Como escolher o nicho correto?

Como escolher o nicho correto é sem dúvida uma das perguntas que mais aparecem aqui no CompraNoExterior, definir bem qual será seu nicho pode ser a diferença entre se tornar um importador de sucesso e um importador que não deu certo.

A escolha de um nicho deve envolver várias etapas , desde o estudo da segmentação até a observação de quais áreas você tem capacidade de atuar de forma eficiente, afinal de contas não basta apenas existir o nicho é preciso que você tenha condições de atender aquele nicho de forma eficiente.

De nada vai adiantar existir o nicho de aulas de canto em sua região se você não sabe nem cantar Parabéns pra você, então na hora de escolher seu nicho é preciso se fazer duas perguntas básicas:

1- Eu entendo do nicho que pretendo trabalhar, ou ainda, eu mesmo não entendendo tenho capacidade  aprender tudo sobre esse nicho, e  atuar de forma eficiente.

No caso de ter que se desenvolver nas necessidades de seu nicho, é preciso analisar quanto tempo você precisará para se tonar um especialista naquela área.

2-Faça as seguintes perguntas para você mesmo: Eu tenho motivação para atuar nesse nicho? Este nicho me preenche como profissional?

Pode parecer para muitos algo menor, mas trabalhar com algo que você não gosta vai te trazer desmotivação, e isso vai se refletir em tudo relacionado ao seu negócio.


Planeje antes  

Um dos pontos mais importantes em qualquer negócio é o planejamento, não tente entrar em um ônibus em movimento, observe que nos casos de sucesso, geralmente temos pessoas que mesmo na simplicidade do começo fizeram avaliações e planejaram seus negócios antes do lançamento.

Saber planejar seu negócio inclui vários pontos, desde saber para quem e quais produtos pretende vender, até as questões contábeis e financeiras de sua empresa, seja ela formal ou informal.

Quem não se planeja e visualiza antecipadamente todas as questões importantes de seu negócio, está condenado ao fracasso, este é um dos motivos de tantas empresas quebrarem em um curto espaço de tempo.

Se não sabemos nada sobre nossa jornada antes de darmos o primeiro passo, dificilmente chegaremos em nosso destino, se estudarmos o percurso antes, podemos errar uma parte do caminho, mas a chance de chegarmos no destino ficam muito maiores.


Definição de nicho

Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes.

A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa).

A definição acima foi retirada da Wikipédia e diz muito para quem procura uma área para atuar, mais especificamente um nicho de mercado, então o grande segredo seria encontrar um produto pouco explorado com bom potencial de vendas, e que não desperte o interesse dos grandes players.


Como encontrar seu nicho de mercado

Tudo começa com a observação, observar e analisar as necessidades das pessoas. É importante saber onde elas não são atendidas de forma adequada, esta é a forma mais eficiente de se encontrar um nicho. Tente se colocar no lugar dos outros pensando nas coisas que seriam interessantes para aqueles consumidores .

Vou dar um exemplo concreto, que ocorreu comigo recentemente, meu carro sofreu uma batida recentemente e acabei ficando sem carro.

Eu viajo muito para o Rio, e quase sempre viajo no meu carro, como estava sem carro teria que viajar com carro alugado, mas todos sabem que a maioria das locadoras cobra o retorno para cidade de origem, cerca de 1,2 por KM rodado. Foi então que fiquei sabendo que a Unidas tinha uma promoção na qual a pessoa poderia pegar o carro em várias capitais do sudeste e de outras regiões, e entregar em outras cidades sem pagar esse deslocamento.

Era isso que eu precisava, esse era um tipo de nicho na área de aluguel de carros, a pessoa que deseja pegar o carro em Belo Horizonte e entregar no Rio, pagando apenas pelo aluguel sem a taxa de retorno, acabei virando cliente da Unidas, infelizmente a promoção foi reduzida agora para Rio, Campos e Vitória se eu não estiver enganado.

Então tudo leva a crer que o pessoal da Unidas, que pelo que notei sempre pede sugestões na hora da entrega do veículo, deve ter levado em conta as sugestões de seus clientes, e criaram esse diferencial, que fez de mim um cliente também da Unidas.


Como encontrar os melhores nichos de mercado

Escolher um nicho de mercado correto não é muito diferente de escolher um tema para um blog, um blog sobre saúde ou sobre compras pode ter um potencial de leitores maior que um blog sobre poesia, mas o blog sobre poesias pode ter um público fiel e que está muito mais disposto a consumir.

Na hora de escolher um nicho para revender ocorre a mesma coisa, existem produtos que naturalmente tem uma maior procura, e consequentemente uma maior concorrência, e produtos de menor demanda e menor concorrência.

Produtos de alta demanda vão ter muitos consumidores em potencial, mas também muitos concorrentes disputando esses consumidores, já produtos de menor demanda terão menos clientes em potencial, e uma menor concorrência.

Em qualquer dessas situações é possível revender, mas quando encontramos um nicho pouco explorado podemos nadar de braçadas sem concorrência, eu falo sobre isso em nosso artigo sobre cauda longa nas importações, o artigo está no link compranoexterior.com.br/cauda-longa-nas-importacoes.


Qual o melhor nicho de mercado?

Para encontrarmos um bom nicho  de mercado é necessário sabermos quais necessidades não estão sendo supridas ou estão sendo pouco exploradas em mercados maiores, é preciso saber se as pessoas estariam dispostas a comprar um produto ou serviço que resolva aquela necessidade.

Os nichos podem ser originados pela necessidade de alguém que resolve solucionar um problema próprio, e acaba criando uma solução que pode atender várias pessoas .

Eu diria que para encontrarmos um bom nicho devemos estar atentos a vários fatores envolvidos, desde a região onde você pretende vender até seu público alvo, vamos falar um pouco sobre segmentação:

A parte do texto abaixo foi retirada em parte da Wikpédia do link

pt.wikipedia.org/wiki/Segmentade_mercado

A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogêneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.

Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.

Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos e percepções semelhantes sobre um rol de marketing, composto para um determinado produto.


O processo de segmentação comporta 4 etapas:

Geográfica

Localização do público alvo em um país, estado, cidade, região, microrregião, densidade, etc., onde o mercado é dividido em unidades territoriais, como cidades, conselhos, regiões, bairros, etc.

Esta é uma forma muito comum de trabalhar: as grandes empresas que têm forças de vendas, normalmente distribuem regiões específicas a cada um dos vendedores, independentemente de combinarem este critério com outro.

Ainda em termos geográficos, é possível fazer segmentação por zonas climáticas, proximidade ou afastamento do mar, tipo de relevo, e também analisa se a vida de pessoa é boa.

Demográfica

Envolve dividir o mercado com base em características da população. Este critério segmenta os consumidores de acordo com variáveis como idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação, etc.

O exemplo das fraldas descartáveis é interessante, pois coloca em evidência a criação de oportunidades de negócio através da segmentação. Encontramos atualmente no mercado fraldas para menino ou menina (critério gênero), para diferentes fases de crescimento (critério idade) e para diferentes preços (critério rendimento).

Psicográfica

Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude, etc.

classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais, etc.

estilo de vida tem a ver com o modo distintivo e característico de fazer as suas escolhas. Os fabricantes de automóveis preocupam-se já com este tipo de segmentação e procuram ter na sua carteira de produtos, quer modelos que privilegiam a segurança e o conforto, quer modelos para quem gosta da vida esportiva e de ar livre, nos quais o conforto e a segurança são vistos de forma completamente diferente, quer ainda os modelos que permitem elevadas performances para os amantes das velocidades.

Quanto à personalidade, existem diferenças substanciais entre os consumidores, por exemplo, no que diz respeito às inovações:

Os mais conservadores mostram-se relutantes em aceitar produtos inovadores, enquanto outros são mais receptivos a tudo o que seja inovador.

Reconhecendo este fato, muitas empresas quando lançam um produto inovador, dirigem os seus esforços de comunicação para aqueles que apresentam uma predisposição natural para as inovações, procurando seduzir a sua própria natureza inovadora.

Comportamental

Classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto:

  • Ocasião de compra: é muito comum estabelecer-se uma distinção entre as chamadas viagens de trabalho e viagens de lazer, pois o comportamento é obviamente diferente: pois quem viaja em trabalho privilegia nas suas escolhas de, por exemplo, uma companhia aérea que lhe proporcione uma minimização da perda de tempo em viagem, enquanto quem viaja em lazer irá certamente privilegiar o preço, não se preocupando tanto com as eventuais escalas que seja obrigado a fazer.
  • Benefícios procurados: para um mesmo produto as motivações de compra dos consumidores podem apresentar muitas diferenças; por exemplo, na compra de uma pasta de dente, pode haver quem procure o tratamento das gengivas, ou o branqueamento, ou o sabor, ou ainda o preço baixo. Estas diferentes motivações podem dar lugar à criação de produtos especificamente destinados ao grupo que apresenta cada uma destas preocupações e eventualmente, até a combinação de algumas delas.
  • Utilização: O volume ou taxa de utilização pode ser um critério que dê origem à identificação de grupos de clientes específicos; é muito normal, sobretudo nos negócios entre empresas (B2B), que os clientes com maior volume de compra beneficiem de condições especiais. Tornou-se igualmente muito comum o “prémio de fidelidade” para consumidores individuais, incluindo até a emissão de “cartões de fidelidade”, alguns deles personalizados.
  • Atitudes: relativamente a um produto existem sempre atitudes diferentes por parte dos potenciais consumidores; assim, existem aqueles que desconhecem o produto, aqueles que apenas conhecem a sua existência, outros que já estão bem informados mas a quem o produto não interessa e os que estão bem informados e a quem o produto interessa, e ainda aqueles que estão desejosos de o adquirir num futuro próximo. Todas estas atitudes podem dar origem a programas de marketing específicos. E uma extensão das informações, transações, habilidades, facilidade com que as firmas entram e saem do mercado.

Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Segmentade_mercado

Quando filtramos as informações acima podemos tirar algumas conclusões de forma rápida:

Vamos considerar que você tenha acesso a pessoas das classes C e D , com certeza vão haver diferenças entre esse público alvo e pessoas de classes mais abastadas, com certeza você encontrará diferenças nas necessidades e preferências entre esses grupos.

Quero dizer que o público da classe  A quer determinadas marcas e produtos, que podem fazer menos sucesso em áreas de classes C e D.

Então quando vamos vender para classe média e baixa algumas marcas fazem muito sucesso, enquanto que outras marcas não caem no gosto deste público, pode parecer algo meio preconceituoso, mas não é. Isso é simplesmente saber qual produto vende para seu público alvo.

Se você tentar fazer diferente vai perder dinheiro. Seria como tentar vender um CD do MC Guimê para um violinista de uma orquestra sinfônica, esse não é o público alvo do MC Guimê, você precisa saber encontrar o produto certo para seu público alvo.

Não interessa se você vai vender ovo colorido de botequim ou caviar, o importante é vender e lucrar, e é esse o ponto que levanto aqui, não importa se você vai vender para ricos ou pobres, desde que encontre o produto que eles desejam, e as necessidades mudam entre esses grupos.

Então o melhor produto para revender é aquele que é desejado pelo seu público alvo, e que é pouco explorado.


Um nicho pode deixar de ser um nicho?

Imagine que você descubra um nicho de mercado, e que no começo você esteja sem nenhum concorrente, mas que depois de algum tempo, outros empresários percebem que aquele nicho que você resolveu explorar é uma oportunidade, então da noite para o dia algo que era um nicho pode deixar de ser um nicho no conceito, lembra do conceito de ser pouco explorado?

Na verdade várias características que fazem um nicho ser um nicho continuam existindo, mas a parte referente a baixa concorrência pode se modificar com a popularização de seu nicho ao longo do tempo.

Então se por exemplo você resolveu explorar um determinado nicho de mercado, e de repente todos descobriram que seu nicho é a última batata do pacote,  como você deve agir neste caso para evitar que os concorrentes tornem seu nicho menos atrativo?

O segredo é ter um algo a mais que sua concorrência, muitas pessoas aceitam pagar um pouco mais em um produto ou serviço que tenha mais qualidade que outro.

Se por exemplo você trabalhava com capinhas de celular de plástico e couro, você pode oferecer o diferencial de capas trabalhadas com cristais ou pedras, o seu diferencial seria agregar mais valor ao seu produto.

 


Exemplos de nichos

Eu estava observando em uma viagem que fiz ao sul uma rede que vende Churros Gourmet, aquilo me despertou minha atenção, como transformar um produto relativamente barato em algo muito mais caro.

Um churros normal em minha cidade é vendido por cerca de 4 Reais, o churros normal deles custava 8 Reais, e os tipos gourmet eram vendidos por 12 Reais.

E qual o motivo daquele Churros fazer sucesso ali, afinal um churros por 12 Reais é algo que muitos considerariam um absurdo de caro, lembram quando falei da região onde vendemos, e da classe social dos consumidores?

Esses churros eram vendidos em uma parte nobre da cidade de Gramado (na Rua Coberta), até eu comprei um.

Muitos quando chegam em um local tão caro acabam procurando algo relativamente barato para tapear a fome, ou seja o Churros de 8 Reais era até barato se comparado com as opções que existiam ao redor.

Também é verdade que alguns clientes dessa rede de churros querem também a experiência de comer um churros diferenciado, mesmo pagando mais,  então todos esses pontos são um somatório de coisas que levam ao resultado final.

Também em Gramado tive um outro exemplo de nicho sendo atendido de forma exemplar, fui em uma churrascaria chamada Fogo de Chama, uma Churrascaria que ao contrário do Churros da Rua Coberta, não era barata, 105 Reais o rodízio por pessoa, fora as bebidas e os 10%, gastei quase 300 Reais com minha esposa, mas eu posso garantir pra vocês que esses foram os 300 Reais mais bem gastos da minha vida.

Qual era a grande sacada da Chama de Fogo?

Posso falar que era a qualidade ímpar das carnes, não sou um grande especialista em carnes, mas já fui em muitas churrascarias de rodízio top, e nenhuma delas me serviu cortes tão nobres e bem feitos como nessa churrascaria.

Nada de economia nas carnes,  e um atendimento de primeira, ou seja o nicho deles era ser uma Churrascaria fora de série, nada de te encherem de carnes baratas para depois aparecerem as carnes top, eram carnes top do começo ao fim, talvez o melhor churrasco que comi na minha vida, o preço foi relativamente alto, mas muito justo pelo que oferecem.

Mudando novamente de nicho temos o caso da área de redirecionamento de encomendas, assunto que tratamos aqui em nosso site com muito destaque, este é outro grande exemplo de nicho, um nicho que surgiu da necessidade que as pessoas tinham de comprar mercadorias nos EUA.

A internet possibilitou que negócios antes impossíveis  fossem agora possíveis, foi isso que ocorreu na área de redirecionamento de encomendas, esse era um nicho promissor, mas que não era interessante para grandes players, ele poderia então ser atendido por empresas pequenas e médias ou até por pessoas físicas.

Com o tempo percebemos que um nicho que parecia ser algo localizado foi tomando uma forma grande, em um círculo virtuoso , no qual várias empresas como Shopfans ,Shipito e Qwintry  se firmaram, dando opções para vários tipos de clientes, cada qual mais especializada em algo dentro de seus sub nichos, uma mais dedicada aos envios por courier outra nos envios via USPS, cada qual abocanhando uma parcela do mercado.

De uma coisa vocês podem ter certeza, em nichos muito promissores a concorrência sempre vai aparecer mais cedo ou mais tarde , então esteja preparado. 


  Um nicho pode ser um produto ou um serviço

Sim, um nicho pode ser algo que você nem imagine, imagine que você seja dono de uma drogaria que fique aberta durante a madrugada em sua cidade, ou de um salão de beleza que abra nas segundas, ou de um mercado que fique aberto fora dos horários convencionais.

Acima temos exemplos de serviços que podem estar sendo pouco explorados, afinal alguém pode ter necessidade de cortar o cabelo na segunda, e se todos os salões estão fechados, e apenas o seu abre na segunda, você fatalmente tem grandes chances de captar este cliente. No caso da drogaria e do mercado temos o mesmo raciocínio.

Ainda na área de serviços podemos ter outros exemplos de áreas não exploradas, e que poderiam ter bons resultados, eu mesmo sempre falo em meu site, que às pessoas que trabalham com importação deveriam trabalhar sob encomendas.

Se uma pessoa quer comprar determinado produto, você poderia criar um serviço no qual você compra e envia diretamente pra pessoa, cobrando um percentual sobre o valor da compra e do frete, deixando possíveis impostos por conta do comprador.

Em relação a produtos que podem ser considerados nichos poderíamos citar vários: Temos produtos na área da alimentação, suplementos, temos produtos por exemplo para diabéticos, intolerantes a glúten, lactose entre outros. 

Temos dezenas de nichos que podem ser explorados, como  hobbies, nichos relacionados a saúde, automotivo, computação e muito mais, você só precisa encontrar um que seja pouco explorado e tenha boa capacidade de gerar receita.

Se sua região não tem uma loja de produtos de 1,99, uma loja deste tipo de produtos pode ser um nicho.

Os nichos podem surgir também da imaginação criativa das pessoas, uma loja por exemplo que venda capinhas de celular decoradas com pedras preciosas ou cristais, atende um público que quer uma capinha mais elaborada, que aquelas apenas de couro ou plástico , todos esses são nichos de mercado, e sempre vão aparecendo novos nichos em função das necessidades das pessoas.


Os grandes que começaram pequenos

Uma das lojas que mais comentamos aqui no CompraNoExterior é a Amazon , mas você sabe da história do Amazon?

O Amazon começou com um nicho de mercado, uma livraria online numa época em que as lojas online eram uma novidade, Jeff Bezos o fundador do Amazon  criou sua livraria online na garagem de sua casa. 

É muito motivante ara quem começa em um nicho, saber que uma das maiores empresas do mundo tenha surgido de um negócio de garagem.

Então o Amazon começa como uma loja online de livros, e na medida em que ganhavam musculatura iam adicionando novos produtos em seu site, o resultado que vemos hoje é o de uma gigante, no qual podemos comprar praticamente tudo, desde um simples parafuso até eletrônicos de última geração, a parte de venda de livros ainda está lá, mas em conjunto com várias outras que foram sendo adicionadas.

Então a lição que tiramos de Jeff Bezos é a de que devemos primeiro desenvolver nosso nicho inicial, para na medida que ganhamos musculatura nos negócios, ampliarmos nossos negócios para outros nichos ou mercados. Nunca tente abraçar tudo ao mesmo tempo no começo, esse é o primeiro passo para o fracasso.


Aprenda a conectar seus conhecimentos

Conhecimento não ocupa espaço, então precisamos sempre estar atentos para novas formas de aprender, isso especialmente quando tentamos criar um novo negócio buscando por um nicho, precisamos usar tudo aquilo que sabemos e aprendemos ao longo de nossas vidas.

Você pode pensar que uma área totalmente diferente da do seu nicho, não guarda nenhuma relação com seu nicho, ou até que nada desta área possa ser usado em seu nicho.

A leitura , a música, a dança, o esporte, tudo isso pode trazer novas formas de pensar que ajudam no desenvolvimento de seu nicho.

Quando lemos livros trazemos para nós novas formas de pensar, afinal o autor do texto pensa diferente de você e pode trazer novas formas de ver as coisas, do esporte podemos tirar muitas coisa do trabalho em equipe que é muito importante.

A ideia neste tópico é a de que você comece a pensar usando tudo aquilo que aprendeu, e se aprendeu pouco ao longo de sua jornada nunca é tarde para começar.

Vamos para um exemplo prático: Se você tem algum conhecimento sobre a influência das corres sobre as pessoas, você  pode decidir que um restaurante tenha corres que abram o apetite dos clientes. Várias lanchonetes fazem isso, então use tudo que você sabe na hora de encontrar seu nicho e depois no desenvolvimento.


A importação de mercadorias e os nichos de mercado

Uma sugestão que eu dou para meus leitores, que queiram inovar nessa época de Brasil em crise, é o uso dos redirecionadores de encomendas como Shopfans, para fazer um tipo de drop Shipping. A ideia é bastante simples:

Você trabalha dando  a opção para seus clientes de encomendarem produtos com você, você faz uma estimativa do valor do frete e dos custos totais da operação.

Você deve considerar neste caso tudo inclusive o IOF, você então cobra uma taxa pelo serviço que não assuste seu cliente, mas que gere um bom resultado para você.

Depois de tudo calculado você passa os custos para seu cliente e se ele aceitar, você faz a compra e envia para casa de seu cliente, usando um frete com rastreamento, e de preferência com seguro.

Acima encontramos um nicho pra você que está com dificuldades. Você oferece o serviço de Personal Shoper para seu círculo de contatos enviando diretamente para essas pessoas usando o seu endereço Shopfans ou de outras empresas de redirecionamento.

Fazendo isso você transfere o ônus e o também o bônus de não ser tributadopara seu cliente, a vantagem aqui é não ter que tratar da questão dos impostos caso sejam cobrados.

Quando fazemos tudo de forma clara com nossos clientes, estes ganham confiança em nosso serviço, e não ficam insatisfeitos. Você deve explicar que vai fazer a compra pra ele, e enviar diretamente para casa dele com um código de rastreamento para que ele acompanhe o pacote, e que ele pode dar a sorte de não ser tributado e também pode dar o azar de ser tributado.

Você também pode fazer pequenos ajustes na forma como trabalha, afinal podem existir clientes que não queiram ter que pagar impostos e preferem um custo final já definido, seja flexível nas necessidades de seus clientes até o ponto onde você não sai prejudicado.


Pergunte para seu cliente o que espera, e deseja de seu serviço

Deixe seus clientes falarem, pergunte se ele ficou satisfeito, e se tem sugestões de melhoria, e de produtos que ele desejaria ver em sua loja , faça aquela velha pergunta: você encontrou tudo que procurava?

Esta pergunta pode ajudar bastante você na hora de encontrar novos produtos para vender, um cliente pode esperar que em uma loja de produtos de 1,99 ele encontre pilhas recarregáveis , ou uma fonte para laptops , essa é a forma de descobrir novos produtos . 


Online ou offline 

Uma questão que sempre pode surgir é sobre como desenvolver um nicho de mercado, se na forma online ou na forma offline, na forma offline teríamos formas físicas de empreendimento, e na forma online o negócio na internet.

Logicamente existem negócios que só podem ser realizados na forma online, e negócios que preferencialmente devem ser desenvolvidos na forma de lojas físicas.

Um blog por exemplo vai ter quase que exclusivamente a parte online, um salão de beleza vai ser muito mais focado na parte física que na parte online, logicamente o salão pode e deve ter, um site no qual os clientes tenham informações sobre o serviço, e possam até marcar horários de atendimento.

Eu acredito que você deva desenvolver ambas as formas, sendo que no começo a forma offline dará resultados mais rápidos na maioria dos casos, a forma online de divulgação é muito poderosa, mas no médio e longo prazo, no começo é complicado se posicionar rapidamente frente aos possíveis concorrentes.

A não ser que você já seja uma pessoa famosa ou blogueiro muito conhecido, é difícil impulsionar o negócio online de forma muito acelerada no começo, a não ser que você esteja disposto a gastar muito em propaganda, em meios como Adwords do Google.

O crescimento online é lento, mas se for feito da forma correta sem uso de técnicas consideradas incorretas (black hat) é algo que vem pra ficar, como exemplo eu poderia dar esse site mesmo, que começou lentamente e foi ganhando corpo e musculatura. Quando eu vejo os dados de visitas do primeiro ano do Compra No Exterior, e comparo com os dados atuais, eu vejo que a escolha por conteúdo de qualidade e técnicas legais de divulgação, produziu um crescimento gradativo e sustentável do site.

Crescer de forma sustentável na parte online é muito importante, pois dá tempo para que você ajuste seus recursos com as demandas, crescer em ritmo frenético vai te causar vários problemas, principalmente em relação a necessidade de servidores mais potentes, e hospedagens mais robustas.

Nosso site no começo usava hospedagens modestas na Hostgator, hoje usamos a Websynthesis uma hospedagem poderosa que usa Ngnix, o Websynthesis suporta o número de acessos que temos hoje de forma confortável.

Quando se tem um negócio online é muito importante que você esteja sempre atento na questão de seus servidores, pois tempo fora do ar é tempo sem faturar, a pior economia que podemos fazer na parte online de nossos negócios, e na escolha de hospedagens baratas e fracas.

Voltando ao desenvolvimento da parte física de seu negócio, eu falei no começo desta parte de nosso artigo, que a parte física tem uma facilidade maior de mostrar resultados no começo, eu realmente acredito nisso, e vou explicar o motivo:

Um negócio físico é ago visual, que as pessoas pode ver e tocar, se você abriu uma loja de 1,99 as pessoas entram e podem ver e comprar os produtos, numa loja online sempre fica a desconfiança quanto a honestidade do negócio online, e é esse o ponto que faz o negócio físico nunca perder seu lugar ao sol.

Então no desenvolvimento de seu nicho é preciso sempre estar atento ao desenvolvimento dessas duas vertentes, tanto na online quanto na física, em algumas situações você pode até optar pela redução do negócio físico, isso pode ser interessante quando a parte online estiver representando a maior parte de seu negócio.

Essa é uma decisão a ser avaliada, pois ter um negócio físico implica em custos maiores que as do negócio online. Como exemplo  podemos dar o Submarino que não possui lojas físicas, Não ter lojas físicas representa uma grande economia.


Ferramentas para localizar nichos 

Chegamos no ponto onde muitos esperavam, e agora Fabrício você falou sobre nichos, sobre o desenvolvimento do negócio online, mas não falou pra gente sobre como encontrar um nicho!

Na verdade se vocês lerem nas entrelinhas vão perceber que eu já dei várias dicas ao longo do nosso texto, dicas que você pode aplicar na hora de escolher seu nicho, mas não vamos ficar apenas nisso vamos falar um pouco sobre ferramentas online que podem nos ajudar a descobrir quais assuntos estão com popularidade na internet.

Saber quais assuntos são populares na internet pode ajudar na decisão sobre qual nicho de mercado devemos atacar. Para isso podemos usar algumas ferramentas poderosas algumas do Google mesmo , não pretendo aqui mostrar como usar essas ferramentas e somente vou citar as mais utilizadas com esta função:

https://trends.google.com/trends

https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner

https://www.semrush.com/

Com as ferramentas acima você pode buscar na internet os termos que deseja trabalhar, e depois mais especificamente pelo nicho, desta forma você descobre dentro de um mercado mais amplo termos que possam ser trabalhados.