Cancelaram minhas compras no exterior

Cancelaram minhas compras no exterior

Caros colegas muitos dos comentários feitos aqui no CompraNoExterior estão relacionados aos cancelamentos de compras feitas em lojas no exterior, meu objetivo hoje é o de levantar alguns dos principais motivos que levam lojas a cancelarem ordens e não enviarem as mercadorias, o objetivo final do artigo é que vocês entendam os motivos de algo tão chato como um cancelamento de uma compra.

Os principais motivos que levam aos cancelamentos de compras feitas em lojas no exterior estão relacionados com suspeitas de fraude por parte da empresa vendedora, ou pela operadora de cartão de crédito, essa suspeita pode ter origem em vários fatos que vamos levantar aqui para que você tenha conhecimento, como principais motivos podemos citar:

 

1-Uso de cartão de terceiros para realizar uma compra em seu nome, é muito comum que algumas pessoas utilizem cartões de outras pessoas para fazer compras em seu nome, essa atitude deve ser evitada e em muitos casos acaba gerando um cancelamento da compra por parte da loja.

Pergunte para você mesmo se você aceitaria um cartão de outra pessoa para pagar uma despesa que não fosse dela, ou se você aceitaria um cheque de um terceiro para pagar algo que você estivesse vendendo. Com as lojas funciona da mesma forma e quando elas consideram uma venda como arriscada geralmente cancelam sua compra.

 

2-Endereço informado de forma incorreta no cadastro das lojas

Todas as lojas sempre pedem que você informe o endereço de cobrança (billing) e o endereço de envio da mercadoria (shipping), se você pretende usar um endereço de redirecionador de encomendas você deve informar o seu endereço no Brasil (endereço para o qual é enviada sua fatura do cartão) como endereço billing e o endereço no qual deseja receber a mercadoria como endereço shipping.

Se você informa seu endereço do Shipito ou de outro redirecionador de encomendas em ambos os campos, você pode ter sua compra cancelada em função dos dados não coincidirem com os dados da operadora de cartão de crédito.

 

3-Fazer uma grande compra logo na primeira vez

Se você nunca comprou em uma loja no exterior, e decide fazer uma grande compra logo na primeira vez, essa atitude pode fazer com que tanto a loja quanto a sua operadora de cartão de crédito pensem que aquela é uma possível compra que não está sendo realizada por você, ou uma possível tentativa de fraude.

Muitas vezes a operadora quando verifica compras acima de determinados valores, pode “ativar” filtros de segurança e não permitir sua compra, algumas vezes as lojas também tem essa prática, se por exemplo você nunca comprou na Aéropostale e logo na primeira compra você tenta comprar 500 dólares nesta loja, isso pode gerar um cancelamento de sua compra.

É recomendável que quando você for iniciar um relacionamento com uma loja no exterior, comece de forma gradual, evite que suas compras sejam canceladas por este motivo, geralmente as pessoas que caem neste caso ficam “marcadas” nas lojas e tem mais dificuldades de comprar futuramente nestas lojas.

 

4-Cartões internacionais não habilitados para compras no exterior

Outra causa muito comum de cancelamento de compras no exterior está em algo que muitos desconhecem ou até mesmo esquecem, muitos dos cartões internacionais disponíveis no Brasil tem um artifício de segurança que muitos de seus usuários desconhecem, esse artifício pode até ser usado para que você possa aumentar sua segurança no uso dos cartões no exterior.

O fato consiste no bloqueio dos cartões internacionais para compras no exterior, isso pode parecer estranho, mas muitos bancos preferem deixar a função compra no exterior desabilitada e só liberam a função se o cliente solicitar. Muitos clientes acabam nem percebendo, pois seus cartões continuam funcionando normalmente no Brasil, mas quando você tentar usar este mesmo cartão no exterior a transação não será autorizada.

Esta é a causa do cancelamento de muitas compras. Eu falei acima do aumento da segurança nas compras no exterior, este aumento pode ser conseguido deixando seu cartão habilitado apenas nos períodos em que estiver fazendo compras no exterior e bloqueando a função compras no exterior quando você não estiver fazendo compras no exterior.

Esta ação é muito simples e no Banco do Brasil  pode ser feita de dentro do internet banking, para outros bancos pode variar. O ideal é que caso queira fazer esse bloqueio, você entre em contato com seu banco para saber se eles oferecem a função, ou se ela também pode ser acessada pelo internet banking de seu banco.

 

5-Lojas que não vendem para estrangeiros ou não enviam para redirecionadores de encomendas

Existem também lojas que não vendem para estrangeiros ou não enviam para redirecionadores de encomendas, entre estas lojas podemos destacar Hollister e Abercrombie, existem outras também com a mesma política, mas essas duas são as que mais afetam brasileiros, se você fizer uma compra em uma dessas duas lojas e tentar enviar para algum redirecionador de encomendas conhecido, sua compra será com certeza cancelada, se você escolher o envio para o Brasil a encomenda é até enviada, mas o custo final pode ficar muito elevado para a maioria das pessoas, uma das saídas para realizar compras nesse tipo de loja enviando para redirecionadores pode ser o uso de compras assistidas, as compras assistidas são oferecidas por quase todas as empresas de redirecionamento.

6-Regras do Paypal

Uma das regras que existe no uso do Paypal é que se você mora em determinado país, você só poderá receber mercadorias pagas com Paypal neste país. Se você tem uma conta Paypal brasileira você somente poderá receber suas mercadorias no Brasil, essa é a regra , mas a maioria das lojas não leva essa regra muito a sério e aceitam que você compre com Paypal e envie suas compras para outro país.

O problema é que  eventualmente você pode comprar em determinada loja que faça uso da regra e cancele sua compra. Caso você deseje utilizar o endereço de algum redirecionador de encomendas como Shipito você em alguns casos  precisará utilizar outra forma de pagamento diferente do Paypal. Isso já ocorreu comigo algumas vezes, neste caso utilizei meu cartão de crédito internacional e fiz a compra sem maiores problemas.

 

Estas são as principais causas de cancelamentos de compras no exterior, se tiver mais dúvidas faça um comentário que responderemos em breve. Leia também os links abaixo eles complementam as informações do artigo.

https://compranoexterior.com.br/shipito/

https://compranoexterior.com.br/comprar-no-exterior-roupas-das-lojas-hollister-abercrombie-fitch-e-tommy-hilfiger