Consolidações de pacotes 

ebook como importar

 

Hoje vamos falar sobre como muitas vezes podemos estar fazendo coisas automaticamente sem analisar as outras opções existentes. Muitos dos leitores do CompraNoExterior chegam aqui para conseguir recomendações de como dividir suas caixas com objetivo de reduzir a possibilidade de ser taxado, ok ser taxado não é bom, mas até que ponto devemos fazer tentativas de não sermos taxados,  e será que estamos fazendo a opção correta?

Muita gente não considera entre suas opções de envio o uso de pacotes consolidados, e eles são uma opção que está disponível para todos que usam redirecionadores de encomendas, e qual seria o motivo de não estarmos usando mais essas opções?

Isto tudo para mim soa muito como uma questão psicológica, as pessoas aceitam pagar valores mais altos de frete, mas quando tem que pagar impostos na hora de receber a mercadoria a coisa muda de figura , nestes casos temos a impressão  de que a importação não foi boa.

Para mim o importante é o valor final da compra, não me importa muito onde ocorreu a economia. Lembre-se de que a economia no frete e no valor da mercadoria são as únicas 100% garantidas, economia em tentar não ser taxado é questão de sorte, e como tudo que depende da sorte um dia acaba.

O mundo está em constante mudança e as pessoas também,  precisamos avaliar novas formas de fazer as coisas de forma mais eficiente, eu me lembro bem da época em que surgiu a injeção eletrônica nos carros, lembro do fato de que muitas pessoas não queriam usar aquela tecnologia, por um simples medo de gastar mais com manutenção, depois de uns 20 anos pergunte se alguém compraria hoje um carro zero com carburador, eu acho que a resposta é que não, a mesma coisa começa a ocorrer também com os carros automáticos que eu acredito que em breve serão a opção preferida dos brasileiros.

Nos envios de pacotes do exterior para o Brasil tivemos também uma grande evolução nos últimos quinze anos, eu diria para vocês que antes somente pessoas com muita informação compravam no exterior. A primeira grande mudança nas compras no exterior para PF ocorreu com o surgimento das duas maiores lojas de comércio eletrônico do mudo, que são o Ebay e o Amazon, essas duas lojas popularizaram as compras pela internet e o mundo depois delas ficou totalmente diferente, mas outra grande mudança também ocorreu nos últimos anos com o crescimento de duas empresas que mudaram a cara do comércio exterior que foram Shipito e Myus.

As duas grandes mudanças popularizadas por essas duas empresas, e que ainda estão em curso, são a possibilidade de comprar em qualquer loja americana, e a de poder consolidar pacotes e economizar no frete. É justamente desta mudança que pretendo falar hoje.

Como falou um lider Chinês “NÃO IMPORTA A COR DO GATO, DESDE QUE ELE CACE O RATO” as consolidações de pacotes em redirecionadores de encomendas funcionam da mesma forma, não importa de onde vem à economia na sua compra no exterior, o importante é economizar.

Essa economia pode vir de um envio mais barato, ou de uma não tributação. No final o resultado de ambas as formas pode ser muito parecido. Eu penso que muitas vezes temos a impressão de estarmos gastando mais quando pagamos impostos, mas nem sempre essa diferença é tão grande, e em alguns casos pode ser que consolidando você gaste menos.

Os Europeus com os quais eu tenho contato não pensam em outra forma de envio que não seja usando consolidações, pode ser que não estejamos visualizando essa mudança em curso, e que não estejamos aproveitando essa nova forma de envio para economizar nas importações, mas ela chegou pra ficar.

Comprar no exterior tem muitas nuances e é preciso saber avaliar onde usar cada método e onde não usar. Eu quero dizer aqui que tudo precisa ser bem dosado para não dar problemas, as consolidações combinam muito com fretes como USPS Priority e fretes via courier, mas não combinam nem um pouco frete do tipo airmail. É preciso também tomar cuidado com pacotes extremamente exagerados, pois eles podem configurar comércio nas avaliações dos auditores e acabarem causando problemas.

Consolidações de pacotes

EXEMPLO DE UMA CONSOLIDAÇÃO DE PACOTES

Quais os benefícios da consolidação de pacotes?

Devido ao custo de manuseio associado aos Serviços Expressos e também nos postais (que inclui coleta por parte da transportadora, desembaraço aduaneiro e entrega pela transportadora), a primeira libra (+/-meio quilo) normalmente é  mais cara que as posteriores em remessas internacionais.

Muita gente acaba não analisando esse detalhe, mas quando os pacotes são enviados separadamente, em cada pacote será cobrado uma tarifa mínima pela primeira libra (cerca de meio quilo).

No exemplo abaixo, 5 pacotes são enviados separadamente para o mesmo endereço no Brasil por USPS Priority. Cada um pesa 1 libra. Iremos considerar a modalidade USPS Priority por ser a mais popular.

Pacote 1 = $38,25 1 libra
Pacote 2 = $38,25 1 libra
Pacote 3 = $38,25 1 libra
Pacote 4 = $38,25 1 libra
Pacote 5 = $38,25 1 libra
Custo total 191,25 $5 libras

Como alternativa, quando as remessas são consolidadas, e as mercadorias são colocadas em apenas uma caixa. O valor da primeira libra que é cara, é cobrada em apenas um pacote, e as outras libras ficam baratas reduzindo drasticamente o custo de envio.

Quando os mesmos 5 pacotes, são enviados como um pacote consolidado o resultado é impressionante, veja abaixo o custo do pacote consolidado:

Pacote consolidado = Custo total $ 50,85 por 5 libras

Enviado separadamente $191,25

Consolidado $50,85

Economia gerada com o envio em 1 pacote consolidado

191,25-50,85 = $140,40

Observe o quanto é vantajoso consolidar um pacote e enviar por USPS Priority, com esse valor economizado de 140,40 dólares você poderia pagar os impostos de um pacote de 140/0,6= 234 dólares , você ainda não está considerando a possibilidade de usar consolidações em seus envios?

Como foi dito anteriormente podemos chegar a resultados muito parecidos usando técnicas para diminuir os riscos de tributação,mas no final o mais importante é gastar menos e com as consolidações é justamente isto que estamos fazendo.