simplificar o entendimento, podemos afirmar que o Real hoje vale 10% menos que há um ano, e que isso deve se refletir na cotação, pois o Real se desvalorizou em relação ao Dólar, e além disso, a inflação levou outros 10 % da cotação.

Se você foi agraciado com a recomposição dessas perdas de 10% no seu salário, e teve seu poder de compra mantido, não existiria um grande problema nesta perda de 10% do valor do Real.

dolar

Se você não está ainda entendendo onde eu quero chegar, eu quero dizer que caso a cotação do Dólar esteja hoje em 4 Reais, na verdade esse valor equivale a 3,60 de um ano atrás, a diferença de 40 centavos é a perda inflacionária de 10% do período dos 12 últimos meses.

Vamos então a um outro período onde ocorreu disparada do Dólar, se pegarmos a cotação média do Dólar em outubro de 2002 quando ocorreram os picos anteriores, ela estava em 3,80 Reais por dólar. Se fizermos a correção inflacionária deste valor para o valor equivalente a data de hoje, teríamos um valor 132,50% maior devido a inflação acumulada no período.

Com esse valor de inflação de 132,50%  poderíamos corrigir a cotação daquela época para a data atual, levando o Dólar de 2002 a um valor de 8,83 equivalentes ao valor do Real de hoje, interessante não é?

Não é interessante que com um pouco de matemática básica as coisas podem mudar drasticamente de figura?

Uma cotação de 3,80 de 13 anos atrás fica muito superior a cotação atual, que está um pouco abaixo de 4 Reais por Dólar, tudo isso graças a inflação do período.

Mas vamos um pouco mais longe, no começo do plano Real a cotação era de cerca de 1 Real por Dólar, e a inflação acumulada nestes quase 21 anos foi de 386 % segundo IPCA, isso faz com que  1 Real de 1994 valha hoje cerca de 4,86 Reais já corrigida a inflação do período.

dolar

O calculo da imagem acima pode ser realizado no link:

www.calculador.com.br/calculo/correcao-valor-por-indice

Ou seja, a cotação atual do Dólar comparada com a cotação corrigida pela inflação do começo do Plano Real está até menor que a do início do Plano Real, ou seja em valores nominais  a cotação hoje é maior, mas em valores reais corrigidos pela inflação não é, isso nós leva a conclusão de que a cotação atual é menor que a de 1994. Considerar a inflação nos cálculos é um divisor de águas na hora de avaliar o Dólar.

Este é um conceito diferente do apresentado na maioria dos sites, mas não é difícil de entender, se por exemplo você ganhava 1000 Reais em 1994 esse valor seria equivalente hoje a cerca de 4860 Reais, se a cotação do Dólar não levar em consideração a inflação, você teria algumas situações inusitadas, como pessoas ganhando mais em Dólar hoje que há 21 anos.

Imagine que o Dólar ainda estivesse 1 pra 1, no caso deste trabalhador que ganhava 1000 Reais e teve os rendimentos corrigidos pela inflação para 4860 Reais, teríamos este trabalhador ganhando 4860 Dólares, isso ocorreria caso a  cotação do Dólar ainda estivesse em 1 para 1 .

Isso seria bizarro, pois a inflação nos Estados Unidos nem de longe chegou perto disso, em resumo a inflação deve ter um efeito direto sobre a cotação, e ao longo dos anos o mercado não precificou esse comportamento.

Em muitos momentos a cotação chegou a cair forte e  ficar perto de 1,5, quando já tínhamos uma boa inflação acumulada ao longo dos anos.

Logicamente a cotação depende de outros fatores, mas a inflação deve ser levada em conta, caso contrário teríamos uma situação de inviabilidade de nossas exportações, então o ponto chave deste artigo é que :a inflação deve ser sempre considerada e analisada, desse prisma as coisas não são muito diferentes ao longo do tempo.

Para finalizar e gostaria de dizer o seguinte: caso não concordem comentem, caso concordem também comentem. E não deixem de curtir nossos artigos no Face, isso ajuda nosso site a continuar em operação.

Atenção 

Se você gostou deste artigo por favor compartilhe clicando no ícone de uma das redes sociais abaixo.

Muitos pedem dinheiro e vendem cursos, aqui no CompraNoExterior eu não vou te pedir dinheiro, mas vou te pedir um clique em uma das redes sociais abaixo, você não vai gastar mais que 3 segundos, obrigado.