Atrasos nas compras internacionais
Caros leitores, como este é o assunto do momento não poderia deixar de comentar algo aqui no CompraNoExterior, muitos colegas, amigos e leitores deste site estão muito preocupados com o tempo que suas encomendas tem levado para serem entregues e alguns até estão achando que aumentou o número de pacotes taxados em relação ao histórico que tínhamos, eu particularmente senti uma demora muito maior na chegada de minhas encomendas, mas em relação à taxação não achei que para mim o aumento foi tão significativo assim, os colegas que lêem este blog devem ter a noção de que eu importo muito e revendo mercadorias e tudo mais, na verdade eu compro em quantidades bem moderadas para uso próprio, meu negócio não é revender, meu foco é apenas o de divulgar serviços relacionados com importação para pessoas físicas.
Quando eu vejo as pessoas tão entusiasmadas com suas compras no exterior, e depois estes mesmos compradores começam a se sentir decepcionados e até revoltados com o sistema como um todo, ai eu me pergunto o motivo que leva as pessoas a ficarem assim tão chateadas, na verdade esses compradores podem não estar preparados para lidar com a espera e ela às vezes é grande nos casos de fretes via Correios podendo chegar a 120 dias ou mais, então se você deseja comprar no exterior é importante que esteja preparado para a espera, e se não lida bem com ela, sempre existe a opção de comprar no Submarino ou em outra loja aqui no Brasil.
Outro ponto importante é que nem sempre as pessoas levam em consideração suas reais necessidades de frete e acabam fazendo escolhas inadequadas que acabam ou gerando custos que elas não esperavam ou não atendendo aquilo que precisavam realmente, se você por exemplo for pegar a informação de tempo de entrega de um frete via USPS (correio americano) você pode encontrar lá uma informação de que a entrega no Brasil leva de 5 a 6 dias úteis e ai confia nesta informação e compra um terno para ser usado em um casamento que vai ocorrer daqui a 30 dias, neste caso a chance de que seu terno não chegue a tempo é muito grande, na verdade você não deveria ter escolhido este tipo de frete com uma margem de segurança tão pequena , o ideal neste caso mesmo sendo mais caro, seria utilizar uma empresa de courier como DHL ou Fedex, pois só assim você teria certeza de que sua encomenda chegaria a tempo, estou dando o exemplo do terno, pois foi algo que aconteceu com um colega, da mesma forma utilizar empresas de courier para entregar mercadorias que não são urgentes é igual a dar um tiro de bazuca em um pardal, então evite as empresas de courier se sua encomenda não é urgente, pois o frete é muito mais caro e em 100 % dos casos você é taxado.
Estes grandes atrasos que estamos experimentando ultimamente têm levado em minha opinião a um movimento negativo para os compradores brasileiros, este movimento está tomando força a cada dia é pode dificultar muito a vida de quem compra no exterior, o fato é que muitas lojas é vários vendedores do Ebay não estão mais aceitando vender para o Brasil, este fato ocorre devido a muitas aberturas de disputas no Ebay e pedidos de estornos em cartões de crédito, além deste fato outra vertente que tem tomado muita força entre as lojas no exterior é que muitas destas lojas não fazem mais envios usando serviços postais e só aceitam enviar para o Brasil utilizando empresas de courier (DHL, Fedex, TNT) o problema é que o custo de envio via courier como falado anteriormente é muito mais elevado que o custo na forma postal, em muitos casos o envio por courier torna uma compra inviável de ser feita, uma loja que aderiu recentemente a esta prática foi a Jcpenney grande varejista americana que por anos enviou para o Brasil via USPS, e que agora só envia por DHL, o motivo de algumas lojas escolherem as empresas de courier está no fato do tempo de entrega ser garantido não ocorrendo atrasos como nas entregas feitas pelos Correios, esse tempo menor e garantido na entrega evita o maior pesadelo dos lojistas americanos que vendem para o Brasil, que são as aberturas de disputa no Paypal e os pedidos de estorno nas operadoras de cartão, então logicamente eles preferem enviar por courier a correr o risco de perder todo o valor da venda por causa de atrasos.
Estes assuntos para um leitor mais desatento podem estar desconectados, mas não estão, uma loja envia uma encomenda via USPS esta acaba atrasando muito e o comprador entra com uma disputa para reaver seu dinheiro junto à operadora do cartão, o problema começa a ocorrer em série em vários envios para o Brasil, o varejista começa a ter prejuízos enormes vendendo para o Brasil então decide pelo envio somente via courier ou simplesmente para de vender para o Brasil.
Mas ai vem à pergunta, como o consumidor deve agir nestes casos de atrasos que estamos vivendo agora? Eu sou um consumidor que acredita que quando se compra de uma grande loja dificilmente o atraso foi provocado pela loja e na maioria dos casos o problema está em nossa alfândega, então eu penso que temos que dar tempo para que os pacotes cheguem e somente em último caso devemos abrir disputas no Paypal, de preferência deveríamos abrir disputas no Paypal somente no último dia possível, como disse acima esse movimento de vários consumidores abrindo reclamações está “queimando o filme” dos brasileiros no exterior e daqui a algum tempo nossas opções ficarão muito limitadas, o ideal é manter contato com o lojistas informando de forma amigável que sua encomenda ainda não chegou e que você ainda está aguardando, boa parte das lojas e principalmente as melhores lojas farão a devolução em caso de não recebimento de sua mercadoria.
E para finalizar colegas a palavra de ordem é paciência, paciência para esperar muitos dias para receber a mercadoria, paciência para algumas vezes ser taxado, mas geralmente a parte ruim é muito menos significativa que a parte boa de produtos muito mais baratos então aproveite e não desanime com suas compras que estão demorando.
Fabricio, olha eu aqui de novo. 🙂 Eu fiz o pedido do refund pelo cartão, mas eles disseram que não podiam me enviar por lá e pediram pra escolher outro método. Eu escolhi o Affiliate e hoje eles me mandaram um email assim "Your refund request has been processed according to your instructions.". Mas não diz mais nada além disso, não tem mais nenhuma instrução do que fazer. Como eu sei agora onde tá o dinheiro e como eu faço pra retira-lo. Eu enviei um email perguntando, mas eu não sei como explicar tudo isso em inglês e não sei se eles vão responder. Espero que vc possa me ajudar.
Você vai ter que entrar em contato com o afiliado que fez o depósito para você , eu não achei essa uma boa opção eles não disponibilizaram o paypal não?
Como eu faço pra saber quem foi o afiliado? Eu não coloquei o nome de ninguém porque eu não conheço os afiliados.
Eu não escolhi o paypal porque paypal não é o mesmo que cartão de credito? Eles disseram que não podiam mandar o dinheiro pelo cartão porque eu não enviei esse dinheiro pra eles pelo cartão então eu acho que paypal é a mesma coisa.
E eu escolhi o afiliado meio que no escuro porque no site não tem nenhuma explicação detalhada sobre cada uma das opções e eu até perguntei aqui, mas vc tb não sabia responder, então depois de não receber uma resposta do e-mail que eu mandei para eles, eu escolhi qualquer um. Mas agora eu não sei aonde o dinheiro tá.
Na hora de pagar o frete eu achei os parceiros, mas agora pra receber eu não acho em lugar nenhum. Será que eu tenho que dar esse dinheiro por perdido?
Você deve ter usado o afiliado brasileiro de pagamentos a lista está em http://www.shipito.com/partners , não é nada comum receber o refund com afiliado , você teve algum problema pra verificar sua conta e por causa disso não consegue usar o cartão?Você não tem que dar o dinheiro como perdido entre em contato com o afiliado e veja o procedimento dele.
Era essa lista mesmo que eu tanto procurei ontem e não achei. Mas ontem a noite a shipito respondeu o meu e-mail e me passou o nome e o e-mail do afiliado, que é justamente o mesmo que está na lista. Eu já mandei um e-mail pra ele e já tô acertando como receber o dinheiro.
Obrigada por ajudar.
Ok , qualquer coisa que precisar apareça ai.
Valeu pela ajuda de qualquer maneira… Eu vou tentar primeiro usando o cartão se não der certo eu entro em contato com o suporte..
Obrigada.
Olá Fabrício tudo bom?
Olha, pode me esclarecer, umas dúvidas? Hoje tava lendo umas notícias aí, vi uma matéria que mostra um carro dos Correios sendo saqueados por oportunistas. Queria saber qual o caminho que nossa encomendas fazem, as que são enviadas por Air Mail (Shipito). Em outros site quando compro, tipo no DealExtreme que tem o tracker, eles vão para o Paraná, mais já vi algumas encomendas que vão para o Rio de Janeiro. Tem alguma regra, do tipo, país que foi enviado ou tamanho, se foi taxado ou não, etc.? Sempre tive essa dúvida porque o Air Mail é uma surpresa mesmo, muito no escuro, já chegou encomendas muito rápido, outras demorar mais e você nem pode rastrear.
Ah outra dúvida. kkkk Desculpa te perguntar muito
Se eu for taxado, (nunca fui e pretendo nunca ser, kkk), como que eu saberei que fui taxado, porque mesmo aquele código que o Shipito coloca LFXXXXXXXXXXUS, a gente não tem acesso, aí se o Correios colocarem, por exemplo: Retirar na agência tal (produto taxado), eu não vou saber, certo? Ou eles enviam alguma carta convocando para retirar?
Seu site tá de parabéns!
Alan
Até 4 libras eles chegam no Paraná e acima geralmente entram por São Paulo, se você é tributado é enviado um aviso pra sua casa falando o valor do imposto e onde retirar a mercadoria.
Oi, Fabricio, eu fiz um pedido que foi enviado no dia 03/04 e que até agora não chegou, entrei com o pedido do seguro depois de 90 dias e agora 15 dias depois eles adicionaram o dinheiro na minha conta. Eu quero fazer o refund, mas tenho duvida sobre qual opção escolher. Queria saber como funciona um refund por Check ou por Affiliate por exemplo e se essas opções vão me custar alguma taxa adicional além da que diz nas regras.
Se você pretende usar ainda o serviço pode ser melhor deixar o dinheiro lá , o refund deve ser o texto foi retirado do próprio site do Shipito
Regras de Reembolso:
A taxa administrativa para reembolso de depósito é de $5. O reembolso normalmente é enviado da mesma maneira que foi recebido.
Se você pagar com cartão de crédito, reembolsaremos através dele e 4.3% de taxa bancária será deduzido do total reembolsado.
Se você pagar via Paypal, reembolsaremos através dele e 4.3% de taxa bancária será deduzido do total reembolsado.
Se desejar que o reembolso seja efetuado via transferência bancária internacional, há um adicional de taxa bancária de $32.
Seu depósito está muito baixo e não conseguimos completar sua solicitação porque a taxa de reembolso é de $5. Recomendamos manter seu depósito para pacotes futuros.
"O reembolso é enviado na mesma maneira que foi recebido", aqui é que tá a minha duvida porque eu não enviei esse dinheiro pra eles, eles é que tão me enviando pelo pacote que eu perdi. A mercadoria eu paguei com o cartão na loja, mas o frete da shipito eu tive que pagar usando o parceiro porque o cartão não foi aceito.
Eu preciso tirar todo o dinheiro porque eu pretendo comprar a mercadoria de novo aqui pelo Brasil mesmo, por isso eu queria saber como funciona o Check e o Affiliate pra eu decidir qual usar, se eles são mais fáceis, mais rápidos ou se vc acha que o cartão é a melhor opção.
Fabrício, pode me informar qual é a média de tempo que suas últimas encomendas via airmail economy têm demorado para ser entregues a você?
Muito obrigado e um abraço.
Levaram em média de 30 a 60 dias
Muito o brigado.
Bicho esse até fevereiro CURITIBA tava tranquilo, encomenda chegando com 1 mês. Eu comprei em dezembro no rush do natal e chegou tranquilo em 1 mês. Vc sabe se tão em greve o pessoal da receita? De abril pra cá desandou o negócio, ta todo mundo puto!
Essas coisas são assim, tem épocas que chega tudo rápido e outras que eles apertam mais .
Fabrício ainda está ocorrendo essa demora excessiva na entrega das compras internacionais?
Sim , isso é uma característica do Brasil .
Olá Fabrício,
Tenho uma Loja Virtual de Roupas e Acessório com prazo de entrega ao cliente final até 10 dias uteis.
Quero comprar em lojas EUA para revenda aqui no Brasil, sendo que eu preciso que o produto chegue para mim em no máximo cinco dias, para reenvio ao cliente final, neste caso, qual melhor opção de frete você me indicaria, importa fácil ou Corriers?
No caso de compras através do Shopito declarando a taxa alfandegaria, consigo comprar até $3.000,000?, este valor é por pacote ou mensal?
Aguardo…
Grato,
Fleisson
Para um prazo tão apertado só courier não tem como atender esse prazo de outra forma , na verdade o limite de 3000 é no Brasil , mas lá no Shipito eu recomendo permanecer abaixo disso no máximo até 2500 por causa das limitações lá nos EUA , acima de 2500 a exportação nos EUA se complica muito e são necessários papeis adicionais que tornam a coisa inviável , outra coisa você não pode usar courier com fins comerciais isso pode dar problemas, o melhor é usar o importa fácil e fazer tudo na risca .O valor de 3000 mil é por pacote .
Na verdade olhando o quadro como um todo você não poderia usar courier nesse volume (caracterizaria comércio), e o envio postal não atende o tempo que você precisa , você vai ter que fazer alguns ajustes na sua operação.
A compra via transporte EMS é tratada de forma diferenciada? Temos com rastrear elas de forma mais precisa em relação ao china posting e honkong posting?
Não era pra ser mas é muito mais fiscalizada e quase tudo é tributado .O rastreamento é bem melhor que o desses fretes .
Eduardo eu já fiz um artigo aqui mostrando que comprar celular no exterior não é muito vantajoso , você pode comprar um celular usando Shopito e ele será entregue sim , existe sim o risco de ser tributado , se você for marinheiro de primeira viagem o ideal é ir na melhor e mais simples loja para se comprar no exterior o http://www.Amazon.com .Para comprar no Amazon você vai precisar fazer uma conta no Shipito https://compranoexterior.com.br/shipito/fazen…