Alternativas para o IOF elevado

Este artigo deixou em parte de ser válido em 28-12-13, leia mais sobre o assunto em https://compranoexterior.com.br/iof-de-638-nos-cartoes-de-debito/

O governo aumentou em quatro pontos percentuais o IOF que incide sobre os gastos no exterior pagos com cartão de crédito. No entanto, existem outras formas de pagamento isentas  desse tributo ou que permitem reduzir em até 6% as despesas da próxima viagem. Vale lembrar que muitos bancos depois das mudanças impostas pelo BC em relação a taxas que  podem ser cobradas , passaram a usar Dólar turismo no lugar do comercial , o fato é que existia uma taxa cobrada pelos bancos em compras no exterior na faixa de 2 %, como os bancos  ficaram impedidos de cobrar esta taxa passaram a usar o Dólar turismo que tem cotação bem mais elevada que o comercial ou seja o custo ficou ainda maior .

CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: a maioria dos cartões de crédito é internacional e sua utilização no exterior é idêntica em todos os lugares do mundo.

Vantagens:

 amplo limite,

 possibilidade de financiamento,

 segurança,

 ampla rede de estabelecimentos e

 pontuação no programa de benefícios.

Desvantagens:

 IOF de 6,38% sobre o saldo de compras realizadas no exterior;

 Risco de variação desfavorável na taxa de câmbio, visto que as despesas pagas com cartão são convertidas na data  do vencimento da fatura, e não na data da compra.

É necessário ficar atento à taxa de câmbio adotada pela operadora para a conversão da moeda, como falei acima muitos  bancos estão usando o Dólar turismo.

CARTÃO DE DÉBITO: É simples e prática a utilização do cartão bancário comum(o de débito) em agências do exterior  ou nos chamados caixas automáticos ATM, semelhante à rede 24  horas disponível no Brasil.

Vantagens:

 sacar moeda local, evitando trocas com taxa de câmbio desfavorável ao viajante.

 alguns cartões de débito também podem ser usados para pagar as compras em muitos países.

 IOF de 0,38%.

CARTÃO PRÉ-PAGO: Cartão magnético comprado no Brasil, carregado com a quantidade definida de moeda. De posse de senha pessoal, é possível fazer saques ou utilizá-lo para fazer  compras. Os saques são feitos nos caixas eletrônicos em moeda local, ao câmbio do dia.

Vantagens:

 saber quanto vai custar, em reais, a viagem e as compras feitas no exterior, pois o saldo carregado é convertido em reais no momento da compra do cartão, eliminado o risco da  flutuação da moeda estrangeira.

 IOF de 0,38%.

Desvantagens:

 dispor antecipadamente do dinheiro que será gasto na viagem;

 parcelamento não disponível.

TRAVELLER CHECKS: cheques de viagem comprados em bancos mediante a apresentação de RG, CPF, passagem aérea e passaporte. São assinados pela primeira vez no  recebimento dos cheques no Brasil e, pela segunda vez, na hora de trocá-los, no país de destino.

Vantagens: são reembolsáveis pela emissora no caso de perda ou de roubo.

Desvantagens:

 exige disponibilidade de caixa adiantada;

 tem menor aceitação nos estabelecimentos.

DINHEIRO: dinheiro em espécie é, naturalmente, uma opção. Entretanto, deve-se evitar riscos desnecessários e levar somente a quantia necessária para despesas menores, evitando  carregar grande quantidade de moeda. Quando precisar de mais dinheiro, é mais prudente fazer saques, utilizando o cartão de débito em conta-corrente, em qualquer um dos inúmeros  caixas automáticos que vai encontrar.

CUSTOS: nenhum desses serviços é gratuito. Deve-se informar com o seu banco quais são os custos de cada uma das transações disponíveis e planejar com antecedência, para que tudo  ocorra com o menor custo possível.

Antes de viajar, é necessário avisar o seu banco e a administradora dos cartões o período durante o qual eles serão utilizados no exterior. Para evitar fraudes e garantir a segurança dos  usuários, as transações que fogem do padrão tradicional do consumidor são analisadas e, muitas vezes, recusadas.

 

Conclusão

Se você deseja evitar pagar os 6,38 % de IOF para uso do cartão de crédito no exterior , a melhor solução é utilizar um cartão de débito internacional que possui um IOF bem menor de 0,38  %, existem vários disponíveis fornecidos por bancos e casa de câmbio , é importante também verificar se o cartão escolhido pode ser usado em lojas online ou se somente em lojas físicas  , no caso de o cartão poder ser usado em lojas online você poderá continuar usando ele mesmo quando não está viajando em compras no exterior pela internet, e economizando 6%.