Atrasos nas compras internacionais

Caros leitores, como este é o assunto do momento não poderia deixar de comentar algo aqui no CompraNoExterior, muitos colegas, amigos e leitores deste site estão muito preocupados com o tempo que suas encomendas tem levado para serem entregues e alguns até estão achando que aumentou o número de pacotes taxados em relação ao histórico que tínhamos, eu particularmente senti uma demora muito maior na chegada de minhas encomendas, mas em relação à taxação não achei que para mim o aumento foi tão significativo assim, os colegas que lêem este blog devem ter a noção de que eu importo muito e revendo mercadorias e tudo mais, na verdade eu compro em quantidades bem moderadas para uso próprio, meu negócio não é revender, meu foco é apenas o de divulgar serviços relacionados com importação para pessoas físicas.

Quando eu vejo as pessoas tão entusiasmadas com suas compras no exterior, e depois estes mesmos compradores começam a se sentir  decepcionados e até revoltados  com o sistema como um todo, ai eu me pergunto o motivo que leva as pessoas a ficarem assim tão chateadas, na verdade esses compradores podem não estar preparados para lidar com a espera e ela às vezes é grande nos casos de fretes via Correios podendo  chegar a 120 dias ou mais, então se você deseja comprar no exterior é importante que esteja preparado para a espera, e se não lida bem com ela, sempre existe a opção de comprar no Submarino ou em outra loja aqui no Brasil.

Outro ponto importante é que nem sempre as pessoas levam em consideração suas reais necessidades de frete e acabam fazendo escolhas inadequadas que acabam ou gerando custos que elas não esperavam ou não atendendo aquilo que precisavam realmente, se você  por exemplo for pegar a informação de tempo de entrega de um frete via USPS (correio americano) você pode encontrar lá uma informação de que a entrega no Brasil leva de 5 a 6 dias úteis e ai confia nesta informação e compra um terno para ser usado em um casamento que vai ocorrer daqui a 30 dias, neste caso a chance de que seu terno não chegue a tempo é muito grande, na verdade você não deveria ter escolhido este tipo de frete com uma margem de segurança tão pequena , o ideal neste caso mesmo sendo mais caro, seria utilizar uma empresa de courier como DHL ou Fedex, pois só assim você teria certeza de que sua encomenda chegaria a tempo, estou dando o exemplo do terno, pois foi algo que aconteceu com um colega, da mesma forma utilizar empresas de courier para entregar mercadorias que não são urgentes é igual a dar um tiro de bazuca em um pardal, então evite as empresas de courier se sua encomenda não é urgente, pois o frete é muito mais caro e em 100 % dos casos você é taxado.

Estes grandes atrasos que estamos experimentando ultimamente têm levado em minha opinião a um movimento negativo para os compradores brasileiros, este movimento está tomando força a cada dia é pode dificultar muito a vida de quem compra no exterior, o fato é que muitas lojas é vários vendedores do Ebay não estão mais aceitando vender para o Brasil, este fato ocorre devido a muitas aberturas de disputas no Ebay e pedidos de estornos em cartões de crédito, além deste fato outra vertente que tem tomado muita força entre as lojas no exterior é que muitas destas lojas não fazem mais envios usando serviços postais e só aceitam enviar para o Brasil utilizando empresas de courier (DHL, Fedex, TNT) o problema é que o custo de envio via courier como falado anteriormente é muito mais elevado que o custo na forma postal, em muitos casos o envio por courier torna uma compra inviável de ser feita, uma loja que aderiu recentemente a esta prática foi a Jcpenney grande varejista americana que por anos enviou para o Brasil via USPS, e que agora só envia por DHL, o motivo de algumas lojas escolherem as empresas de courier está no fato do tempo de entrega ser garantido não ocorrendo atrasos como nas entregas feitas pelos Correios, esse tempo menor e garantido na entrega  evita o maior pesadelo dos lojistas americanos que vendem para o Brasil, que são as aberturas de disputa no Paypal e os pedidos de estorno nas operadoras de cartão, então logicamente eles preferem enviar por courier a correr o risco de perder todo o valor da venda por causa de atrasos.

Estes assuntos para um leitor mais desatento podem estar desconectados, mas não estão, uma loja envia uma encomenda via USPS esta acaba atrasando muito e o comprador entra com uma disputa para reaver seu dinheiro junto à operadora do cartão, o problema começa a ocorrer em série em vários envios para o Brasil, o varejista começa a ter prejuízos enormes vendendo para o Brasil então decide pelo envio somente via courier ou simplesmente para de vender para o Brasil.

Mas ai vem à pergunta, como o consumidor deve agir nestes casos de atrasos que estamos vivendo agora? Eu sou um consumidor que acredita que quando se compra de uma grande loja dificilmente o atraso foi provocado pela loja e na maioria dos casos o problema está em nossa alfândega, então eu penso que temos que dar tempo para que os pacotes cheguem e somente em último caso devemos abrir disputas no Paypal, de preferência deveríamos abrir disputas no Paypal somente no último dia possível, como disse acima esse movimento de vários consumidores abrindo reclamações está “queimando o filme” dos brasileiros no exterior e daqui a algum tempo nossas opções ficarão muito limitadas, o ideal é manter contato com o lojistas informando de forma amigável que sua encomenda ainda não chegou e que você ainda está aguardando, boa parte das lojas e principalmente as melhores lojas farão a devolução em caso de não recebimento de sua mercadoria.

E para finalizar colegas a palavra de ordem é paciência, paciência para esperar muitos dias para receber a mercadoria, paciência para algumas vezes ser taxado, mas geralmente a parte ruim é muito menos significativa que a parte boa de produtos muito mais baratos então aproveite e não desanime com suas compras que estão demorando.